Categorias: Insurtech

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Nina Teixeira

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Para a contratação de uma apólice de seguros, a presença de um corretor é, muitas vezes, fundamental. Ele é o profissional que faz a intermediação entre a seguradora e o cliente, mas é preciso ficar claro que o corretor não trabalha para a seguradora. O corretor de seguros trabalha em uma corretora. 

Mas, afinal, o que faz uma corretora de seguros? De maneira simples, é o lugar que vende seguros. A corretora constitui-se como uma empresa que possui autorização legal para fazer a intermediação entre o cliente (segurado) e a companhia de seguros para a contratação de um serviço de seguro. É importante lembrar que o seguro é um serviço.

A profissão de corretor é regulamentada pela Lei Nº 4.594, de 29 de dezembro de 1964. O 1º artigo dessa lei diz que: “o corretor de seguros, seja pessoa física ou jurídica, é o intermediário legalmente autorizado a angariar e promover contratos de seguros, admitidos pela legislação vigente, entre as Sociedades de Seguros e as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado”.

 

Corretora não é seguradora

As companhias seguradoras são empresas que oferecem o serviço de seguro. Para funcionarem, elas precisam da autorização da Superintendência de Seguros Privados (Susep), a autarquia do governo federal que fiscaliza as companhias. 

Já as corretoras de seguro são as intermediárias, ou seja, é por meio delas que acontece a contratação do serviço. Os clientes pagam para as seguradoras assumirem o risco pela proteção de seus bens.

Portanto, a corretora de seguros ajuda o segurado no processo de contratar o serviço e em todas as questões que estejam relacionadas com esse contrato. Nesse processo, a corretora analisa os riscos para ajudar o cliente a encontrar o plano que seja mais favorável ao que ele precisa.

Depois do contrato assinado, a corretora é a representante oficial do cliente diante da seguradora para garantir que o contrato seja cumprido. Enquanto o contrato estiver vigorando, a corretora estará a postos para auxiliar o cliente no que ele precisar, desde dúvidas sobre o uso até pagamento de indenização em caso de sinistro.

 

Qual o papel de uma corretora de seguros?

O corretor de seguros, por meio de sua empresa, é o canal de distribuição do mercado de seguros. As seguradoras precisam desse profissional para vender seus produtos no mercado. 

Quando uma pessoa vai contratar um seguro por meio de uma corretora, ela precisa estar atenta para escolher uma empresa que tenha registro na Susep. No site da superintendência (www.susep.gov.br), é possível realizar uma pesquisa de registro para verificar se a corretora está autorizada a funcionar. É possível buscar pelo nome ou pelo CNPJ da empresa e até fazer a procura pelo tipo de seguro comercializado.

A corretora de seguros atua como intercessora a favor do segurado — tanto durante a negociação quanto durante o período de vigência do seguro. Os profissionais que atuam na corretora têm profundo conhecimento do mercado e dos produtos e, por isso, são aptos a explicar, de forma clara, as nuances do contrato para o cliente, esclarecer dúvidas e orientar sobre detalhes do seguro e sobre como o segurado pode ter um bom uso dos benefícios oferecidos pela apólice durante a vigência do contrato, assim como explicar o funcionamento da renovação.

Porém, a corretora de seguros não apenas vende apólices. Ela é uma espécie de consultoria, já que busca um seguro que seja mais adequado ao perfil do cliente, ou seja, coberturas que irão atender a necessidade do segurado e serviços atrelados. Basta pensar no seguro auto, por exemplo, o mais popular do país. 

É importante que o segurado tenha serviços como guincho (reboque), serviços de assistência 24 horas, seguro contra terceiros, cobertura de vidros, entre outras. Esse trabalho de assessoramento é fundamental para que o cliente possa também escolher a seguradora que mais tenha a ver com seu perfil. Isso é feito levando em consideração custo-benefício, coberturas e assistências. 

Por isso é importante enfatizar que o trabalho de uma corretora de seguros vai muito além da venda, pois tem o suporte e o acompanhamento que a empresa vai oferecer durante a vigência da apólice como, por exemplo, quando há necessidade de endossar a apólice. 

Quando isso acontece, o segurado precisa comunicar à corretora qualquer tipo de mudança de informações na apólice para fazer as alterações necessárias e mantê-lo seguro. 

Caso o segurado tenha um sinistro, uma boa corretora de seguros dá assessoria ao cliente para desenvolver o processo junto à seguradora. 

 

Qual é a importância da corretora?

O mercado de seguros cresce porque as pessoas buscam proteção dos riscos. Ninguém está livre de acidentes. É por isso que seguradoras e corretoras de seguros ganham destaque. Afinal, juntas, elas asseguram a proteção ao patrimônio e à vida desejada pelo consumidor.

Ajudar as pessoas a protegerem seus patrimônios conforme suas demandas e prioridades é, sem dúvidas, uma atividade muito importante. Além dos benefícios que são oferecidos pelo seguro, muitas corretoras costumam conseguir boas condições de pagamento, negociando valores que cabem no bolso dos clientes. Isso porque, muitas vezes, as corretoras conseguem negociar com as seguradoras preços que são benéficos aos clientes.

Esse é o trabalho feito pela Genebra Corretora de Seguros que faz uso da tecnologia para reduzir as ineficiências que acabam por provocar aumento nos preços e resultam em experiências frustrantes para as empresas. 

A Genebra é uma empresa regularizada e conta com uma equipe formada por especialistas que possuem ampla experiência no mundo corporativo e estão capacitados para avaliar e recomendar as melhores soluções disponíveis no mercado para proteção e multiplicação do patrimônio de seus clientes.

Dessa forma, a Genebra cumpre esse papel de oferecer soluções em todos os ramos de seguros para atender demandas complexas e que tratam o seguro como um investimento que permite ao cliente maximizar o crescimento empresarial com enfoque na exposição a riscos nas atividades em que possui vantagem competitiva. 

A Genebra tem parceria com as melhores seguradoras do Brasil e, também, do exterior, aumentando a capacidade de compreender as necessidades dos clientes para recomendar os melhores produtos, com as coberturas adequadas, que vão ao encontro da procura dos clientes.

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    Marketing da Genebra Seguros.