WhatsApp
(11) 2391-1883 | (51) 2391-0607|genebra@genebraseguros.com.br
14 07, 2025

Seguro de riscos de engenharia: proteção para obras

Por |2025-07-14T19:53:23-03:00julho 14th, 2025|Riscos de Engenharia, Seguro de Obras|0 Comentários

Saiba como o seguro de riscos de engenharia protege obras contra danos e imprevistos, evitando prejuízos.

O seguro de riscos de engenharia é um tipo de seguro voltado para obras e projetos de engenharia, como construções civis, instalações industriais, montagem de máquinas e equipamentos, reformas, ampliações, entre outros. Seu objetivo é proteger o projeto contra imprevistos adversos que possam ocorrer durante sua execução.

Cobertura básica

A cobertura básica do seguro de riscos de engenharia pode variar conforme o tipo de obra (podendo se tratar de uma obra civil em construção ou de uma instalação e montagem), mas em geral ela garante a indenização por danos materiais e físicos que ocorram de forma súbita e imprevisível, afetando a obra durante sua execução. Vale ressaltar que, para incluir danos a terceiros e a equipamentos móveis utilizados na obra – como guindastes e escavadeiras – ou falhas de projeto, é necessário contratar coberturas adicionais.

A cobertura básica inclui

  1. Danos físicos à obra
  • erros de execução;
  • queda de estruturas;
  • colapsos parciais;
  • danos durante escavações ou fundações.
  1. Eventos da natureza
  • vendavais;
  • chuva forte e alagamentos;
  • raios […]
7 07, 2025

Seguro garantia no Brasil: regras, aplicações e marcos legais

Por |2025-07-07T21:15:58-03:00julho 7th, 2025|Seguro Garantia|0 Comentários

Saiba como o seguro garantia protege contratos e quais normas regem sua aplicação.

O seguro garantia tem como finalidade principal assegurar o cumprimento das obrigações previstas em contrato. Entre suas modalidades, uma das mais relevantes é o seguro garantia do executante, voltado a assegurar a execução integral e satisfatória das obrigações assumidas pelo contratado na prestação de um serviço. Na prática, este funciona como um mecanismo de proteção contra o inadimplemento contratual: caso o contratado descumpra parcial ou totalmente suas responsabilidades, a seguradora assume os prejuízos até o limite estabelecido na apólice.

Tal proteção é adotada tanto pela esfera pública quanto pela privada para mitigar riscos decorrentes da inadimplência, proporcionando maior segurança jurídica e financeira e previsibilidade nas relações contratuais. 

A regulamentação do seguro garantia

A estrutura legal que rege o seguro garantia no Brasil é composta por diversos diplomas legais e infralegais que, em conjunto, conferem previsibilidade e efetividade a esse instrumento contratual.

Decreto-Lei nº 73

O Decreto-Lei nº 73, de 21 de novembro de 1966, representa o alicerce do Sistema Nacional de Seguros Privados, ao organizar o mercado e definir as atribuições do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Ao estabelecer as bases operacionais para as seguradoras e disciplinar a fiscalização estatal, essa norma consolidou o marco institucional indispensável ao funcionamento e à estabilidade do setor.

Código Civil

No âmbito civil, o Código […]

2 07, 2025

Cláusula de retomada: estrutura, finalidade e aplicações

Por |2025-07-02T20:43:58-03:00julho 2nd, 2025|Seguro Garantia|0 Comentários

Entenda como a cláusula de retomada assegura a continuidade de obras paradas através do seguro garantia e por que especialistas defendem sua ampliação

O seguro garantia do executante (performance bond) tradicionalmente funciona como uma forma de proteção contratual que assegura o cumprimento das obrigações assumidas por uma das partes, geralmente em contratos de obras ou serviços públicos. Nesse modelo, uma seguradora garante que, se o contratado não cumprir com o que foi acordado, o contratante recebe uma indenização a fim de reduzir o risco de prejuízo. Entretanto, alguns clientes optam por adicionar em seus contratos a cláusula de retomada, uma condição que responsabiliza a seguradora por continuar o serviço caso este seja interrompido pelo contratado em razão de falência, abandono ou inadimplência grave, garantindo a continuidade da execução.

O que é cláusula de retomada

João Victor da Conceição Ferreira, especialista em seguro garantia na Genebra Seguros, explica que, em caso de inadimplência do contratado, o contratante deve acionar a seguradora a fim de relatar a situação. Havendo cláusula de retomada, o contratante pode solicitar sua execução. A partir disso, a responsabilidade de concluir o serviço se torna da própria seguradora e não do contratado, que é formalmente substituído, com base no instrumento contratual vigente.

Como funciona na prática

A seguradora, por sua vez, contrata uma nova empresa qualificada para substituir o tomador original. Cabe comentar que os prazos e condições do contrato original seguem valendo após a seguradora se […]

27 06, 2025

Seguro de crédito à exportação pós-embarque é retomado

Por |2025-06-27T17:26:25-03:00junho 27th, 2025|Notícias, Seguro de Crédito|0 Comentários

Governo retoma seguro de crédito à exportação pós-embarque para MPMEs, com foco em proteção contra inadimplência e riscos políticos

Em abril deste ano (2025) o governo retomou o seguro de crédito à exportação pós-embarque, antes suspenso desde 2019. A medida faz parte de uma série de estratégias que visam incentivar e facilitar a exportação para empresas de diferentes portes.

O que é seguro de crédito

O seguro de crédito é um instrumento financeiro que protege empresas contra o risco de inadimplência por parte de seus clientes. Ele garante o recebimento total ou parcial das vendas a prazo, caso o comprador não cumpra com o pagamento devido à insolvência, falência ou atraso prolongado. Esse tipo de seguro é utilizado principalmente em operações comerciais, nacionais ou internacionais, contribuindo para a segurança financeira, o planejamento estratégico e a expansão das vendas com menor exposição ao risco.

Seguro de crédito à exportação

O seguro de crédito à exportação (SCE) é uma subcategoria do seguro de crédito. Ele é voltado para operações internacionais, oferecendo proteção contra o não pagamento por parte de compradores estrangeiros. Além dos riscos comerciais (como insolvência do comprador), ele também cobre riscos políticos e extraordinários, como guerras, embargos, restrições cambiais ou moratórias decretadas pelo país importador, que possam impedir o recebimento dos valores devidos.

Retomada do seguro de crédito à exportação pós-embarque

De acordo com uma nota publicada pela Susep, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) […]

25 06, 2025

Proagro e seguro rural: entenda a função de cada um

Por |2025-06-25T17:45:21-03:00junho 25th, 2025|Seguro Agrícola, Seguro Rural|0 Comentários

Entenda as diferenças entre Proagro e seguro rural, seus desafios atuais e o impacto das mudanças nas políticas de proteção ao produtor.

Segundo a Agência Câmara dos Deputados, o deputado Bohn Gass (PT-RS) alertou recentemente para os impactos da crise climática sobre a produção agrícola. Nos últimos anos, eventos climáticos extremos têm se tornado frequentes, afetando diretamente a colheita e a renda de agricultores em todo o país. Para proteger os produtores em cenários adversos, existem instrumentos como o Proagro — programa federal de apoio ao setor — e as diversas modalidades de seguro rural.

O que é Proagro

Proagro é o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária, uma política pública federal criada para proteger pequenos e médios produtores rurais contra perdas decorrentes de fenômenos climáticos adversos, pragas e doenças que comprometam a produção.

A finalidade do programa é garantir o pagamento de operações de crédito rural de custeio nos casos em que a receita do produtor seja comprometida por eventos como seca, geada, granizo, chuvas excessivas, variações térmicas, ventos fortes, pragas e doenças sem controle economicamente viável. Para lavouras irrigadas, o Proagro também cobre perdas relacionadas à escassez de água ou à falha de irrigação autorizada. Entretanto, vale ressaltar que o programa não cobre perdas causadas por incêndios, erosão, falhas nas práticas agrícolas, uso de tecnologias inadequadas, cultivo em desacordo com o ZARC, ou plantio fora do período determinado.

Quando há discordância em relação à decisão sobre a indenização, o produtor pode […]

23 06, 2025

O Que Fazer em Caso de Golpe

Por |2025-06-23T20:51:32-03:00junho 23rd, 2025|Notícias|0 Comentários

Infelizmente, golpes envolvendo o nome de empresas sérias como a Genebra Seguros têm se tornado cada vez mais comuns. Criminosos se passam por representantes da empresa, oferecendo falsos seguros de carga, rastreadores ou solicitando pagamentos para supostos credenciamentos em transportadoras.

Se você suspeita que está sendo vítima de um golpe — ou já fez um pagamento — este guia vai ajudar você a agir com rapidez e segurança.


Por que agir rápido é essencial?

Se você foi vítima de um golpe, é fundamental seguir os passos abaixo o quanto antes. A agilidade pode ser decisiva para que o valor transferido seja bloqueado e recuperado pelo banco, além de aumentar as chances de identificar e punir os responsáveis.
Quanto mais cedo você agir, maiores são as chances de sucesso.


1. Como identificar um golpe

Fique atento aos sinais mais comuns usados por golpistas:

Cobrança via PIX ou conta de pessoa física

As seguradoras podem aceitar pagamentos via PIX, mas é fundamental conferir o CNPJ do destinatário.
A Genebra nunca solicita pagamentos para contas em nome de pessoas físicas (CPF) e não recebe valores diretamente em sua conta.

Se receber uma cobrança com chave PIX duvidosa ou sem identificação clara da seguradora, não efetue o pagamento e entre em contato conosco.

“Serviços obrigatórios” para credenciamento

Golpistas frequentemente alegam que é necessário contratar seguro ou rastreador […]

13 06, 2025

Entenda as mudanças do IOF para VGBL

Por |2025-06-13T14:45:54-03:00junho 13th, 2025|Notícias, Seguro de Vida|0 Comentários

Nova regra do IOF altera tributação sobre VGBL e isenta 99,2% dos segurados. Entenda os impactos da nova proposta.

Recentemente, o governo federal anunciou mudanças importantes na tributação de aportes feitos em VGBL, alterando a forma como o IOF incide sobre os valores aplicados. Essas alterações fazem parte de um pacote mais amplo de medidas fiscais e impactam diretamente os investidores que utilizam o VGBL como complemento à aposentadoria ou proteção patrimonial.

O que é VGBL

O VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) é um tipo de seguro de vida com cobertura para sobrevivência. Nesse sentido, apesar de ser classificado como um seguro pessoal, na prática é uma forma de investimento e planejamento financeiro. Ele se diferencia dos outros tipos de seguro de vida principalmente pelo benefício ser oferecido ao contratante ainda em vida, sem ocorrer algum tipo de acidente pessoal.

Esse produto é comumente utilizado por pessoas que querem complementar a aposentadoria pelo INSS ou formar uma reserva para o futuro. O contratante faz aportes periódicos ou esporádicos, que são aplicados em fundos de investimento escolhidos conforme o perfil do investidor. O valor acumulado pode ser resgatado futuramente ou convertido em uma renda.

Vantagens do VGBL

Uma das principais vantagens do VGBL está na tributação: o Imposto de Renda incide apenas sobre os rendimentos, e não sobre o valor total investido. Outro benefício importante é em relação à sucessão patrimonial. Como o VGBL é um seguro, os valores acumulados não entram em inventário e […]

8 06, 2025

Plano de saúde empresarial é diferencial em tempos de burnout

Por |2025-06-10T14:14:19-03:00junho 8th, 2025|Plano de Saúde, Plano Odontológico|0 Comentários

Plano de saúde empresarial ajuda a prevenir burnout, reduz afastamentos e protege a empresa de riscos legais e queda de produtividade

No atual cenário empresarial brasileiro, observa-se uma intensificação das discussões em torno da saúde mental no ambiente de trabalho, especialmente diante do expressivo crescimento dos casos de síndrome de burnout. Reconhecida oficialmente como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022, ela atinge aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros, segundo dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt). Nesse sentido, a contratação de um plano de saúde corporativo é uma estratégia que preserva o profissional e, consequentemente, a empresa de prejuízos associados à queda de desempenho e afastamentos frequentes, ao oferecer suporte preventivo e tratamento adequado

O que é síndrome de burnout

A síndrome de burnout não se limita a um mero estado de cansaço, mas configura-se como um esgotamento psíquico crônico, resultante de condições laborais adversas, exigências excessivas e ausência de mecanismos institucionais adequados de suporte emocional. Trabalhadores acometidos por isso frequentemente enfrentam dificuldades de desempenho, comprometimento nas relações interpessoais e sintomas que se confundem com quadros depressivos.

Planos de saúde empresariais como instrumento de proteção institucional

Nesse contexto, o plano de saúde corporativo desponta como uma ferramenta importante Não apenas pelo cumprimento de exigências legais, mas também pelo potencial de antecipar diagnósticos, reduzir afastamentos e preservar o bem-estar da equipe. Operadoras regulamentadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) já ofertam, de forma crescente, cobertura para atendimentos psicológicos — recurso fundamental para o enfrentamento precoce da síndrome. Negligenciar tais […]

23 05, 2025

A crise climática e a relevância do seguro residencial

Por |2025-05-23T14:48:32-03:00maio 23rd, 2025|Seguro Residencial|0 Comentários

O seguro residencial se tornou uma ferramenta essencial para proteger o patrimônio em tempos de instabilidade climática. Veja como a crise ambiental impactou o produto.

O agravamento da crise climática tem trazido inúmeros riscos à sociedade. Alagamentos, inundações, tempestades, deslizamentos de terra e outros se tornaram mais frequentes. Posto isso, a proteção do patrimônio tornou-se uma medida essencial e o seguro residencial passou a ser uma ferramenta estratégica na segurança financeira familiar.

A cobertura básica de um seguro residencial inclui incêndio, queda de raio, explosão e fumaça proveniente de incêndios acidentais. Na prática, ela cobre tanto danos causados a estrutura do imóvel quanto a imóveis, eletrodomésticos ou eletrônicos. Contudo, é possível contratar coberturas adicionais, estando dentre elas danos causados por eventos climáticos.

Como a crise climática impactou o seguro residencial

Aumento de risco às residências

O risco de haver danos causados às residências por eventos climáticos aumentou à medida que tais eventos se tornaram mais frequentes e extremos. Muitas regiões que antes eram consideradas seguras hoje enfrentam ameaças. 

Adaptação das seguradoras

A demanda por seguros aumentou, de modo que as empresas têm ajustado seus produtos a fim de incluir ou ampliar coberturas específicas para eventos climáticos. De modo geral, a análise de risco é feita por região. Além disso, as seguradoras têm recalculado os ricos de certas regiões, excluído coberturas específicas (como a de enchentes em áreas muito afetadas) e investido em modelos climáticos e geográficos para precificar os seguros.

Custos mais altos

Com o aumento do risco, os preços das apólices também subiram. Em regiões propensas a desastres, […]

12 05, 2025

Seguro de RC: saiba como agir em caso de erro médico

Por |2025-05-14T18:14:33-03:00maio 12th, 2025|Responsabilidade Civil, Responsabilidade Civil para Profissionais da Saúde|0 Comentários

Entenda o que é seguro de responsabilidade civil profissional para médicos, sua importância, o que cobre e como agir em caso de erro médico.

O seguro de responsabilidade civil profissional é uma proteção financeira essencial para quem atua em áreas que exigem conhecimento técnico e envolvem riscos significativos, como os profissionais da saúde. Médicos, dentistas e enfermeiros podem ser responsabilizados por danos causados a terceiros e estão suscetíveis a ações judiciais indesejáveis que despendem de altas quantias financeiras. Nesse sentido, o seguro de responsabilidade civil profissional para médicos existe para amparar profissionais diante de imprevistos e preservar seu patrimônio. Os casos médicos envolvem alegações de omissão, negligência e erro médico.

Omissão, negligência e erro médico: entenda cada conceito

Omissão, negligência e erro médico são conceitos distintos, embora comumente confundidos. No contexto da responsabilidade civil na área da saúde, por vezes estão interligados. 

  • Omissão

A omissão ocorre quando o profissional deixa de agir quando era seu dever intervir. No contexto médico, isso significa não realizar um procedimento necessário, não prestar atendimento adequado ou não tomar providências diante de um quadro clínico que exige ação. Mesmo sem intenção de causar dano, a ausência de atitude pode resultar em consequências graves para o paciente.

  • Negligência

A negligência refere-se à falta de cuidado, atenção ou precaução no exercício da atividade médica. Ela é caracterizada como um comportamento que foge ao padrão esperado de diligência de um profissional da saúde. Um exemplo é não revisar corretamente exames, deixar de seguir protocolos básicos ou ignorar sintomas relevantes, […]