Se a sua empresa já participa ou têm planos de entrar em concorrências, sejam elas públicas ou privadas, é importante contar com o Seguro Garantia Licitações.

Trata-se de uma modalidade de garantia aceita pela lei 8.666, que regula os processos licitatórios públicos, e que pode ser utilizada tanto para participar do certame, sendo que nesse caso é exigida a garantia de 1% valor do contrato, quanto para executar o mesmo, com a exigência de 5% do total.

Por meio do Seguro Garantia as partes envolvidas em um contrato estão devidamente garantidas, o que traz tranquilidade e a segurança de que tudo será executado sem imprevistos ou contratempos.

Se você se interessou pelo assunto, quer saber mais sobre essa modalidade de seguro e de que forma ela pode ajudar o seu negócio, continue lendo esse artigo!

O Seguro Garantia para Licitações permite que um contrato firmado com o Poder Público seja totalmente garantido. Dessa forma, a empresa vencedora do certame consegue finalizar seu serviço independente de qualquer problema, seja ele judicial, financeiro ou jurídico, e o contratante tem a segurança de que terá seu produto, obra ou serviço entregue, sem chances de prejuízo.

Assim como é importante para empresa contratada manter sua boa reputação no mercado, o Poder Público também tem total interesse que o contrato seja executado dentro do prazo, já que o serviço é pago com recursos públicos e seu uso preciso ser justificado e prestado conta.

Como funciona na prática?

Atualmente, a exigência de um Seguro Garantia já vem estipulado em boa parte dos editais de concorrência. A solicitação é permitida conforme a Lei 8.666/93, que trata das normas para licitações e contratos firmados pelas administrações públicas.

O Seguro Garantia para Licitações precisa ser fechado na fase inicial do contrato, logo após a conclusão do certame e a definição da empresa vencedora. A contratada definirá, juntamente com o contratante, os detalhes da apólice para que ambas as partes se sintam beneficiadas e seguras.

Vantagens do Seguro Garantia Licitação

A principal vantagem que sua empresa terá contratando o Seguro Garantia Licitação é a economia. Isso porque o custo dessa modalidade é o menor se comparado com outras garantias existentes no mercado, como a caução em dinheiro, os títulos da dívida pública e a fiança bancária.

Veja com mais detalhes qual é a diferença entre o Seguro Garantia e a carta fiança.

Veja abaixo outras vantagens do Seguro Garantia para Licitações

– Forma mais rápida e segura de caucionar contratos firmados com Poder Público;

– Empresa deixa de fazer fiança bancárias e com isso consegue manter o limite para linhas de crédito. Elas serão importantes para fazer novos investimentos em ampliação das atividades ou compra de maquinário;

– Valores mais acessíveis e baixos em relação a outras formas de garantia, como depósitos ou fiança bancária;

– Por ser mais barato, o seguro não compromete o fluxo de caixa da empresa;

– Capacidade de pagamento de outros compromissos já assumidos não fica comprometida.

O custo do Seguro Garantia Licitação geralmente é de 1% a 3% ao ano sobre o valor garantido, que é de 1% a 5% do valor do contrato. A quantia mínima que precisará ser desembolsada pela contratante é de R$ 150.

A seguradora, por sua vez, emite a apólice com tudo que ficou estabelecido e as coberturas previstas

Fale com a equipe da Genebra Seguros

Caso sua empresa já participe de concorrências ou sua você deseje ingressar nesse setor, procure a Genebra Seguros. Nossa equipe especializada fornecerá todas as informações e o suporte que sua empresa precisa para contratar o Seguro Garantia para Licitações.

Se você quer aprender mais sobre seguros e suas vantagens inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!