Categorias: Seguro de Vida

Author

Nina Teixeira

Share

O mercado de seguros oferece proteção para todas as fases da vida de uma pessoa. Desde o instante em que nascemos, já podemos ter uma apólice. Ainda na maternidade, nossos pais já podem comprar um plano de previdência privada, um seguro saúde ou um seguro de vida, só para dar largada. A previdência olha para o futuro e pode ser o planejamento para os estudos, por exemplo. Já um plano de capitalização pode ser uma forma de juntar recursos.

Como exemplos de seguros de pessoas – e, talvez, os principais, em termos de proteção –, é possível citar o seguro de vida, o seguro funeral, o seguro de acidentes pessoais, o seguro educacional, o seguro viagem, o seguro prestamista, o seguro de diária por internação hospitalar, o seguro desemprego (perda de renda) e o seguro de diária de incapacidade temporária. 

Esses são exemplos de proteções que podem ajudar uma pessoa a garantir a renda da família ou mesmo proteger os seus bens.

É importante entender que a contratação dos seguros de pessoas pode ser feita de maneira individual ou coletiva. Na forma coletiva, os segurados aderem a uma apólice contratada por um estipulante que representa os segurados perante a seguradora: um sindicato, uma entidade ou  uma empresa quando contrata um seguro de vida para os funcionários.

Veja a proteção oferecida por alguns desses produtos:

 

Seguro Funeral

O Seguro Funeral é considerado por muitos como um produto de entrada na proteção securitária devido ao seu baixo custo. No caso de falecimento do segurado, as despesas relativas ao funeral são reembolsadas, conforme descrição constante nas condições contratuais do seguro. 

As coberturas do Seguro Funeral poderão abranger o reembolso de despesas ou a prestação de um ou mais dos seguintes serviços: tratamento das formalidades para liberação do corpo, registro de óbito em cartório, atendimento e organização do funeral, sepultamento, cremação, locação e aquisição de jazigo, transporte do corpo até o Município da residência, caso o falecimento tenha ocorrido em Município diverso, ou outros serviços que estejam diretamente relacionados ao funeral.

 

Seguro Prestamista

O Seguro Prestamista cobre, total ou parcialmente, a obrigação financeira assumida pelo devedor até o limite do capital segurado contratado. Os planos de Seguro Prestamista podem oferecer uma ou mais coberturas de risco de pessoas como morte, invalidez, desemprego/perda de renda, doenças graves e/ou incapacidade temporária.

Quem recebe a indenização do seguro prestamista é o credor. O valor é limitado ao capital segurado contratado. A diferença entre a parcela da indenização devida ao credor e o capital segurado apurado na data do evento coberto, se houver, será paga ao próprio segurado ou ao segundo beneficiário indicado. Se não houver indicação do segundo beneficiário, serão beneficiados aqueles indicados por lei.

O Seguro Prestamista é uma proteção para se resguardar de imprevistos. Ele pode servir de ajuda para quem perdeu a renda e tem dívidas para pagar. Em caso de incapacidade física ou mesmo falecimento, demissões sem justa causa e invalidez por acidente, o Seguro Prestamista ajuda consumidores e familiares a arcarem com a quitação de dívidas.

 

Seguro Viagem 

Uma atitude importante na hora de planejar uma viagem é incluir um seguro. Claro que ninguém quer ter problemas quando o objetivo é descanso e diversão, por isso, investir em um Seguro Viagem é a garantia de momentos de tranquilidade.

Nessa modalidade, os segurados podem ser indenizados com o pagamento do valor contratado ou de reembolso, ou, ainda, de prestação de serviços no caso de ocorrência de riscos cobertos, durante período previamente determinado, nos termos estabelecidos nas condições contratuais.

Os planos de Seguro Viagem devem oferecer uma das seguintes coberturas básicas: regresso sanitário, traslado médico, despesas médicas, hospitalares e odontológicas, traslado de corpo, morte em viagem, morte acidental em viagem e invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem. No caso de viagem ao exterior, é obrigatória a contratação das coberturas de despesas médicas, hospitalares e odontológicas, traslado de corpo, regresso sanitário e traslado médico.

Eventos durante a viagem ao exterior ocasionados por acidente pessoal ou enfermidade súbita e aguda devem ter cobertura obrigatória de despesas médicas, hospitalares e odontológicas. Ficando de fora a oferta de cobertura, exclusivamente, para eventos ocasionados por acidentes pessoais.

Se estiver envolvido com a viagem foco do seguro contratado, outras coberturas podem ser disponibilizadas tais como perda ou roubo de bagagem, funeral, cancelamento de viagem e regresso antecipado.

 

Seguro Educacional

O estudo é fundamental na vida de uma pessoa e garantir esse benefício aos filhos é um investimento, sendo uma das principais preocupações das famílias. Arcar com os custos de uma boa educação é um desafio porque sempre existe o risco de acontecerem imprevistos. Porém, é possível ter uma maior segurança contratando o Seguro Educacional.

Na modalidade do Seguro Educacional, o responsável financeiro pelo estudante paga prêmios à seguradora e, em caso da ocorrência de algum evento coberto, como por exemplo, morte ou invalidez do responsável financeiro, o estudante recebe uma indenização para auxiliar o custeio das mensalidades. Dessa forma, a continuidade dos estudos fica garantida.

Ou seja, o objetivo desse seguro é ajudar no custeio das despesas com educação do beneficiário, em razão da ocorrência dos eventos cobertos. Ficam fora da modalidade educacional os seguros de acidentes pessoais que visem, exclusivamente, à cobertura de acidentes dos educandos durante a permanência no estabelecimento de ensino ou em seu trajeto.

 

Previdência Privada

Os planos de previdência privada funcionam como um seguro para o futuro, uma forma de complementar sua aposentadoria oficial. A previdência privada faz parte do planejamento financeiro individual, já que os investimentos em um plano de previdência devem ser considerados sagrados, pois têm um propósito específico. Corresponde, assim, a uma parcela dos investimentos que é intocável, aconteça o que acontecer, exceto para emergências. 

A ideia por trás de um plano de previdência privada é poupar agora, com o intuito de melhorar a renda futura com recursos compatíveis ao padrão de vida. A finalidade desse dinheiro é garantir um equilíbrio financeiro no futuro. A previdência privada é, sobretudo, um investimento de longo prazo.

A forma de resgatar e receber o dinheiro é uma decisão individual, sendo possível escolher parcelas mensais vitalícias, a chamada renda vitalícia. 

Enfim, podemos ver aqui uma pequena amostra de como o seguro pode estar presente na vida das pessoas protegendo e garantindo bem-estar em diversos momentos da vida.

Comentários

Leave A Comment

Cotação

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação.

    Sobre o Autor

    Nina Teixeira

    blank
    Marketing da Genebra Seguros.