Seguro para Profissionais da Saúde

O que é o Seguro de Responsabilidade para Profissionais da Saúde?

O Seguro de Responsabilidade Civil é a melhor forma para o profissional da saúde se proteger financeiramente dos prejuízos advindos de ações judicias de pacientes e de provar sua inocência.

Caso o segurado precise se defender de uma demanda feita por um terceiro, seja ele um paciente ou seus familiares, o seguro de responsabilidade civil garantirá todos os gastos necessários para a defesa, tais como: honorários de advogados (livre escolha), custas judiciais, depósitos recursais, fiança criminal, contratação de peritos, honorários de sucumbência e demais despesas necessárias para que a defesa seja completa e eficaz. Limitado ao valor de cobertura do plano contratado.

Principais Coberturas

Custos de Defesa:Honorários advocatícios, laudos periciais e demais despesas necessárias para a defesa de uma reclamação, seja na esfera cível, criminal ou administrativa.

Indenizações:Importâncias devidas a terceiros em decorrência de condenações judiciais.

Acordos:Acordos judiciais ou extrajudiciais, mediante aprovação da Seguradora.

Despesas Emergenciais:Reembolso de despesas realizadas pelo Segurado em situações emergenciais para tentar evitar e/ou minorar os danos causados a terceiros.

Coberturas Adicionais

Chefe de Equipe: Proteção caso seja demandado, em função do seu cargo de chefe de equipe, por danos a terceiros em decorrência de falha profissional na área da saúde.

Diretor Clínico e/ou Diretor Técnico: Cobertura caso o segurado venha a ser civilmente responsável a reparar danos a terceiros, por erros e/ou omissões, em decorrência das atribuições de seu cargo de diretor clínico e/ou diretor técnico.

Cotação Online

Nome:
CPF/CNPJ:
E-mail:
Telefone:
Especialidade:
Você já sofreu qualquer reclamação judicial, ou extrajudicial em decorrência de sua atividade profissional?
SimNão
Você tem conhecimento de qualquer fato que possa gerar uma reclamação?
SimNão
Observações:
Cobertura desejada para o seguro:

Principais Regras do Seguro de Responsabilidade Civil

As regras abaixo são um resumo das condições gerais de uma apólice de seguro de Responsabilidade Civil para profissionais da saúde. As condições variam de seguradora para seguradora, a Genebra recomenda a leitura da apólice, em especial a cláusula de Exclusões Gerais antes da contratação do seguro.

Fato Gerador

Qualquer acontecimento que produza danos, garantidos pelo seguro, e atribuídos, por terceiros pretensamente prejudicados, à responsabilidade do Segurado.

Riscos Cobertos

Danos materiais e/ou corporais e/ou danos morais decorrentes de ações e/ou omissões consequentes de atos de negligência, imperícia e/ou imprudência, cometidas pelo Segurado contra terceiros no exercício de suas atividades profissionais;

Perdas financeiras, inclusive lucros cessantes, desde que resultante de um risco coberto pelo presente seguro;

Custas judiciais do foro cível, honorários de advogados e demais despesas relacionadas com o processo e a defesa do Segurado. A Seguradora responderá também, por despesas na esfera criminal, desde que resultante de um risco coberto por este mesmo Seguro.

Liquidação dos Sinistros

A liquidação de sinistros no seguro de Responsabilidade Civil para Profissionais da Saúde segue diversas regras, dentre as quais.

  • apurada a responsabilidade civil do Segurado nos termos do contrato, a Seguradora efetuará o reembolso da reparação pecuniária que este tenha sido obrigado a pagar;

  • a Seguradora indenizará o montante dos prejuízos regularmente apurados, deduzida a Participação Obrigatória quando houver e, respeitando o Limite Máximo de Indenização;

  • qualquer acordo judicial ou extrajudicial, com o terceiro prejudicado, somente será reconhecido pela Seguradora se tiver sua prévia anuência.

Tipos de Apólice

Apólice à base de Reclamação

Apólice que define como objeto do seguro o pagamento e/ou o reembolso das quantias, respectivamente, devidas ou pagas a terceiros, pelo segurado, a título de reparação de danos, estipuladas por tribunal civil ou por acordo aprovado pela sociedade seguradora, desde que:

  • os danos tenham ocorrido durante o período de vigência da apólice.

  • o segurado pleiteie a garantia durante a vigência da apólice ou nos prazos prescricionais em vigor.

Apólice à base de Ocorrência

Forma alternativa de contratação de seguro de responsabilidade civil em que se define como objeto do seguro o pagamento e/ou o reembolso das quantias, respectivamente, devidas ou pagas a terceiros, pelo segurado, a título de reparação de danos, estipuladas por tribunal civil ou por acordo aprovado pela sociedade seguradora, desde que:

  • os danos tenham ocorrido durante o período de vigência da Apólice ou durante o período de retroatividade.

  • a apólice tenha um período de vigência de, no mínimo, 12 meses.

  • o terceiro apresente a reclamação ao segurado:

    1. durante a vigência da apólice; ou

    2. durante o prazo complementar, quando aplicável; ou

    3. durante o prazo suplementar, quando aplicável.