Entenda nesse artigo de que forma sua empresa pode participar das licitações da Eletrobras, como participar das concorrências e o que é preciso fazer para acompanhar os certames.

A Eletrobras – Centrais Elétricas Brasileiras S.A. é uma sociedade de economia mista e de capital aberto sob controle acionário do Governo Federal e atua como uma holding, dividida em geração, transmissão e distribuição de energia. A instituição foi criada em 1962 para coordenar todas as empresas do setor elétrico.

O controle de grande parte dos sistemas de geração e transmissão de energia elétrica do Brasil se dá por intermédio das subsidiárias Eletrobras Amazonas GT, Eletrobras CGT Eletrosul, Eletrobras Chesf, Eletrobras Eletronorte, Eletrobras Eletronuclear e Eletrobras Furnas.

A Eletrobras também é dona da metade do capital de Itaipu Binacional, além de controlar o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Eletrobras Cepel) e a Eletrobras Participações S.A. (Eletrobras Eletropar).

Em função de sua grande atuação, já que é a maior companhia do setor elétrico da América Latina, a Eletrobras realizada diversas compras em todo o País. As contratações de materiais e serviços são realizadas por meio de licitação ou contratação direta.

Como se tornar um fornecedor da Eletrobras

Todas as concorrências da Eletrobras são divulgadas previamente no site da empresa e ficam disponíveis para consulta dos interessados.

Para acessá-las, na página inicial da companhia, é preciso clicar em “Menu”, em seguida “Fornecedores” e “Licitação”.

Na nova tela, é possível consultar as concorrências em abertura, podendo inclusive, filtrar a busca por modalidade, objeto e empresa da holding que está fazendo a compra.

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Como se cadastrar para participar das licitações da Eletrobras

Após visualizar os certames e definir qual dele é de seu interesse, o próximo passo é se cadastrar no sistema da companhia.

O cadastro de fornecedores está voltado para o registro prévio e acompanhamento dos fornecedores de materiais e serviços demandados pela Eletrobras.

A inscrição no cadastro da Eletrobras para fins de obtenção do registro cadastral facilitará a participação do fornecedor nas licitações, dispensando a apresentação de uma série de documentos de habilitação, que já estarão devidamente registrados no sistema informatizado.

Para participação em licitação na modalidade de tomada de preços, é exigência legal o prévio cadastramento do fornecedor.

Quem pode se tornar fornecedor da Eletrobras?

O cadastramento está disponível a qualquer pessoa física ou jurídica, independentemente de onde esteja domiciliada ou sediada, desde que atenda às condições de cadastramento, mediante a apresentação da documentação especificada pela Eletrobras.

A documentação e as instruções para cadastro de fornecedores na Eletrobras estão disponíveis nos seguintes canais:

Telefone: (21) 2514-5000

e-mail: atendimento-csc@eletrobras.com

 

Como participar em cada modalidade de licitação

Acompanhe as diferenças no processo de compra conforme a modalidade do certame para a compra de materiais ou contratação de serviços.

Dispensa de valor

As aquisições com valor até R$ 16 mil entram na modalidade “Dispensa de Valor”. O fornecedor, devidamente cadastrado, ao ser consultado pela Eletrobras nos processos de cotação, deverá encaminhar sua proposta através de e-mail, fax ou carta.

O fornecedor que estiver negociando com a Eletrobras pela primeira vez deverá preencher o formulário “Dados do Fornecedor Pessoa Jurídica” ou “Dados do Fornecedor Pessoa Física” e encaminhar juntamente com a proposta.

O fornecedor que já for cadastrado deverá manter seus dados atualizados, para que seja possível o contato nos processos de cotação.

A proposta deverá conter os seguintes dados:

– Código NCM de todos os itens;

– Preços unitários e totais, prazo de validade da proposta, prazo de entrega e garantia do produto;

– Razão social, endereço, telefone/fax, e-mail, número do CNPJ, nome, assinatura e telefone do representante da empresa;

– No preço total da proposta estarão incluídos todos os custos e despesas, tais como: custos diretos e indiretos, frete, seguros, taxas, tributos e quaisquer despesas necessárias ao fornecimento.

Quando necessário, a fim de viabilizar a análise do produto, será solicitado o envio de amostra para verificação de conformidade com as especificações. Quando for o caso, a amostra será solicitada apenas para o fornecedor que apresentou a melhor proposta. Sempre que for necessária a apresentação de amostra, tal demanda será explicitada no momento de cotação.

O recebimento do pedido de compra pelo fornecedor significa que a proposta foi aceita. O pedido de compra será emitido pela Eletrobras nos mesmos termos da proposta.

Cotação eletrônica

Cotação eletrônica é uma modalidade de cotação de preços utilizada pela Eletrobras para os processos de compras diretas também até R$ 16.000,00 reais, realizada através do Portal de Compras do governo federal, o Comprasnet.

A Eletrobras insere seu pedido de compras no sistema Comprasnet, que encaminha automaticamente para os fornecedores cadastrados na categoria referente ao objeto cotado.

A proposta do fornecedor deverá considerar frete e impostos inclusos no valor final, inclusive o ICMS equalizado – diferença entre estados.

O sistema informará o período determinado pela Eletrobras, após o qual serão classificadas as propostas. Ao término do processo, a Eletrobras escolherá a mais vantajosa.

Somente fornecedores cadastrados no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) podem participar deste tipo de cotação, por determinação do próprio sistema do Comprasnet.

Como se cadastrar no Comprasnet

O Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF é um sistema automatizado de informações através do qual os fornecedores se cadastram gratuitamente, com a finalidade de fornecer materiais ou prestar serviços para o governo. O sistema amplia as opções de compras do governo federal e permite o acompanhamento do desempenho dos fornecedores cadastrados. O cadastro é realizado sem ônus, possui validade anual em todo o território nacional e todo ano ele deve ser renovado.

O primeiro passo é acessar o site do Comprasnet. Na página principal já é possível localizar o campo “Fornecedores” e, logo abaixo”, o item “Cadastro”.

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Na página seguinte, na parte inferior da tela, o licitante encontrará o ícone “Cadastro SICAF”.