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Seguro Aeronáutico2020-01-07T14:25:27-03:00

Seguro Aeronáutico

A Genebra descomplica o seguro aeronáutico para você.

Por que a Genebra Seguros?

A Genebra é uma corretora de seguros especializada em atender a demandas complexas. Trabalhamos com seguradores e resseguradores, para obter aceitação superior dos riscos no mercado.

Coberturas – Seguro de Casco, Aditivo A

Acidentes, com qualquer que seja a causa, exceto os consequentes dos riscos excluídos.

Coberturas Adicionais

  • Tripulantes

  • Cobertura para Ventos de Velocidade Igual, ou Superior a 60 Nós

  • Extensão do Perímetro

  • Vôo de Translado

  • Seguro de Cascos de Helicópteros

  • Sucção (ingestão) de Objetos

  • Guerra, Sequestro e Confisco

  • Responsabilidade Civil a 2º Risco

  • Despesas com Aeronave Substituta

  • Custos com Busca e Salvamento

  • Primeiros Socorros e Emergência

  • Acidentes Pessoais

  • Danos Morais

  • Danos a Partes Sobressalentes

  • Transporte de Cargas e Valores

  • Danos Materiais a Bens Pessoais de Passageiros

Cotação de Seguro Aeronáutico

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Seguro novo, ou renovação?

Obsevações

Sobre o Produto

A Genebra oferece seguros para aeronaves de todos os portes, desenvolvido para garantir eventuais danos e prejuízos ocorridos contra as aeronaves seguradas ou terceiros. O seguro da Genebra possui coberturas especiais para helicópteros, hangares, aviões executivos, aviões comerciais e aviões de treinamento.

Seguradoras

  • Axa Seguros

  • Allianz Seguros

  • Chubb Seguros

  • Excelsior Seguros

  • Essor Seguros

  • Mapfre Seguros

  • Pottencial Seguradora
  • Swiss Re

  • Tokio Marine

Utilização da Aeronave

São aceitas aeronaves com as seguintes utilizações.

  • Utilização I

    – aeronave pertencente e/ou operada por pessoas jurídicas de qualquer natureza, usada exclusivamente no transporte não remunerado de pessoas;

  • Utilização II

    – aerofotogrametria e prospecção; e

    – táxi aéreo de empresas organizadas (transporte de pessoas e cargas), considerando-se como tais as que possam comprovar essa condição, fornecendo cópia do despacho ministerial que autoriza a empresa a funcionar;

  • Utilização III

    – transporte de carga particular ou a frete;

    – táxi aéreo individual; e

    – aeronave de pessoas físicas, usadas no transporte não remunerado de pessoas;

  • Utilização IV

    – demonstração;

    – treinamento de piloto;

    – propaganda com arrastão, fumaça ou prospectos;

    – inspeção de linhas de transmissão; e

    – qualquer outra utilização não especificada anteriormente;

  • Utilização V

    – fumigação, polvilhamento ou pulverização agrícola.

Particularidades do Seguro

  1. Aeronáuticos (Casco): cobertura de danos sofridos em consequência de acidentes aéreos;
  2. Responsabilidade do Explorador e Transportador Aéreo (RETA): cobertura da responsabilidade do segurado em acidentes aéreos contra terceiros (tripulantes, passageiros, pessoas e bens no solo.
  1. Danos materiais contra a aeronave;
  2. Danos praticados por terceiros;
  3. Despesas de socorro e salvamento da aeronave segurada.
  1. Responsabilidade civil a 2º risco;
  2. Responsabilidade Civil de Hangares;
  3. Seguro de Peças, Motores e Acessórios Sobressalentes;

Perguntas Frequentes – Seguro Aeronáutico

Qual é a diferença entre Seguro Aeronáutico e RETA – Seguro Responsabilidade Civil do Explorador2020-01-07T15:43:25-03:00

Os seguros Aeronáuticos são divididos em duas categorias.

Seguro de Casco, que compreende a cobertura de danos que a aeronave venha a sofrer em consequência de acidentes aeronáuticos.

Seguro Reta, que é um seguro obrigatório e que tem como objetivo apenas a proteção de terceiros (passageiros, tripulantes, pessoas e bens no solo), no caso de acidentes aeronáuticos.

Minha aeronave parou para manutenção. Posso suspender temporariamente o seguro?2020-01-06T16:39:31-03:00

Minha aeronave parou para manutenção. Posso suspender temporariamente o seguro?

Essa condição é definida na apólice de emissão do seguro, onde pode vir a conter uma cláusula de “devolução de prêmio em consequência de permanência no solo” para manutenção ou por ordem de autoridade aeronáutica. É preciso avaliar quais os termos que a paralisação está definida, onde em alguns casos não pode ser decorrente de sinistro indenizável e não pode ultrapassar o período de 30 dias consecutivos. Na aviação comercial, a paralisação deve ser comunicada à seguradora até o 5º dia do mês posterior à paralisação; na aviação geral, deve ser comunicada até o 10º dia do mês subsequente.

Há alguma modalidade de seguro aeronáutico obrigatório?2020-01-06T16:39:03-03:00

Há alguma modalidade de seguro aeronáutico obrigatório?

Sim, o seguro RETA (responsabilidade do explorador ou transportador aéreo) é obrigatório a toda e qualquer aeronave que opere no território brasileiro.

O seguro RETA é um seguro obrigatório para aeronaves, que cobre danos a terceiros, passageiros, tripulantes, pessoas e bens no solo e danos decorrentes de colisão e abalroamento.

O seguro custa a partir de R$300 para aeronaves não tripuladas. Para aeronaves tripuladas o custo do seguro Reta inicia em R$635, para uma aeronave com 1 tripulante e peso máximo de decolagem inferior a 1.000 kg.

Que garantia oferece o seguro de responsabilidade civil de hangares?2020-01-06T16:38:31-03:00

Que garantia oferece o seguro de responsabilidade civil de hangares?

O seguro de responsabilidade civil de hangar é destinado somente a aeronaves de terceiros que não possuam qualquer vínculo com o proprietário do hangar.

Essa cobertura garante a responsabilidade do dono ou operador do hangar que alugue ou conceda vagas para aviões de outros proprietários. Se houver um sinistro, de perda total ou parcial, o seguro de RC Hangar será acionado, porém não para indenizar danos sofridos pelos aviões do próprio dono do hangar.

Agora, se você possui um hangar somente com aeronaves próprias hangaradas, o correto a se fazer é contratar um seguro empresarial para cobrir os danos ao Hangar e a contratação do seguro Casco e LUC para cobrir os danos eventualmente causados às aeronaves.

Minha aeronave tem mais de 25 anos. Consigo seguro para ela?2020-01-07T14:33:57-03:00

Minha aeronave tem mais de 25 anos. Consigo seguro para ela?

Sim. Hoje em dia, a Genebra Seguros realiza seguros para aeronaves com mais de 25 anos, sem limitação de idade, através de seguradoras parceiras. Normalmente o custo do seguro de uma aeronave com mais de 25 anos é superior ao de uma aeronave com menor idade, nesses casos é possível contratar também cobertura de casco que garanta apenas a perda total da aeronave. Assim, o seguro custa menos e os prejuízos assumidos pelo segurado se limitam a pequenos acidentes.

O que não deve impedir a contratação de um seguro para terceiros, visto a importância para que não arque sozinho com grandes indenizações às vítimas de acidentes provocados pela aeronave.

O que são terceiros para efeitos dos seguros aeronáuticos?2020-01-06T16:37:33-03:00

O que são terceiros para efeitos dos seguros aeronáuticos?

São os não proprietários de uma aeronave segurada. Como terceiros, estão incluídos os passageiros, tripulantes e pessoas e bens no solo. Aeronaves de outros proprietários, veículos, edificações e pessoas em trânsito nos aeroportos, operadores de bagagens e abastecimentos ao redor da aeronave segurada entre outros, são terceiros para efeito dos seguros aeronáuticos.

Quanto custa o seguro aeronáutico?2020-01-06T16:35:19-03:00

Quanto custa o seguro aeronáutico?

O valor para contratar as coberturas de seguro aeronáutico é analisado caso a caso, conforme questionário de avaliação de risco preenchido após contato com um especialista. 

Dentre todas as informações do questionário, existem algumas que são fundamentais para avaliação do risco. São elas: valor da aeronave, local de operação, informações sobre a tripulação e histórico de pilotagem.

Quanto mais detalhado for as respostas, melhor será o entendimento do especialista sobre o risco e consequentemente um desconto maior será aplicado.

Sempre importante fornecer o máximo de informações sobre a operação para que o seguro seja feito de forma adequada e principalmente na melhor condição disponível do mercado.