Author
Genebra Seguros
Share
Conheça quais seguros protegem empresas e profissionais do alpinismo industrial contra riscos de acidentes, danos a terceiros e custos médicos
O alpinismo industrial é realizado para efetuar trabalhos em locais de difícil acesso em situações em que é inviável utilizar andaime, guindaste ou plataformas elevatórias. É comum em atividades como limpeza e manutenção de fachadas, inspeção de estruturas, montagem de equipamentos e outros. Por ser exercido em altura, ele envolve diversos riscos, tanto para o profissional que o desempenha como para a empresa. Além disso, sua execução também expõe terceiros a possíveis danos.
Sendo um trabalho que exige cautela por parte da empresa e dos profissionais que o exercem, há opções de seguro específicas para seu exercício tranquilo.
Seguro de responsabilidade civil do empregador
O objetivo do seguro de RC do empregador é proteger a empresa contra reclamações de indenização feitas por empregados por acidentes corporais sofridos durante o exercício da função. É preciso que se comprove a responsabilidade do empregador.
A cobertura básica envolve:
- Danos corporais: indenizações decorrentes de acidentes com funcionários durante o trabalho.
- Despesas médicas e hospitalares: reembolso ou pagamento direto de custos relacionados ao tratamento do acidente.
- Pensão ou indenização por invalidez ou morte: quando o acidente gera incapacidade permanente ou falecimento do empregado.
As seguradoras consideram que o risco é agravado no caso do alpinismo industrial, pois o trabalho em altura aumenta a probabilidade de acidentes graves, além de que as condições climáticas podem influenciar a segurança. Por isso, muitas seguradoras exigem uma inspeção de segurança antes de fechar o contrato e solicitam informações detalhadas sobre treinamentos, EPIs e procedimentos de resgate.
Seguro de responsabilidade civil geral
O seguro de RC geral se difere do seguro de RC do empregador por não cobrir apenas casos que envolvem funcionários, mas abranger também reclamações de terceiros. É comum que alpinismo industrial ocorra em locais de terceiros, de modo que a atividade pode causar dano a uma pessoa que não faz parte do quadro de funcionários, ou a veículos e objetos que pertencem a outras pessoas.
A cobertura básica envolve:
- Danos corporais a terceiros;
- Danos materiais a terceiros;
- Custos de defesa;
- Prejuízos consequentes.
Vale considerar que o alpinismo industrial comumente ocorre em áreas públicas, potencializando as chances de ocorrer um sinistro.
Coberturas adicionais no seguro para riscos de engenharia
O seguro comum de riscos de engenharia não contempla atividades que envolvem alto risco, como um trabalho suspenso por cordas. Sem uma cobertura adicional, acidentes ou danos ocorridos durante serviços desempenhados por acesso por corda podem ficar fora da indenização, mesmo que o resto da obra esteja segurado. A cobertura adicional amplia a proteção.
Seguro de vida em grupo
No seguro de vida, profissões e atividades de alto risco podem ter exclusão automática, dependendo da seguradora, ou exigir aceitação especial com agravo de prêmio (aumento no custo).
As coberturas de vida em grupo são:
- Morte: cobre morte natural e acidental.
- Invalidez permanente total ou parcial por acidente: cobre sequelas permanentes decorrentes de acidentes no trabalho.
- Invalidez funcional por doença ou Invalidez laborativa por doença: relacionadas a doenças incapacitantes, não a acidentes.
- Auxílio funeral: para despesas de sepultamento.
De modo geral, as apólices excluem atividades em altura acima de determinado limite, o uso de técnicas de acesso por corda não informadas no contrato e a falta de cumprimento das NRs de segurança, especialmente NR-35.
Seguro para acidentes pessoais coletivo
O seguro de acidentes pessoais coletivos para alpinismo industrial é bem parecido com o seguro de vida em grupo no que diz respeito à atenção com o risco, mas é focado exclusivamente em eventos acidentais e não cobre morte natural ou doenças. Ele pode ser contratado por empresas para proteger seus funcionários ou prestadores de serviços. Sua apólice inclui o pagamento de indenização em caso de morte acidental ou invalidez permanente, total ou parcial por acidente.
Considerações
Para que riscos decorrentes do trabalho em altura sejam cobertos, é imprescindível que a atividade seja explicitamente informada no momento da contratação do seguro. Por se tratar de um exercício de alto risco, há certas limitações acerca de suas aplicações e do valor do prêmio.
Para o fechamento do contrato, são comuns os seguintes termos:
- Treinamento e certificação: exigência de que os trabalhadores tenham certificação em técnicas de acesso por corda (por exemplo, IRATA, ABENDI);
- Uso de EPIs e procedimentos de segurança: obrigatoriedade de seguir normas regulamentadoras (NR-35 para trabalho em altura, NR-18 para segurança em construção, etc.);
- Delimitação do risco: a cobertura vale para atividades especificadas no contrato;
- Franquia/Dedutível específico: algumas seguradoras aplicam franquia diferenciada para esse tipo de risco;
- Valor máximo indenizável: pode haver sublimite para danos corporais, materiais ou lucros cessantes.
O alpinismo industrial exige preparo técnico, atenção rigorosa às normas de segurança e proteção adequada. Escolher as coberturas corretas reduz prejuízos em caso de acidentes e garante mais segurança para profissionais, empresas e terceiros envolvidos. Investir na proteção certa é investir na continuidade e tranquilidade do trabalho.
É possível fazer uma cotação gratuita através da Genebra Seguros.