Author

Genebra Seguros

Share

Seguro Demolição cobre colapsos acidentais, erros de execução e impactos em estruturas vizinhas durante o processo de demolição.

A demolição de uma edificação torna-se necessária quando a construção não oferece mais condições adequadas de uso, sua segurança está comprometida ou há algum tipo de irregularidade legal. Na maioria dos casos, sua principal motivação é o risco estrutural, como falhas graves na fundação, comprometimento da estrutura, danos causados por incêndios, enchentes ou outros eventos que tornem o imóvel inseguro e inviável para recuperação. Por sua vez, o próprio processo de demolição também envolve diversos riscos, como desabamento não controlado, colapso de estruturas vizinhas, instabilidade do solo e outros, além dos riscos aos trabalhadores da obra. Por isso, atualmente, muitos seguros de riscos de engenharia cobrem casos de demolição.

Em muitos contextos urbanos, o Seguro Demolição é obrigatório. Para algumas seguradoras, esta é uma cobertura adicional vinculada ao Seguro de Riscos de Engenharia, enquanto outras o aceitam como risco principal.

O que o Seguro de Riscos de Engenharia cobre

O Seguro para Riscos de Engenharia garante a cobertura de danos materiais súbitos e imprevistos ocorridos durante a execução de obras civis, instalação e montagem de equipamentos, incluindo erros de execução, falhas de materiais e acidentes durante a obra. A apólice pode abranger o período de construção, testes e, quando contratado, manutenção, sendo ajustada conforme o tipo de obra, valores segurados, cronograma e coberturas adicionais, como responsabilidade civil e etapas específicas.

Sua cobertura básica inclui:

  • Incêndio, queda de raio e explosão
  • Eventos da natureza (vendaval, granizo, alagamento, desmoronamento, etc.)
  • Erro de execução, imperícia ou negligência
  • Acidentes na obra (queda de estruturas, andaimes, equipamentos e materiais)
  • Danos elétricos decorrentes de curto-circuito relacionados à obra

A cobertura básica do Seguro de Riscos de Engenharia, portanto, exclui riscos de demolição e se limita a danos materiais. Contudo, há uma cobertura adicional específica para riscos de demolição, proporcionando proteção financeira, jurídica e operacional àqueles que trabalham em obras que envolvem esse tipo de trabalho.

Segundo Jéssica Nuances, especialista em seguro para riscos de engenharia na Genebra Seguros, “as maiores consequências para as empresas que executam qualquer obra sem a cobertura adequada são, principalmente, os impactos financeiros, sejam eles por conta de multas por falta do seguro, quanto por indenizações que podem vir a ocorrer por conta de acidentes, perda de lucro próprio ou de terceiros, despesas extraordinárias, erros de projetos e outros problemas que podem ocorrer e ocasionar gastos.”

O que o Seguro Demolição cobre

O Seguro Demolição, geralmente contratado como cláusula ou extensão do Seguro de Riscos de Engenharia, inclui colapsos acidentais e impactos em estruturas adjacentes, desde que a atividade esteja previamente declarada.

O Seguro Demolição inclui:

  • Danos materiais durante a demolição
  • Acidentes causados por queda de estruturas
  • Danos a imóveis vizinhos
  • Erros de execução
  • Eventos súbitos e imprevistos

Além disso, Nunes explica que a cobertura “protege o construtor, pois transfere o impacto financeiro parcial ou totalmente para a seguradora, e beneficia terceiros com ressarcimento de prejuízos que possam vir a ser causados”.

Há ainda a possibilidade de adicionar uma cobertura adicional de responsabilidade civil. Por vezes, esse adicional é obrigatório, posto que a demolição traz riscos como danos a imóveis vizinhos, acidentes com terceiros e danos a bens materiais. Vale ressaltar, porém, que o produto não cobre desgaste natural, erros de projeto previamente conhecidos, prejuízos indiretos e demolição por exigência legal sem sinistro.

Vantagens do seguro demolição

Atualmente, tanto no setor público como no privado, há licitações e grandes contratos de obra que já exigem a contratação desse seguro para que a obra seja iniciada, o que aumentou a procura pelo produto.

As vantagens dessa cobertura são:

  • Redução do impacto financeiro de erros de execução ou falhas operacionais
  • Atendimento às exigências contratuais e legais do projeto
  • Maior segurança para a construtora, empreiteiros e responsáveis técnicos
  • Apoio especializado na regulação de sinistros
  • Continuidade da obra sem comprometer o caixa em caso de acidente

Na contratação, inicialmente é feita uma análise técnica do risco. Em seguida, definem-se as coberturas adequadas para a obra ou demolição e se inclui apoio especializado em caso de sinistro. É de extrema importância que a demolição seja mencionada no momento da contratação, pois há seguradoras que excluem tal risco.

Nunes encerra dizendo que “o Seguro de Riscos de Engenharia para demolição é um diferencial que evidencia a preocupação das construtoras e dos contratantes com a segurança financeira, tanto em relação a terceiros quanto à própria obra. A contratação desse seguro reforça a responsabilidade da empresa, aumenta a segurança das operações e agrega credibilidade perante clientes e parceiros.”

Comentários

Leave A Comment

Cotação

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação.

    Sobre o Autor

    Genebra Seguros

    blank
    A Genebra Seguros é uma corretora especializada na gestão de riscos complexos. A empresa atende clientes em todo o Brasil e possui foco no mercado corporativo.