Author

Nina Teixeira

Share

Riscos de engenharia: desafios para construtoras e empreiteiras

Riscos de engenharia podem impactar a continuidade de operações e gerar significativos prejuízos financeiros

Construtora e empreiteira terão de indenizar um pedestre atingido por uma viga de madeira de 10 kg enquanto caminhava em Itapema (SC). O material caiu de uma altura de 12 metros de uma edificação em construção na região central da cidade. O pagamento de R$ 8 mil por danos morais teve determinação da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Segundo um portal de notícias da região, o homem atingido ficou 30 dias afastado do trabalho, além de ter sofrido perda auditiva leve e irreversível no ouvido direito.

Mas esse trata-se de apenas um dos vários riscos existentes para quem atua com reformas, obras, construção civil em geral, além da prestação de serviços de engenharia. A mesma ressalva também se aplica durante a execução de uma licitação pública.

Outro exemplo tem relação com os lucros cessantes em estabelecimentos prejudicados por conta de obras realizadas em suas redondezas. O caso de um posto de combustíveis que pediu R$ 15,2 milhões em indenização por prejuízos decorrentes de uma obra, em Londrina (PR), ilustra bem este tipo de situação. O estabelecimento ingressou com ação na Justiça contra a prefeitura e contra a empresa responsável pela construção de uma trincheira na região. Na petição, o posto alegou que as vendas caíram cerca de 40% nos dois primeiros anos de interdição no fluxo em diversas vias da localidade. Segundo a Rádio CBN, pelo menos cinco empresas fecharam as portas ou se mudaram por conta do bloqueio.

Riscos de engenharia

Nesse sentido, cabe ressaltar que a engenharia tem contribuído constantemente com o desenvolvimento da sociedade. Os avanços tecnológicos, por exemplo, têm possibilitado a construção de obras e empreendimentos cada vez mais complexos em velocidade cada vez menor.

Entretanto, em mesma escala, cresce o desafio em lidar com uma série de riscos enfrentados pelo segmento no exercício de suas atividades. Além dos casos apresentados anteriormente, empresas do ramo têm de avaliar e mensurar os impactos significativos de problemas estruturais e de construção, além de riscos geotécnicos, de segurança, impacto ambiental e até mesmo de cibersegurança.

Impactos das obras

No caso dos riscos estruturais, erros de projeto, falhas de materiais, técnicas de construção inadequadas ou falta de manutenção podem resultar em colapsos catastróficos. Portanto, além do risco da perda de vidas humanas, tais incidentes podem causar danos ambientais, econômicos e sociais de longa duração.

Outro ponto a ser considerado por construtoras e empreiteiras tem relação com a estabilidade do solo e das rochas. Deslizamentos de terra, afundamentos, erosão e instabilidade do terreno são alguns dos riscos enfrentados por projetos de engenharia, especialmente em áreas propensas a desastres naturais. A falta de consideração adequada desses riscos pode levar a acidentes graves e interrupções em infraestruturas essenciais.

Todavia, o mau funcionamento de sistemas de segurança e negligência humana também precisam de atenção. Por isso, os engenheiros têm de considerar cuidadosamente todos os aspectos de segurança durante a concepção, construção e operação de projetos.

Comentários

Leave A Comment

Cotação

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação.

    Sobre o Autor

    Nina Teixeira

    blank
    Marketing da Genebra Seguros.