O Governo do Estado de São Paulo é um dos maiores compradores do País, desde itens menores, como papel, material de limpeza, móveis, até grandes obras, equipamentos, móveis, além de serviços diversos.

Ser um fornecedor do governo estadual pode ser um bom negócio para sua empresa, mas para isso é preciso estar com a documentação em dia e seguir os passos exigidos para se cadastrar no sistema disponível e ter o direito de consultar e participar das licitações promovidas pelo Poder Público.

Todos os certames realizados pelo governo do Estado de São Paulo são regidas pela lei 8.666/1993 que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Nesse artigo você conhecerá o Portal da Transparência do Governo do Estado, onde é possível encontrar todas as ferramentas para se tornar um fornecedor, para participar das concorrências, e além de saber mais detalhes sobre a Bolsa Eletrônica de Compras (BEC/SP), onde as negociações acontecem de fato.

Como se cadastrar e participar das licitações do Estado de São Paulo

O Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo (CAUFESP) possibilita o registro das empresas que querem fazer negócios com o Estado. De acordo com o Governo do Estado, o “cadastramento é necessário para o interessado em fornecer bens ou prestar serviços para qualquer unidade da Administração Pública do Estado de São Paulo e cuja atividade seja a Indústria e/ou Comércio, a Indústria e/ou Comércio e Prestação de Serviços simultaneamente ou somente a Prestação de Serviços”.

A empresa interessada deve fazer o cadastro acessando o site do Portal da Transparência e, em seguida, clicar em “Licitações”. Na nova página que abrirá, o licitante terá que procurar o item CAUFESP – Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo e clicar em “Acessar”.

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Na nova página, será necessário informar o tipo de empresa interessada. Em seguida, declarar ter conhecimento sobre as orientações dispostas na página para andamento ao cadastro.

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Após essa etapa será possível clicar no ícone “Cadastrar novo usuário”.

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Em seguida, será necessário informar os dados solicitados (nome, CPF, RG, email, telefone) e criar uma senha para iniciar o processo de Credenciamento Digital – Licitações

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Após o cadastro do usuário, é preciso fazer o cadastro da empresa pelo site https://caufesp.pro.br/caufesp/fornecedores/caufesp.html.

Na página, será necessário fornecer os dados da empresa (nome, CNPJ, endereço, entre outros), bem como os dados do representante.

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Bolsa Eletrônica de Compras

 

Para acompanhar e participar das licitações, é preciso acessar a Bolsa Eletrônica de Compras (BEC/SP) (http://www.bec.sp.gov.br/BECSP/Home/Home.aspx). Trata-se de um ambiente digital de negociações para aquisição de bens e serviços da Administração Pública Direta e Indireta do Governo do Estado de São Paulo, das Entidades e dos Municípios Paulistas conveniados. Seu objetivo é selecionar a proposta mais vantajosa, economizando o dinheiro público e atendendo à legislação de compras governamentais.

Na página principal da BEC, é possível verificar as licitações em negociação.