Author
Genebra Seguros
Share
Novo seguro M&A da Tokio Marine é baseado em modelos internacionalmente consolidados e possui apólices personalizáveis
As operações de fusões e aquisições, conhecidas como “merger and aquisitions” (M&A), envolvem riscos que podem comprometer o sucesso da transação. Avaliação incorreta do valor da empresa, dificuldades na integração operacional de sistemas e aprovações governamentais são alguns exemplos. Tais fatores exigem planejamento rigoroso, due diligence eficiente e suporte técnico especializado para uma mitigação de riscos eficaz.
O Seguro de Indenização por Violação de Declarações e Garantias, novo produto da Tokio Marine, foi elaborado frente a essas circunstâncias. A empresa oferece duas vertentes, uma inspirada em práticas consolidadas do mercado americano e outra baseada no modelo Europeu. Tendo em vista que muitas operações de fusões e aquisição no Brasil são impulsionadas por investimentos estrangeiros, este seguro visa diminuir os riscos envolvidos, tornando os processos mais previsíveis. Seu objetivo é proteger as partes contra prejuízos financeiros decorrentes de violações ou inveracidade das declarações e garantias feitas no contrato da operação.
Como funciona o seguro M&A
Durante operações de fusão e aquisição, o vendedor apresenta uma série de declarações e garantias sobre a empresa, abrangendo aspectos fiscais, trabalhistas, contábeis, ambientais, entre outros. Caso alguma dessas informações se revele incorreta ou incompleta após a conclusão da transação, o comprador pode enfrentar prejuízos inesperados. Nesse contexto, o seguro de declarações e garantias atua como mecanismo de proteção. O seguro indeniza o comprador por perdas decorrentes de declarações falsas ou omissões e protege o vendedor ao limitar sua responsabilidade após a venda, transferindo o risco para a seguradora.
Como o produto foi estruturado
Para desenvolver um seguro M&A eficiente, a Tokio Marine adotou uma abordagem tailor made. Dessa forma, a apólice pode ser ajustada conforme as particularidades de cada transação. Há condições gerais, mas também há flexibilidade quanto às adequações específicas do negócio, o porte da operação e os riscos identificados. Segundo Gabriela Heinen, advogada e especialista da Genebra Seguros, “a personalização cobre desde o limite de cobertura até cláusulas de retenção e exclusões, garantindo um alinhamento eficaz com os interesses tanto do comprador quanto do vendedor.”
Os critérios de aceitação
A Tokio Marine afirma não impor restrições quanto ao setor, porte ou estágio da negociação. Entretanto, caso o risco não se enquadre nas coberturas previstas na apólice, ele não é coberto. Desse modo, garantias de pagamento e riscos identificados na due diligence são excluídos. Para a feitura da análise, é necessária a entrega de documentos como o contrato de compra e venda, o memorando de informações corporativas e demonstrações financeiras.
Benefícios do seguro M&A
Heinen afirma que “o seguro M&A aumenta a previsibilidade jurídica e financeira das transações, especialmente em um ambiente regulatório complexo como o brasileiro. Ele proporciona segurança adicional para investidores, inclusive estrangeiros, ao mitigar riscos pós-transação e reduzir a necessidade de garantias contratuais como escrows. Isso tende a fomentar novos investimentos e fortalecer a confiança no ambiente de negócios nacional.”
Os principais benefícios são:
- Reduz os riscos para comprador e vendedor;
- Facilita a negociação e agiliza o fechamento da operação;
- Evita litígios entre as partes após o fechamento do contrato;
- Melhora a atratividade da operação para investidores.
A especialista acrescenta ainda que um dos diferenciais da Tokio Marine é “seu atendimento local aliado à presença global. Isso permite que as operações sejam tratadas com agilidade no Brasil, mas com suporte técnico de escritórios em centros financeiros como Nova York, Londres e Barcelona.” A solidez financeira da seguradora e sua experiência internacional com sinistros conferem respaldo técnico à operação.
O papel da Genebra Seguros
Uma corretora de seguros atua como uma facilitadora entre a seguradora e o cliente, colaborando para a estruturação de risco, coletando a documentação necessária e esclarecendo as dúvidas do cliente. A Genebra é especialista em seguros corporativos, conhecendo os desafios das operações e agindo de maneira estratégica, a fim de promover o uso inteligente do produto. Além disso, a Genebra acompanha o processo de due diligence e participa da customização da apólice.
Para informações adicionais ou envio de documentação para cotação, entre em contato com a equipe especializada da Genebra Seguros.