Categorias: Seguro Empresarial

Author

Nina Teixeira

Share

Coberturas básicas protegem contra incêndios, explosões e ainda oferecem diversos tipos de assistências e reparos

Microempreendedor Individual (MEI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), Empresário Individual, Sociedade Empresária Limitada (LTDA), Sociedade Simples (Pura ou Limitada), Sociedade Anônima (SA), Sociedade Limitada Unipessoal (SLU). Independente do formato de Pessoa Jurídica escolhida por um empresário, organização ou empreendimento, o seguro empresarial é indispensável para garantir a sustentabilidade do dia a dia das operações, assim como a tranquilidade e segurança no negócio, do responsável ou administrador diante das intempéries que podem acontecer. 

Estima-se que aproximadamente uma em cada cinco empresas encerram as atividades nos primeiros cinco anos de vida no Brasil, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entre as principais causas atribuídas a esse fenômeno estão a capacidade de gestão, além da falta de experiência ou de conhecimento sobre o ramo de atuação.

A boa notícia é que tanto as micro quanto as pequenas, médias e grandes organizações podem contar com proteções para os diversos tipos de ameaças que podem comprometer significativamente a sustentabilidade operacional. “As coberturas dos seguros empresariais são relativamente semelhantes, independente do tamanho da organização. Entretanto, a cobertura para Lucros Cessantes geralmente é mais procurada pelas grandes empresas”, explica Renê Alves, Gerente Comercial da Genebra Seguros. “O seguro serve como uma precaução, e para mitigar os riscos financeiros em caso de um sinistro. Se uma empresa pegar fogo, certamente, o empresário não irá conseguir reconstruí-la. Os seguros são a solução ideal para proteger o patrimônio empresarial”, acrescenta.

Além disso, o especialista evidencia a existência de diversas assistências que podem ser úteis e até mesmo fazer a organização economizar com manutenção ou problemas existentes em encanamento, rede elétrica, fechaduras, ar-condicionado, em reparos na rede telefônica e outros. “As coberturas mais básicas do Seguro Empresarial englobam proteção contra Incêndio, Explosão, Implosão, Fumaça e Queda de Aeronave. Os danos causados à empresa na ocorrência de um desses eventos, mesmo que iniciados fora do local segurado, podem ser amparados. Isso refere-se tanto à estrutura física, quanto ao mobiliário e mercadorias”, exemplifica.

O executivo da Genebra Seguros ainda lembra que é possível realizar a contratação de coberturas adicionais ou acessórias, tais como Danos Elétricos, Vendaval, Quebra de Vidros, Responsabilidade Civil – Operações, além de Vazamento de Tanques e Tubulações.

Algumas das coberturas adicionais mais relevantes

Entre algumas das principais coberturas adicionais estão aquelas voltadas para Danos Elétricos (curto-circuito, variação de energia ou queda de raio); Subtração de Bens, Mercadorias ou Valores (assalto à mão armada ou arrombamento da empresa); Responsabilidade Civil (danos a terceiros dentro do ambiente profissional); RC Empregador (danos materiais ou corporais sofridos pelos funcionários – dentro ou fora da empresa); Danos Morais (danos contra terceiros, até mesmo em casos de bullying, por exemplo); Contaminação e Deterioração de Mercadorias em Ambiente Frigorificado (em caso de danos por conta de falta de energia elétrica por mais de 24h ou falha no sistema de refrigeração); Delivery (mercadorias transportadas em veículo próprio da empresa segurada em um raio de até 100 km); Desmoronamento (queda de muros, paredes ou marquises – o que inclui despesas com retirada de entulho); Lucros Cessantes (caso a empresa tenha perda de lucro líquido por conta de paralisação das atividades); Despesas Fixas (pagamento de contas fixas – como água, luz, impostos, salários e outras – em caso de paralisação das atividades por conta de incêndio, danos elétricos, tumultos ou vendaval); Alagamento (caso o excesso de água da chuva cause enchentes ou a ruptura de reservatórios com origem fora do local do segurado).

Outras categorias de coberturas acessórias

Com a recomendação de isolamento social após a chegada da pandemia de Covid-19, o home office tornou-se a prática padrão para diversas categorias de empreendimentos. Nesse sentido, a cobertura securitária existente para essa modalidade de trabalho ampara móveis e equipamentos da empresa que estejam com funcionários que trabalham remotamente. “Se esses itens sofrerem danos de causa externa – como quedas ou assaltos, por exemplo -, até mesmo no trajeto entre a empresa e a casa do funcionário, o valor de reposição desses itens está garantido”, comenta Renê Alves, Gerente Comercial da Genebra Seguros.

O especialista também destaca outras categorias de coberturas adicionais existentes no Seguro Empresarial:

  • Equipamentos

Existem coberturas que cobrem danos causados a equipamentos ou até mesmo a subtração desses itens. É possível personalizar a apólice de acordo com o equipamento segurado, seja um equipamento eletrônico, cinematográfico, empilhadeiras, móveis ou de outras modalidades.


  • Instalação em Novo Local

Cobre despesas com a mudança definitiva da empresa para outro local caso um sinistro impeça a continuidade das atividades.

  • Impacto de Veículos

Essa modalidade cobre o empreendimento contra impactos e danos decorrentes de acidentes de trânsito ou em caso de queda de aeronaves.

  • Tumultos

Cobre depredação em decorrência de tumultos ou greves.

  • Quebra de Vidros

Garante reposição dos vidros e espelhos que compõem a construção do imóvel segurado pela empresa – sejam eles janelas, prateleiras, balcões, mesas, portas e demais.

  • Fidelidade Empregados

Cobre prejuízos em caso de roubo ou furto praticado por empregados contra o patrimônio da empresa.

  • Registros e Documentos

Cobertura em caso de despesas com a recomposição de documentos destruídos acidentalmente, bem como custos com cartório, serviços de digitação ou reimpressão.

  • Vazamento de Tubulações

Protege contra danos causados na construção ou nos móveis em decorrência de vazamentos em tubulações ou tanques do empreendimento. A rede elétrica também é coberta caso a água ocasione a queima de equipamentos.

  • Acionamento Acidental de Sprinklers

Indenização para mercadorias ou bens danificados em caso de acionamento acidental dos chuveiros automáticos (sprinklers), bem como cursos para normalização e reparação do sistema.

  • Reformas

Proteção dos bens de propriedade da empresa durante situações de reforma.

  • Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado ou Granizo

Garantia em caso de danos contra telhas, letreiros, janelas, portas e, até mesmo, o conteúdo – como móveis e mercadorias – por conta de ventos fortes, ciclone, tornado ou queda de granizo.

  • Tremor de Terra e Terremoto

Cobertura em caso de danos à estrutura do imóvel ou bens incorporados – como antenas ou placas solares, por exemplo – por conta de tremor de terra ou terremoto.

O ideal é sempre contar com a consultoria de um profissional da corretagem de seguros que tenha especialidade em analisar e compreender quais são as melhores opções de coberturas para garantir a sobrevivência de um negócio independente dos acontecimentos que possam vir a afetar seu pleno funcionamento.

Descubra mais sobre esse e outros seguros no site da Genebra Seguros, através do e-mail genebra@genebraseguros.com.br, dos telefones (51) 3237-7210 e (11) 2691-5546 ou ainda pelo WhatsApp. Aproveite também para nos seguir no Instagram, no Facebook e no LinkedIn.

Comentários

Leave A Comment

Cotação

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação.

    Sobre o Autor

    Nina Teixeira

    blank
    Marketing da Genebra Seguros.