Categorias: Insurtech, Seguradoras

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Nina Teixeira

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A AXA, um dos maiores grupos seguradores do mundo, sediado em Paris, França, está presente em 54 países, e seus mais de 150 mil funcionários e distribuidores atendem cerca de 105 milhões de pessoas em todo o mundo. 

No Brasil, a AXA iniciou suas operações em 2015 e, hoje, oferece uma linha completa de seguros do pequeno ao grande risco para empresas de todos os portes – Riscos Patrimoniais, Responsabilidades e Vida – e, também, para Pessoas Físicas, através de parcerias com grandes varejistas e instituições financeiras. A empresa mantém escritórios-sede em São Paulo e no Rio de Janeiro, contando com 15 filiais comerciais para atendimento às cinco regiões do país. 

A AXA no Brasil é uma das pioneiras entre as seguradoras independentes a oferecer a cobertura para transações indevidas com o PIX, a qual foi ampliada também para as modalidades DOC, TED e TEF. 

Até então, a companhia tinha a cobertura Saque sob Coação, que garantia o pagamento de uma indenização em casos de saques realizados com cartões sob coação. Com ambas as coberturas, a AXA passa a oferecer mais proteção financeira aos seus segurados.

Também antenada às necessidades do dia a dia de seus clientes, a AXA tem a modalidade Protegida, que passou a se chamar Bens e Bolsa Protegida. A diferença é que antes ela garantia a cobertura de itens pessoais que estavam dentro da bolsa ou mochila no momento do evento, entre eles, carteira, documentos, óculos, celular e cosméticos. Agora, basta o item estar sob o poder do segurado para ele acionar a cobertura em casos comprovados de roubo ou de subtração mediante arrombamento. O valor do ressarcimento é estipulado no LIM, Limite Máximo de Indenização, no momento da contratação do seguro.

O seguro PIX e Bens e Bolsa Protegida são disponibilizados pela AXA através de parcerias com grandes varejistas do mercado brasileiro.

Transformação digital 

Na AXA, no Brasil, o processo de transformação digital é uma realidade há alguns anos, e os investimentos em novas soluções seguem aquecidos. A seguradora acaba de disponibilizar um novo canal de atendimento aos clientes finais através do seu site, um chatbot para se comunicar com os usuários e garantir suporte com menos burocracia para resolução de problemas.

A companhia atende pessoas físicas através de parcerias com grandes varejistas e instituições financeiras. Tecnologias como essa garantem mais eficiência de entrega para os clientes e parceiros e refletem os esforços da companhia para acompanhar as tendências de mercado. 

A nova interface favorece a usabilidade do atendimento da AXA via website e segue práticas para atender às necessidades do usuário. No cenário digital, a AXA já é reconhecida tanto pela facilidade nas vistorias remotas quanto pelos autosserviços por meio do seu Portal do Corretor, que tornam os processos cada vez mais rápidos. 

Expansão no interior paulista

Para atender o potencial do interior do estado de São Paulo, a AXA no Brasil reestruturou suas operações em Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. As cidades agora contam com um time comercial dedicado, com o objetivo de expandir a atuação na região de forma estratégica para a companhia.  

Com a recente unificação das operações de seguros gerais e grandes riscos sob a mesma estrutura empresarial, a AXA tem o objetivo de estar entre as Top 10 do mercado brasileiro. Para isso, a aposta é grande no estado de São Paulo.

A regional SP representa uma fatia grande da produção da companhia e tem potencial de crescer muito mais com as indústrias, comércio e serviços locais. 

As novas equipes comerciais já estão trabalhando em cada uma das novas localidades para intensificar a presença da seguradora no interior. 

O próximo passo é promover treinamento e capacitação para os corretores, além de mostrar que a companhia tem soluções para todos os tamanhos de empresas, em todas as suas linhas de negócios: Condomínio, Transporte, Empresarial, Property, RC, D&O.

Além dos treinamentos, a AXA aposta nos benefícios do Clube de Experiências para se aproximar dos corretores locais e estabelecer parcerias através de uma proposta de valor robusta. 

Devem acontecer ações para apresentar aos corretores todas as vantagens oferecidas pela companhia aos seus corretores parceiros, como comissões adicionais, campanhas de viagens, treinamentos e capacitação. Além da retaguarda oferecida pela companhia para apoiar os corretores de seguros na condução dos negócios.

Em paralelo, para abraçar o interior paulista, a estratégia da companhia é com a Filial Digital, uma estrutura de relacionamento comercial online que recebe e acompanha a jornada de desenvolvimento dos seus corretores parceiros. 

Dessa forma, a expectativa é abrir frentes em todo o estado de São Paulo, trazendo corretores que estão começando a trabalhar com a Axa do Brasil. Já para os corretores segmentados, oferecemos o nosso atendimento consultivo”, finaliza Carvalho. 

Crescimento na região Sul 

Em 2021, a regional Sul da seguradora AXA no Brasil conseguiu atingir um crescimento de 65% em relação a 2020, com destaque para o seguro Transporte, que obteve 42% de crescimento – principalmente em Santa Catarina.

O Sul do Brasil possui uma localização estratégica, facilitando o escoamento dos insumos através dos portos distribuídos nos três estados, além da proximidade com os países do Cone Sul/Mercosul. A dinâmica da economia do Sul é outro importante pilar, com destaque para a Indústria de transformação, o Agronegócio e a produção de proteína animal.

A evolução tecnológica na companhia contribuiu no desenvolvimento do produto. Em 2020, a seguradora implantou uma plataforma online para cotação e emissão de seguros Transportes e, após dois meses de revisão, o projeto decolou e é um dos grandes cases da casa. Na ferramenta, o corretor leva aproximadamente cinco minutos para preencher os dados de submissão e a cotação é realizada  instantaneamente, com um prazo para emissão de, no máximo, 48 horas – ficando bem abaixo da média de mercado.

O seguro de Property – que protege bens e ativos físicos –  obteve 36% de crescimento. Já no segmento de Massificados, com  soluções para Condomínios e Empresas, dobrou o faturamento. 

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    Nina Teixeira

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    Marketing da Genebra Seguros.