Responsabilidade Civil para Engenheiros2019-05-21T10:24:11-03:00

Seguro para Engenheiros

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional protege a sua carreira, imagem e patrimônio contra os riscos decorrentes do seu trabalho.

Custo do seguro

O seguro custa a partir de R$500 por ano.

O que é o Seguro de Responsabilidade para Engenheiros?

O Seguro de Responsabilidade Civil é a melhor forma para o engenheiro se proteger financeiramente dos prejuízos advindos de ações judicias decorrentes de erros profissionais.

Caso o segurado precise se defender de uma demanda feita por um terceiro, o seguro de responsabilidade civil para engenheiros garantirá todos os gastos necessários para a defesa, tais como: honorários de advogados (livre escolha), custas judiciais, depósitos recursais, fiança criminal, contratação de peritos, honorários de sucumbência e demais despesas necessárias para que a defesa seja completa e eficaz.

Principais Coberturas

Custos de defesa: Cobertura completa para gastos com defesa judicial de uma reclamação de terceiro.

Indenizações: Importâncias devidas a terceiros em decorrência de condenações judiciais.

Acordos: Acordos judiciais ou extrajudiciais, mediante aprovação da Seguradora.

Despesas Emergenciais: Reembolso de despesas realizadas pelo Segurado em situações emergenciais para tentar evitar e/ou minorar os danos causados a terceiros.

Coberturas Adicionais

Danos à reputação: Despesas necessárias para assessoria de imprensa e assessoria de reabilitação de imagem, para a preservação da reputação do segurado.

Custos emergenciais: Custos decorrentes qualquer tipo de contratação ou pagamento de forma intempestiva com o intuito de mitigar ou minorar os possíveis impactos do sinistro, nos casos em que não haja tempo hábil de comunicar a seguradora.

Atos intencionais de colaboradores: Caso algum colaborador, até mesmo de forma intencional ou criminosa, possa prejudicar o segurado, gerando responsabilidades e obrigações de reparação a terceiros, o seguro pode ser acionado e os ressarcimentos estarão cobertos pela apólice.

Consultores contratados e subcontratados: Caso o segurado subcontrate algum profissional liberal ou empresa para a realização de um serviço profissional e este subcontratado cause algum dano a terceiros no desempenho de seus serviços profissionais, estes danos estarão cobertos pelo seguro.

Empregador: Caso um funcionário ou colaborador em decorrência de erro, ação ou omissão profissional sofra um acidente durante a execução dos seus serviços a favor do segurado que cause morte ou invalidez permanente. Mesmo recebendo todas as indenizações obrigatórias, se este colaborador ou seus representantes exijam uma indenização complementar, a mesma estará coberta até limite máximo de indenização contratado.

Serviços relacionados à atividade de petróleo e gás em alto mar: Caso o segurado preste serviços de engenharia voltados para a exploração e produção de Petróleo e Gás, os eventuais danos causados durante tais serviços serão integralmente pagas até o limite máximo de indenização contratado.

Cotação Online

Nome:
CPF/CNPJ:
E-mail:
Telefone:
Especialidade:
CREA:
Seguro para todas as atividades, ou para contrato específico?
Todas as atividadesContrato Específico
Você tem conhecimento de qualquer fato que possa gerar uma reclamação?
SimNão
Observações:
Cobertura desejada para o seguro:
Faturamento anual estimado:

Por que a Genebra Seguros?

A Genebra Seguros é uma corretora de seguros voltada para o mercado Corporativo, somos especializados em seguro de riscos de engenharia e entendemos profundamente dessa modalidade de seguros.

Diferenciais

Seguradoras

A Genebra Seguros atua no seguro de obras com as mais renomadas seguradoras. Atendemos tanto a pequenas quanto a grandes demandas.

  • Austral Seguradora

  • Axa Seguradora

  • Berkley Seguros

  • Chubb Seguros

  • Fator Seguradora

  • Porto Seguro

  • Pottencial Seguradora

  • Swiss Re Segudora

  • Tokio Marine Seguradora

  • Travelers

Perguntas Frequentes

Quanto custa um seguro ambiental?2019-11-08T14:34:41-03:00

O custo do seguro ambiental varia conforme o tamanho da operação, o risco da operação e a modalidade de seguro ambiental.

Para uma pequena operações de transportes de combustível, por exemplo, o custo do seguro costuma iniciar em R$3.000 por ano.

O que é seguro ambiental?2019-11-08T14:31:51-03:00

É o seguro de responsabilidade civil que protege as empresas em caso de danos ambientais. O seguro pode ser contratado em três modalidades, ambiental transportes, instalações fixas, ou obras.

Esse é um seguro muito importante, porque os danos ambientais muitas vezes imprevisíveis e podem acarretar em grandes prejuízos para a empresa.

O seguro cobre além das indenizações pagas a terceiros, os custos com limpeza, contenção e reparação dos eventuais danos ambientais e os custos com a defesa.

Como funciona seguro obra?2019-10-29T15:24:36-03:00

O seguro funciona para diversos tipos de obra como construção de escolas, residências, hospitais, edifícios residenciais ou comerciais, pontes, viadutos, entre outros.  Além das coberturas básicas, você também pode contratar serviços adicionais que possam comprometer o andamento da construção. As coberturas adicionais podem incluir suporte da seguradora em caso de greves que atrapalhem o andamento da construção, danos materiais após a obra ser finalizada, despesas com emergências devido a acidentes e diversos outros serviços de acordo com as suas necessidades.

O que é seguro de obra?2019-10-29T15:24:15-03:00

É um seguro desenvolvido para garantir a segurança em obras. Oferece proteção para construções desde o início, ou para ampliações e reformas, cobrindo até mesmo danos que podem ser causados a terceiros. O seguro oferece cobertura para problemas que possam ocorrer nas obras, como riscos à construção, como incêndios ou roubos ou por problemas naturais, como chuva de granizo.

Qual o seguro devo contratar para o empregado que executa trabalho em altura, como andaimes e cadeiras de balancinho?2019-09-18T18:43:17-03:00

O ideal é que você contrate dois seguros.
Seguro de vida com cobertura para invalidez por acidente, esse seguro vai indenizar o seu funcionário caso ele se acidente no trabalho.
Seguro de responsabilidade civil geral com cobertura de responsabilidade civil empregador, essa cobertura vai a indenizar a sua empresa, caso ela venha a ser acionada judicialmente de um acidente de trabalho.

O que fazer em caso de sinistro de RC Profissionais da Saúde?2019-02-01T09:08:12-03:00

Assim que tiver conhecimento de um sinistro ou mesmo expectativa de sinistro, o segurado deverá
comunicar à Seguradora de imediato e, em tempo hábil, encaminhar a seguinte documentação:

1. Em caso de ações cíveis:
a) Mandado de citação;
b) Contra-fé;
c) Documentos referentes ao atendimento prestado (prontuário, ficha de atendimento, exames e etc. ou, no caso de não conseguir, um relatório médico minucioso);
d) Aviso de Sinistro preenchido, assinado e carimbado.

2. Em caso de ações criminais ou inquéritos policiais
a) Cópia da intimação recebida;
b) Documentos referentes ao atendimento prestado (prontuário, ficha de atendimento, exames e etc. ou, no caso de não conseguir, um relatório médico minucioso);
c) Aviso de Sinistro preenchido, assinado e carimbado.

3. Em caso de processos disciplinares ou sindicâncias instauradas pelo órgão de classe
a) Cópia da intimação recebida;
b) Documentos referentes ao atendimento prestado (prontuário, ficha de atendimento, exames e etc. ou, no caso de não conseguir, um relatório médico minucioso);
c) Aviso de Sinistro preenchido, assinado e carimbado.

O seguro cobre construções de madeira?2018-10-15T12:31:34-03:00

Algumas seguradoras aceitam construções de madeira mediante aumento na taxa de risco do seguro.

A aceitação do seguro depende diretamente das condições de conservação do local que está sendo segurado, da atividade que é desenvolvida no local e da quantidade de madeira presente na construção.

Qual é a diferença entre o seguro de obras civis em construção e o seguro de responsabilidade civil obras?2018-10-13T19:51:46-03:00

O seguro de responsabilidade civil cobre danos que a obra causa a terceiros, já o seguro de obras cobre os danos materiais à obra. É importante que ambos os seguros sejam contratados para que a obra esteja plenamente protegida.

Quando devo contratar o seguro de obras civis em construção e o seguro de instalação, montagem e desmontagem?2018-10-13T19:38:11-03:00

Caso mais de 25% da obra seja composta por obras civis, que envolvem areia, cimento, brita e concreto, você deverá contratar o seguro de obras civis.

Caso mais de 25% da obra seja composta pela instalação de máquinas e equipamentos que ficarão no local após a finalização da obra, como elevadores, ar condicionado central e máquinas, será necessário contratar o seguro de instalação, montagem e desmontagem.

Como funciona a cobertura para danos físicos decorrentes de erro de projeto?2018-10-13T19:23:45-03:00

A cobertura para erro de projeto indeniza os prejuízos causados pelos danos acidentais decorrentes do erro de projeto. É importante notar que essa cobertura não protege contra erros de projeto que não tenham gerado dano físico acidental, conforme especificado pelas condições gerais abaixo elencadas.

Se estenderá para garantir danos físicos acidentais, ocorridos no local do risco ou canteiro de obras durante a vigência da Apólice, consequentes de erro de projeto às obras civis já construídas ou em construção, excluindo os custos que seriam suportados pelo Segurado para retificar o defeito original, incluindo o transporte, os tributos e despesas afins, se este defeito tivesse sido descoberto antes do sinistro.
Esta cobertura adicional não se aplica às máquinas e equipamentos em montagem.

Quando inicia e quando termina a cobertura do seguro de obras?2018-10-13T19:10:14-03:00

Segundo as condições gerais do seguro de obras da seguradora Travelers,

9.1 – A responsabilidade da Seguradora se inicia às 24h (vinte e quatro horas) da data de início da vigência do seguro constante na Especificação da
Apólice, após a descarga do material Segurado no local do risco ou canteiro de obras.
9.2 – A responsabilidade da Seguradora cessa, em relação às coisas seguradas ou a parte delas, logo que termine o prazo de vigência do seguro ou, durante a vigência, assim que se verifique o primeiro dos seguintes casos:
I. a obra civil e o objeto da instalação e montagem tenham sido aceitos, mesmo que provisoriamente, pelo proprietário da obra, ainda que de forma
parcial – mediante emissão do Certificado de Aceitação Provisória ou Certificado de Aceitação Final;
II. a obra civil e o objeto da instalação e montagem sejam colocados em uso ou operação, ainda que de forma parcial ou em apoio à execução do
projeto segurado;
III. tenha sido efetuada a transmissão de propriedade da coisa segurada;
IV. termine, de qualquer modo, a responsabilidade do Segurado sobre as coisas seguradas;
V. assim que o prazo se esgote, definido no cronograma de eventos submetido à Seguradora, pertinente ao conjunto de atividades envolvendo a coisa segurada.

Por quanto tempo devo contratar o seguro de obras?2018-10-13T19:05:59-03:00

O seguro de obras possui vigência plurianual, equivalente ao prazo de duração da obra. Caso ocorra atraso na execução da obra, é possível realizar endosso para modificação extensão do prazo de vigência da apólice.

Qual valor de cobertura devo contratar no seguro de obras?2018-10-13T19:03:37-03:00

É importante que a importância segurada seja equivalente ao custo total da execução da obra, para que não seja aplicada a cláusula de rateio. Esse montante deve incluir custos com materiais, mão-de-obra, fretes e impostos.

Como o seguro de Responsabilidade Civil é Precificado?2018-01-07T18:47:17-03:00

Para precificar o seguro de Responsabilidade Civil, é necessário o preenchimento de um questionário sobre as atividades desenvolvidas. A contratação do seguro é simples e rápida, podendo ser parcelado em até 4 vezes sem juros.

Como funciona o pagamento da indenização em caso de sinistro?2018-01-07T18:46:31-03:00

É importante que o fato reclamado seja informado à seguradora no prazo de vigência da apólice. O segurado sendo condenado por sentença transitada em julgado (quando não cabe mais recurso) ou acordos com anuência da seguradora, a pagar uma quantia ao terceiro reclamante, a indenização pelo seguro é feita através de reembolso, até o limite máximo de indenização contratado. A maior parte das apólices engloba cobertura para honorários advocatícios.

Quem pode contratar seguro de Responsabilidade Civil?2018-01-07T18:44:53-03:00

O seguro de responsabilidade civil pode ser contratado tanto por pessoas jurídicas quanto por pessoas físicas. Empresas de pequeno, médio e grande porte, nos setores industrial, comercial e de serviços, costumam contratar seguro de responsabilidade civil operações, responsabilidade civil D&O e responsabilidade civil para execução de obras, profissionais autônomos, como advogados, executivos, contadores, profissionais da área médica podem contratar seguro de responsabilidade civil profissional. Pessoas físicas podem contratar seguro de responsabilidade familiar.

 

Notícias

Principais Regras do Seguro de Responsabilidade Civil

As regras abaixo são um resumo das condições gerais de uma apólice de seguro de Responsabilidade Civil para profissionais da saúde. As condições variam de seguradora para seguradora, a Genebra recomenda a leitura da apólice, em especial a cláusula de Exclusões Gerais antes da contratação do seguro.

Fato Gerador

Qualquer acontecimento que produza danos, garantidos pelo seguro, e atribuídos, por terceiros pretensamente prejudicados, à responsabilidade do Segurado.

Riscos Cobertos

Danos materiais e/ou corporais e/ou danos morais decorrentes de ações e/ou omissões consequentes de atos de negligência, imperícia e/ou imprudência, cometidas pelo Segurado contra terceiros no exercício de suas atividades profissionais;

Perdas financeiras, inclusive lucros cessantes, desde que resultante de um risco coberto pelo presente seguro;

Custas judiciais do foro cível, honorários de advogados e demais despesas relacionadas com o processo e a defesa do Segurado. A Seguradora responderá também, por despesas na esfera criminal, desde que resultante de um risco coberto por este mesmo Seguro.

Liquidação dos Sinistros

A liquidação de sinistros no seguro de Responsabilidade Civil para Profissionais da Saúde segue diversas regras, dentre as quais.

  • apurada a responsabilidade civil do Segurado nos termos do contrato, a Seguradora efetuará o reembolso da reparação pecuniária que este tenha sido obrigado a pagar;

  • a Seguradora indenizará o montante dos prejuízos regularmente apurados, deduzida a Participação Obrigatória quando houver e, respeitando o Limite Máximo de Indenização;

  • qualquer acordo judicial ou extrajudicial, com o terceiro prejudicado, somente será reconhecido pela Seguradora se tiver sua prévia anuência.

Tipos de Apólice

Apólice à base de Reclamação

Apólice que define como objeto do seguro o pagamento e/ou o reembolso das quantias, respectivamente, devidas ou pagas a terceiros, pelo segurado, a título de reparação de danos, estipuladas por tribunal civil ou por acordo aprovado pela sociedade seguradora, desde que:

  • os danos tenham ocorrido durante o período de vigência da apólice.

  • o segurado pleiteie a garantia durante a vigência da apólice ou nos prazos prescricionais em vigor.

Apólice à base de Ocorrência

Forma alternativa de contratação de seguro de responsabilidade civil em que se define como objeto do seguro o pagamento e/ou o reembolso das quantias, respectivamente, devidas ou pagas a terceiros, pelo segurado, a título de reparação de danos, estipuladas por tribunal civil ou por acordo aprovado pela sociedade seguradora, desde que:

  • os danos tenham ocorrido durante o período de vigência da Apólice ou durante o período de retroatividade.

  • a apólice tenha um período de vigência de, no mínimo, 12 meses.

  • o terceiro apresente a reclamação ao segurado:

    1. durante a vigência da apólice; ou

    2. durante o prazo complementar, quando aplicável; ou

    3. durante o prazo suplementar, quando aplicável.