A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), os Correios, é uma instituição pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências em todo o Brasil. Se você tem interesse em se tornar um fornecedor dos Correios, é preciso entender de que forma as concorrências são abertas e como é possível concorrer.

Para a realização de suas licitações, os Correios utilizam o sistema digital do Banco do Brasil, o Licitações-e. Nele, todas as etapas do certame, desde a abertura, consulta dos editais, cadastro, até lances e homologações, são executadas em um ambiente digital.

Vale destacar que todas as concorrências dos Correios são promovidas com o intermédio do banco são regidos pela Lei das Estatais (13.303) sancionada em 2016 e que estabelece regras mais claras e rígidas para as empresas públicas e sociedades de economia mista brasileiras em relação a compras, licitações, entre outros itens.

Acompanhe no artigo abaixo todos os detalhes de como participar dos certames do Correio.

Como se tornar um fornecedor dos Correios

As licitações promovidas pelos Correios são realizadas no Licitações-e, mas podem ser consultadas no próprio site da empresa estatal.

Como consultar as licitações no site dos Correios (http://www.correios.com.br/), é preciso clicar no ícone “Acesso à Informação” e, na tela seguinte, no ícone “Institucional”.

como se tornar fornecedor dos correios

Em seguida, basta clicar em “Licitações” e Contratos” no canto esquerdo da tela.

Na nova página será possível encontrar todas as informações e orientações necessárias para se tornar um fornecedor dos Correios, entre elas a Cartilha de Orientação de Acesso às Licitações e Contratos, bem como o Regulamento Completo das Licitações dos Correios.

como se tornar fornecedor dos correios

Nessa mesma tela, para consultar as concorrências abertas, em andamento, homologas entre outras, basta clicar “Licitações” e, em seguida, em “Licitações Correios”.

Na próxima tela o licitante acessará todos os certames, sendo possível fazer busca pela situação das licitações, modalidade e até por nome da cidade da superintendência que está fazendo a contratação.

como se tornar fornecedor dos correios

Ao clicar na concorrência que deseja participar, o licitante já será automaticamente encaminhado para o Licitações-e, do Banco do Brasil, onde será necessário se cadastrar para dar prosseguimento ao processo.

Cadastramento no Licitações-e para se tornar um fornecedor dos Correios

Para utilizar o Licitações-e (www.licitacoes-e.com.br), a instituição exige que o fornecedor faça sua adesão e cadastre seus representantes. Esse processo deve se dar pessoalmente nas agências bancárias e apresenta algumas diferenças no caso de potenciais fornecedores que já são correntistas.

Como se cadastrar quando a empresa é correntista do Banco do Brasil

Se a empresa já possui conta aberta, é preciso ir até a sua agência de relacionamento e solicitar seu registro no sistema de licitações. De acordo com o banco, será solicitada a assinatura de termo de adesão ao regulamento e a nomeação de representantes (pessoa física), que serão registrados no sistema e reconhecidos como legítimos para realizarem negócios em seu nome e sob sua responsabilidade (Termo de Nomeação de Representante).

Nos casos em que eles não sejam correntistas do Banco, deverão fornecer original e cópia da identidade, do CPF e comprovante de residência.

Como se cadastrar não sendo uma empresa correntista do Banco do Brasil?

A orientação é que o fornecedor vá até qualquer agência do Banco do Brasil e solicite seu registro no sistema. É preciso fornecer original e cópia do Contrato Social da empresa, do CNPJ e dos documentos pessoais dos sócios; firmar Termo de Adesão ao Regulamento e nomear representantes (pessoa física), que serão registrados no sistema e reconhecidos como legítimos para realizarem negócios em seu nome e sob sua responsabilidade (Termo de Nomeação de Representante). Nos casos em que eles também não sejam correntistas do Banco, deverão fornecer cópia e original da identidade, do CPF e comprovante de residência.

O Termo de Adesão ao Regulamento e o Termo de Nomeação de Representante podem ser obtidos na página do Licitações-e, na Internet, opção “Solicitação de Credenciamento no Licitações”, ou diretamente nas agências do Banco.

A partir do cadastramento, o fornecedor e seus representantes estarão habilitados para participarem das concorrências.

Próximos passos para se tornar um fornecedor dos Correios

Após o cadastramento, o usuário e seus representantes legais deverão criar uma senha para ter acesso ao sistema Licitações-e pelos endereços eletrônicos www.licitacoes-e.com.br ou por intermédio do portal www.bb.com.br

Na página, ao clicar em “Acompanhando as licitações”, você poderá consultar todas licitações do Banco do Brasil que estão abertas, em andamento, homologadas, concluídas, suspensas, entre outras. Para encontrá-las, basta fazer a busca pelo nome da instituição no filtro disponível.

blank

Quem pode participar do Licitações-e

Fornecedores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, podem registrar propostas e efetuar lances. Para se tornar um fornecedor do Banco do Brasil as exigências como faturamento, tipo da empresa, valor de patrimônio e atividade econômica, variam conforme a concorrência. As mesmas devem ser consultadas no edital.

Os setores público ou privado, por intermédio de qualquer órgão credenciado, poderão registrar ofertas de aquisição de bens ou contratação de serviços.

Benefícios do Licitações-e para o fornecedor

– Participação nas licitações públicas, sem a necessidade de deslocamentos, reduzindo custos;

– Acompanhamento da negociação via Internet;

– Segurança, agilidade e modernidade;

– Linhas de crédito BB (BB Giro Rápido, Crédito a Fornecedor, entre outras).

Como funciona o sistema Licitações-e

Toda a negociação promovida no Licitações-e é realizada na Internet. Os interessados precisam contar apenas com um computador, acesso à Internet, e-mail). O cliente comprador, previamente credenciado junto ao Banco do Brasil, registra no sistema,