Categorias: Notícias

Author

Genebra Seguros

Share

Controlar e avaliar. Estes são os objetivos da Liberty Seguros com o novo projeto de taxar seus clientes da carteira automotiva. A iniciativa é levantar informações para uma melhor avaliação do condutor para uma definição mais precisa do valor da apólice. Entre os aspectos apreciados estão velocidade média utilizada, forma de condução, movimentos bruscos e a utilização correta do freio. Tudo medido em fase piloto por quatro meses.

Segundo o superintendente de Inteligência de Marketing e Inovação da Liberty, José Mello, a companhia possui mais de cinco anos de experiência no uso dessa tecnologia nos Estados Unidos. “É um programa inovador, pois abre um novo capítulo na forma de interagir e consumir seguros, menos focado em estereótipos de comportamento e mais baseado no perfil de cada indivíduo”, defende. Ele conta ainda que a companhia amplia a confiança e transparência na relação entre cliente e seguradora e acompanha uma tendência mundial de valorizar o motorista que dirige com cuidado. “Ao bonificarmos o segurado prudente, acreditamos que estamos colaborando para um trânsito mais tranquilo e seguro”, afirma.

O programa que fica de olho na maneira em que o motorista se move no trânsito, chamado de “Direção em Conta”, está sendo reproduzido pela primeira vez no Brasil, de acordo com a seguradora. Igualmente como já acontece nos Estados Unidos com a Allstate, segunda maior empresa de seguros americana que patenteou um sistema chamado “Traffic-based Driving Analysis”. De acordo com matéria publicada pelo Chicago Tribune, esse sistema poderá monitorar todo tipo de ação executada pelo motorista quando estiver em seu veículo.

Oficialmente, a proposta da Allstate é verificar quais são os motoristas que adotam as medidas mais seguras ao volante vigiando-o com monitores e câmeras capazes de capturar uma porção de atividades. Uma das possibilidades será, por exemplo, observar quantas pessoas estão no carro, quem está dirigindo (se é o segurado ou outra pessoa), se o motorista usa o telefone ao volante, se come enquanto guia, se carrega algum item que possa causar distração (animais, mochilas, lixo), sua postura ao volante e etc.

Uma segunda etapa desse processo de monitoramento também abrangeria o ambiente ao redor do carro do segurado: outros carros, padrão de tráfego, condições meteorológicas, condições de pista, pedestres, entre outros. Por enquanto, porém, ainda não há estimativa de data para que o Traffic-based Driving Analysis entre em funcionamento. Tudo para baixar o prêmio do seguro.

O consumidor que opta em participar do programa que observa sua conduta no trânsito, no Brasil, ganhará no ato até 10% de desconto no valor total do seguro e poderá acompanhar o processo de medição por meio de um aplicativo de celular. Mas o modelo de taxação vale apenas para novos segurados de automóveis zero quilômetro e seminovos na cidade de São Paulo.

Fonte: JRS Digital. Seguradora implanta sistema de acompanhamento de condutor no trânsito. Disponível em: <https://jrs.digital/seguradora-implanta-sistema-de-acompanhamento-de-condutor-no-transito>. Acesso em: 04 set.2015.

Comentários

Leave A Comment

Cotação

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação.

    Sobre o Autor

    Genebra Seguros

    blank
    A Genebra Seguros é uma corretora especializada na gestão de riscos complexos. A empresa atende clientes em todo o Brasil e possui foco no mercado corporativo.