Seguro de Responsabilidade Civil para Advogados2019-05-21T10:48:58-03:00

Cobertura

de R$50.000 a R$10.000.000

Seguro de Responsabilidade Civil para Advogados

Custo

a partir de 50 reais mensais

Seguro de Responsabilidade Civil para Advogados

Seguro Responsabilidade Civil Profissional que protege advogados e escritórios de advocacia de prejuízos financeiros causados por falhas no exercício da atividade e de eventuais perdas resultantes de sua responsabilidade perante terceiros, por ações e omissões.

Regras do Seguro de Responsabilidade Civil

As regras abaixo são um resumo das condições gerais de uma apólice de seguro de Responsabilidade Civil Profissional para advogados. As condições variam de seguradora para seguradora, a Genebra recomenda a leitura da apólice, em especial a cláusula de Exclusões Gerais antes da contratação do seguro.

Fato Gerador

Qualquer acontecimento que produza danos, garantidos pelo seguro, e atribuídos, por terceiros pretensamente prejudicados, à responsabilidade do Segurado.

O advogado pode ser imputado por responsabilidade civil em caso de,

erro de direito erro de fato
omissões de providências necessárias para ressalvar direitos do seu constituinte perda de prazo
desobediência às instruções do constituinte pareceres que der contrário à lei, à jurisprudência e à doutrina
omissão de conselho violação de segredo profissional
dano causado a terceiro  ter servido de testemunha nos casos arrolados no art. 7º, XIX, da Lei 8.906/94
 circunstância de ter feito publicações desnecessárias sobre alegações forenses ou relativas a causas pendentes não representar o constituinte, para evitar-lhe, durante os dez dias seguintes à notificação de sua renúncia ao mandato judicial (CPC, art. 45)
reter ou extraviar autos que se encontravam em seu poder violar ao disposto no art. 34, XV, XX, XXI, da Lei 8.906/94.” (2003, p.57)

Riscos Cobertos

  • responsabilidade civil profissional do Segurado, em conseqüência de qualquer ato de negligência, erro ou omissão do deste, decorrente de seus serviços profissionais para com terceiros, de acordo com a sua habilitação como profissional de advocacia;

  • responsabilidade civil do Segurado decorrente de atos de negligência, ações ou omissões de seus empregados e/ou atendentes, devidamente registrados por relação oficial de emprego junto ao Segurado;

  • danos morais, exclusivamente em decorrência de danos corporais ou danos materiais resultante de evento coberto, qualificado como ato de negligência, ação ou omissão inerente à prática profissional de responsabilidade do Segurado.

Liquidação dos Sinistros

A liquidação de sinistros no seguro de Responsabilidade Civil Advogados segue diversas regras, dentre as quais.

  • apurada a responsabilidade civil do Segurado nos termos do contrato, a Seguradora efetuará o reembolso da reparação pecuniária que este tenha sido obrigado a pagar;

  • a Seguradora indenizará o montante dos prejuízos regularmente apurados, deduzida a Participação Obrigatória quando houver e, respeitando o Limite Máximo de Indenização;

  • qualquer acordo judicial ou extrajudicial, com o terceiro prejudicado, somente será reconhecido pela Seguradora se tiver sua prévia anuência.

Formulário de Cotação

Nome

CPF/CNPJ

Nº OAB

E-mail

Telefone

Especialidades

O proponente possui Tempo de Atividade Profissional inferior há 3 anos?
SimNão

O Proponente tem conhecimento de alguma reclamação, investigação, intervenção ou ação disciplinar contra si, contra seus Empregados ou seus representantes, ocorrida nos últimos 3 anos?
SimNão

O Proponente ou quaisquer Empregados ou Sócios têm conhecimento de algum ato ou circunstância que possa resultar em reclamação, ação ou investigação contra o Proponente, Empregados ou representantes do Proponente, relacionados a prestação dos seus Serviços Profissionais?
SimNão

O Proponente atua com direito bancário, financeiro ou de mercado de capitais?

SimNão

O Proponente atua e possui mais de 50% de seu Faturamento proveniente de serviços prestados para as áreas de Fusões e Aquisições, Trabalhista e Tributário ou Fiscal?

SimNão

Em caso de resposta afirmativa às questões acima, poderão ser requisitadas informações adicionais, para cotação do seguro.

Faixa de faturamento dos últimos 12 meses:

Limite de Garantia:

Tipos de Apólice

Apólice à base de Reclamação

Apólice que define como objeto do seguro o pagamento e/ou o reembolso das quantias, respectivamente, devidas ou pagas a terceiros, pelo segurado, a título de reparação de danos, estipuladas por tribunal civil ou por acordo aprovado pela sociedade seguradora, desde que:

  • os danos tenham ocorrido durante o período de vigência da apólice.

  • o segurado pleiteie a garantia durante a vigência da apólice ou nos prazos prescricionais em vigor.

Apólice à base de Ocorrência

Forma alternativa de contratação de seguro de responsabilidade civil em que se define como objeto do seguro o pagamento e/ou o reembolso das quantias, respectivamente, devidas ou pagas a terceiros, pelo segurado, a título de reparação de danos, estipuladas por tribunal civil ou por acordo aprovado pela sociedade seguradora, desde que:

  • os danos tenham ocorrido durante o período de vigência da Apólice ou durante o período de retroatividade.

  • a apólice tenha um período de vigência de, no mínimo, 12 meses.

  • o terceiro apresente a reclamação ao segurado:

    1. durante a vigência da apólice; ou

    2. durante o prazo complementar, quando aplicável; ou

    3. durante o prazo suplementar, quando aplicável.

Artigos