Author

Nina Teixeira

Share

Participar de licitações é uma das alternativas para alavancar o faturamento com vendas de produtos e serviços em maior quantidade ao poder público. Para fechar o contrato, a empresa deve apresentar uma garantia do cumprimento da entrega, o que pode ser feito com um Seguro Garantia.

O Seguro Garantia é uma modalidade especial de seguro, criada para reduzir o risco do contratante em uma licitação. Existe mais de um tipo de seguro que se enquadra nesta modalidade; nosso foco aqui será no Seguro Garantia da execução.

Neste artigo, você vai descobrir como contratar um Seguro Garantia para que sua empresa possa aproveitar os benefícios de fechar contratos com o poder público, protegendo os interesses de todos os envolvidos.

Passo a passo da contratação

Antes de mais nada, você deve saber que existe mais de um tipo de Seguro Garantia. Por um lado, há o Seguro Garantia Licitação, ou Seguro Garantia da proposta. Ele está ligado a uma garantia que todos os participantes do processo devem apresentar para que sejam habilitados no processo. Sem essa garantia, a proposta da sua empresa não chega a ser avaliada.

Por outro lado, há o Seguro Garantia da execução. A contratação de um Seguro Garantia da execução só é realizada depois que a empresa vencedora das licitações é selecionada. Para realizar essa contratação, você precisa estar atento aos requisitos legais, especialmente aqueles trazidos pela Lei 14.133 de 2021.

Além disso, é preciso ficar atento às exigências básicas estabelecidas para a apólice no próprio edital da licitação. As informações mais importantes são o prazo de vigência e o valor mínimo. 

 

Em seguida, é hora de buscar uma corretora de seguros que possa oferecer o Seguro Garantia nas condições necessárias. Para realizar a cotação e a contratação da apólice, você precisará informar o CNPJ da empresa, o objeto e a modalidade da licitação, o número do edital e o número do processo, além do prazo de vigência e valor mínimo que devem ser observados.

Agilidade na emissão

Um aspecto muito importante na contratação de Seguro Garantia da execução é a agilidade na emissão da apólice. Afinal, quando a empresa busca a corretora de seguros para obter a apólice, a sua proposta já foi aceita pelo poder público, e existe um prazo limite para fechar o contrato.

Sempre é necessário algum tempo para avaliar a apólice e decidir pela contratação do seguro. Porém, depois que a decisão é tomada, o processo de emissão precisa ser tão ágil quanto possível. Dessa forma, você evita a possibilidade de perder a licitação por causa de um atraso no fechamento. 

Profissionais especializados

Outro fator que você deve avaliar é a equipe de profissionais da seguradora. Contar com o apoio de profissionais especializados faz toda a diferença, já que o Seguro Garantia é uma modalidade diferenciada e precisa observar regras específicas.

Ao contrário de seguros pessoais ou até mesmo outras modalidades de seguro empresarial, o Seguro Garantia só tem algum valor se ele estiver alinhado com as leis sobre licitações. 

Naturalmente, os profissionais que atuam diretamente com esse tipo de seguro precisam dominar o assunto, tanto para que a emissão das apólices seja feita dentro das normas, quanto para que os segurados possam contar com apoio, atendimento e orientação adequados.

Genebra Seguros: especialista em Seguro Garantia

A Genebra Seguros é especialista em Seguro Garantia e, por isso, a parceira ideal para oferecer a garantia que sua empresa precisa no fechamento de contratos com o poder público.

A emissão de apólice é realizada no mesmo dia da contratação do seguro. Com isso, você não precisa se preocupar em relação aos prazos. Além disso, as apólices têm custo acessível e ampla aceitação pelos órgãos públicos.

Além disso, a equipe da Genebra Seguros é composta por profissionais especializados, que entendem a fundo sobre licitações e sabem do que sua empresa precisa na hora de contratar um seguro garantia. 

Assim, você conta com apoio em todos os momentos, desde a decisão de contratação da apólice até o seu vencimento. Você recebe atendimento para todas as suas dúvidas a qualquer momento e, caso seja necessário acionar o sinistro, tem a orientação necessária sobre como proceder corretamente. 

Neste artigo, você viu como é realizada a contratação de um Seguro Garantia. Ficou com dúvidas? Agende uma reunião com um de nossos especialistas!

Comentários

Leave A Comment

Cotação

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação.

    Sobre o Autor

    Nina Teixeira

    blank
    Marketing da Genebra Seguros.