Categorias: Benefícios

Author

Nina Teixeira

Share

Diante do cenário de instabilidade econômica e das atuais ondas de desligamentos, os chamados layoffs, a retenção de talentos também tem sido um desafio para administradores de empresas e seus respectivos departamentos de recursos humanos.

Neste sentido, a remuneração e o plano de carreira têm tido os benefícios como grandes aliados na hora de um profissional disputado e qualificado optar por permanecer em uma organização.

De acordo com a consultoria Mercer, os benefícios têm um impacto significativo na decisão de um trabalhador de ficar ou sair de uma empresa, sendo citados como um dos principais motivos de desligamento. Eles também influenciam na satisfação e motivação da equipe, o que contribui para o aumento da produtividade e do engajamento.

É importante ressaltar que os colaboradores são cruciais para o sucesso de uma empresa, afinal, são eles os motores que fazem a engrenagem da inovação girar. Por isso, é fundamental assegurar o bem-estar do time, de modo a proporcionar as condições adequadas para que a eficiência e a criatividade estejam no DNA da corporação, independente do seu tamanho.

Dados da Sociedade de Recursos Humanos (SHRM) apontam que empresas que investem em programas de retenção de talentos têm uma taxa de rotatividade até 40% menor na comparação com aquelas que não o fazem. Outra constatação relevante é que empresas com alta retenção de talentos apresentam crescimento mais rápido e rentabilidade significativamente maior.

Além de um ambiente de trabalho saudável e acolhedor, oportunidades de desenvolvimento profissional e programas voltados para a qualidade de vida também são exemplos de benefícios que podem ser oferecidos pelas empresas e que têm impacto positivo na retenção de talentos.

Por isso, os especialistas da Genebra Seguros selecionaram alguns benefícios indispensáveis para despertar o que há de melhor em sua equipe de colaboradores. Confira:

1 – Plano de Saúde

Citados como um dos três maiores desejos do brasileiro em recente pesquisa realizada pelo Ibope, a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, os planos de saúde podem também contemplar os dependentes do colaborador, como cônjuge, filhos e enteados do profissional.

Outro ponto interessante é a possibilidade de solicitar a dedução dos investimentos na saúde dos colaboradores do Imposto de Renda. Não há um limite para este abatimento, ao contrário do que ocorre com os custos envolvendo educação ou doações para entidades sociais.

2 – Plano Odontológico

Com preços relativamente baixos é possível investir na saúde bucal de sua equipe. Afinal, ninguém consegue trabalhar de forma adequada com dor de dente ou problemas na gengiva, por exemplo.

Além disso, existem opções de planos odontológicos que podem incorporar tratamentos ortodônticos e até mesmo estéticos (implantes e clareamento), de modo a proporcionar um sorriso incrível para seu time de profissionais.

3 – Ticket

Os tickets são ideais para o atendimento de normas trabalhistas, como as convenções coletivas das respectivas categorias profissionais, por exemplo. Com ampla rede de aceitação, existem vales para refeição, alimentação, combustível, transporte e até mesmo cultura, o que contribui para um maior engajamento e satisfação da equipe.

4 – Seguro de Vida em Grupo

Este tipo de proteção financeira representa uma grande vantagem competitiva, além de possuir um processo de contratação muito simples e menos complexo do que a contratação individual para cada colaborador.

Custando a partir de R$ 3 por funcionário, um Seguro de Vida em Grupo pode ser estendido para o cônjuge, além de englobar invalidez, incapacidades temporárias e até mesmo doenças graves nas apólices mais completas.

5 – Previdência

A Previdência Privada tem como objetivo ajudar as pessoas a prepararem-se financeiramente para a aposentadoria. Este tipo de solução funciona como uma espécie de poupança complementar ao regime previdenciário oficial. Ao invés de contribuir para o INSS, o dinheiro é investido em uma carteira diversificada de ativos e a rentabilidade é utilizada para incrementar a renda na aposentadoria.

A Previdência Complementar para funcionários pode ser oferecida de duas formas: como um benefício adicional pago integralmente pelo empregador ou como um benefício parcial, com o funcionário contribuindo também.

Bônus – Seguro de Vida para Estagiários

A legislação brasileira exige a contratação de Seguro para Estagiários. Este tipo de produto conta com coberturas amplas para Vida e Acidentes Pessoais (AP). A contratação desta apólice evita complicações jurídicas, além de proporcionar tranquilidade para profissionais que estão iniciando sua trajetória no mercado de trabalho.

Comentários

Leave A Comment

Cotação

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação.

    Sobre o Autor

    Nina Teixeira

    blank
    Marketing da Genebra Seguros.