Como Ser Corretor de Seguros?
Para se tornar corretor de seguros, você deve seguir alguns passos.
1 – Ser aprovado no Exame para Habilitação de Corretores de Seguros da ENS
Existem três exames que você pode realizar, que lhe qualificam a vender diferentes tipos de seguros.
Exame para Habilitação de Corretores de Capitalização, habilita a vender títulos de capitalização.
Exame para Habilitação de Corretores de Seguros de Vida e Previdência, habilita a vender seguro de vida, planos de saúde, planos odontológicos e previdência privada.
Exame para Habilitação de Corretores de Seguros – Demais Ramos, habilita a vender os outros ramos de seguros, dentre eles, seguro auto, seguro compreensivo empresarial, seguro de transportes, seguro de responsabilidade civil, dentre outros.
2 – Solicitar o cadastro como corretor na SUSEP
Após a obtenção do certificado de habilitação da ENS, é necessário solicitar o cadastro como corretor de seguros no site da SUSEP.
3 – Solicitar o cadastro como corretor Pessoa Jurídica na SUSEP
Caso você deseje atuar como corretor pessoa jurídica, será necessário primeiramente constituir uma empresa, que tenha atividade de corretagem de seguros, “CNAE 66.22-3-00 – Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde”. É importante que no contrato social conste o nome do responsável técnico da empresa, que necessariamente deve ser um corretor de seguros pessoa física registrado na SUSEP.
Após a constituição da empresa, é necessário realizar o cadastro de corretora de seguros pessoa jurídica através do site da SUSEP. O cadastro leva, em geral, um mês para ser realizado.
Está pensando em ingressar no mercado de seguros?
Caso você esteja planejando ingressar no mercado de seguros, entre em contato com a Genebra Seguros. Podemos auxiliá-lo a ingressar no mercado de maneira mais rápida, tendo acesso a mais seguradoras e aos melhores produtos.