A BMG Seguros, uma das maiores seguradoras do Brasil no segmento de seguro garantia e seguros P&C, comemora seu sexto aniversário e celebra com um processo de expansão e inovação que inclui o lançamento de novos produtos, serviços e uma plataforma digital.

A seguradora tem planos de crescimento expressivo para os próximos anos, apostando na diversificação e investindo pesado para avançar no mercado de PME (Pequena e Média Empresa) e Pessoas Físicas. Para isso, está expandindo o seu portfólio, adequando produtos já existentes e ampliando coberturas, como fez com o Seguro Compreensivo Modular e o Seguro de Riscos Especiais.

Em termos de inovação, a companhia aposta na plataforma HUB 2.0, que traz mais facilidades para a rotina do corretor de seguros, integrando diversos serviços e funcionalidades. Desde o seu lançamento, no início deste ano, foram geradas mais de 3 mil propostas e mais de 2 mil apólices de Seguro Garantia foram emitidas pela plataforma.

Fortalecendo seu posicionamento digital, a seguradora lançou, no início do ano, o serviço de emissão de apólices de Risco de Engenharia via celular. Com ele, em apenas cinco minutos, o corretor de seguros faz todo o procedimento, cotando e gerando a apólice, que é uma das mais complexas. Essa funcionalidade já foi integrada a HUB 2.0. 

Outro destaque importante nessa jornada digital é o chatbot da seguradora. A concierge digital, batizada de Yara, foi desenvolvida com o propósito de auxiliar os corretores nas consultas sobre os serviços e produtos disponibilizados. 

A Inteligência Artificial (IA) está mudando a forma como as empresas se relacionam com os seus clientes. Os cientistas acreditam que a IA tornará a sociedade mais produtiva, eficiente e, em última instância, mais inteligente. E quando se fala em Inteligência Artificial, o chatbot é um dos primeiros produtos que vem à mente, como referência em atendimento mais próximo ao humanizado e que requer alta tecnologia para sua criação. 

O propósito do chatbot para atendimento via WhatsApp é que o robô responda as perguntas básicas dos corretores, como informações gerais sobre produtos, serviços e outras questões relacionadas à rotina dos negócios para esses profissionais que atuam com a seguradora. Para questões mais específicas, o corretor será direcionado para um atendente humano. 

A modernização tecnológica que vem transformando o mercado segurador e a necessidade dos corretores parceiros de novos recursos para análise e automação dos processos e serviços com menos tempo impulsionaram a decisão da seguradora. 

Para acessar, basta enviar qualquer mensagem no site ou canal de atendimento da BMG Seguros, que a Yara será ativada. O serviço está disponível 7 dias por semana, 24 horas por dia. 

Com ações voltadas para a inovação tecnológica, comunicação ágil e transparente e políticas de diversidade, inclusão e alta capacidade, a seguradora buscou transmitir essa filosofia no avatar Yara. 

A atendente virtual Yara está em fase inicial de concepção e a BMG Seguros prepara novas funcionalidades que preveem a integração da plataforma com as redes sociais da seguradora e um aplicativo que será lançado em breve. 

A seguradora reforça que o chatbot foi desenvolvido com machine learning (Inteligência Artificial) e que vai se aperfeiçoar à medida que interage com os corretores, tornando a comunicação mais assertiva. 

Antecipando exigências 

O poder público já se prepara para a Lei 14.133/2021, também conhecida como Nova Lei de Licitações, que passará a ser obrigatória a partir de abril de 2023. 

Entre as principais alterações estabelecidas pela nova lei, está a modificação nos percentuais do seguro garantia que atualmente partem de 5% e passarão a garantir até 30% do valor contratual para obras de grande vulto – a partir de R$ 200 milhões, além da possibilidade de as seguradoras assumirem a obrigação de concluir o objeto do contrato em caso de descumprimento contratual por parte da empresa contratada. 

Em 2021, a BMG Seguros fez um grupo de trabalho multidisciplinar e dedicou aproximadamente 700 horas para o desenvolvimento e aprimoramento do projeto, que teve início em 2019, quando a lei ainda era um projeto. A partir disso, a companhia criou a área de Gerenciamento e Monitoramento de Risco, a GMR, para estudar todos os impactos e riscos das novas contratações. 

A nova lei estabelece que primeiro devem ser apresentadas as propostas e depois a habilitação da empresa vencedora na etapa de lances. 

Diferente do que acontecia anteriormente, para operar nesse novo cenário de garantias, a seguradora deverá ser inserida desde a fase inicial. Isso para que possa executar a análise técnica e financeira do projeto e da possível empresa contratada, já que a legislação atribui à seguradora o papel de interveniente anuente – aquela que assina no contrato como uma das integrantes – e, obrigatoriamente, se responsabiliza como conhecedora de todo o processo. 

A BMG Seguros, de forma estratégica, assume a posição de parceria nos negócios e nesse novo formato, como forma de mitigar riscos e agregar valor para todas as partes envolvidas, antecipa-se na análise do edital e suas particularidades, antes mesmo da confirmação das empresas participantes. 

A empresa desenvolveu, através do Novo Performance, metodologias e métricas de mapeamento de riscos com base na expertise que possui no mercado de seguros. O Novo Performance atenderá as necessidades das empresas que desejam participar de contratos que já estão sendo confeccionados de acordo com os novos parâmetros. 

A lei foi sancionada em abril de 2021, mas oferece dois anos de carência para que todos se adaptem às novas regras, enquanto isso, fica a critério dos contratantes a lei que deseja utilizar para reger o contrato. 

A BMG Seguros, então, oferece soluções por meio da cultura de inovação, com foco na valorização, acolhimento e crescimento constante para pessoas, empresas e mercados.

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    Sobre o Autor

    Nina Teixeira

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    Marketing da Genebra Seguros.