Em maio deste ano, a HDI Seguros realizou a compra das linhas de Automóvel, Vida, Empresarial, Residencial, Habitacional e Condomínio da SOMPO. Com a aquisição, a HDI passa a ocupar a 7ª posição no ranking geral de seguros – no ramo de Automóvel, passa da 6ª para a 4ª posição, no ramo Residencial, da 8ª para a 6ª posição e, no Empresarial, da 8ª para a 2ª posição em market share.  

O movimento faz parte da estratégia de negócios da HDI, que está atenta às oportunidades do mercado, focando em se tornar ainda mais forte e centrada nas necessidades dos clientes e corretores. A aquisição trará ganhos de escala para a seguradora, além de melhores produtos e condições para corretores, assessorias, parceiros e clientes. Também ampliará seu alcance e diversificará seu portfólio, o que resulta em uma maior capacidade para oferecer  variadas soluções em seguros aos clientes. 

Na ocasião da aquisição, Eduardo Dal Ri, CEO da HDI Seguros, disse que a operação veio num momento em que a companhia buscava ampliar a sua atuação no mercado. “Estamos adquirindo um negócio com uma grande carteira de clientes e, como consequência, esperamos ter um aumento no número de corretores parceiros também – nosso principal e mais importante canal de vendas. Além disso, a decisão de compra mostra o quanto o Grupo Talanx, do qual fazemos parte, acredita no potencial de negócios do Brasil, o que nos deixa ainda mais confiantes para seguir em frente com nossas estratégias de crescimento”. 

A HDI Seguros aumentará o seu prêmio emitido em R$ 1.8 bilhão, alçando, aproximadamente, a marca de R$ 5.5 bilhões. Nicolas Masjuan, Head de LATAM da HDI International AG, acrescenta que “a aquisição no Brasil, principal mercado estratégico da companhia, fortalece também nossa posição em regiões-chave, especialmente em São Paulo, a maior cidade do País. Além disso, conseguimos obter sinergias significativas combinando o negócio da Sompo com o nosso já existente no Brasil”. 

Eduardo Dal Ri, CEO da HDI, disse ainda que a companhia tem uma visão clara do setor e que o foco é no longo prazo. “Por isso investimos nessa operação da Sompo e diversificamos as nossas carteiras. Nosso objetivo é nos tornarmos líderes em qualidade entre os corretores e clientes”.

Com a aquisição, a HDI passa a ter 1,9 milhão de clientes de seguros de Vida no segmento de PME’s. Além disso, a seguradora vai proteger 1,1 milhão de moradias e empresas através do seguro Residencial e Empresarial. O market share da companhia no seguro Automóvel irá subir 11,1%, alcançando a marca de 2,3 milhões de veículos segurados. De acordo com o executivo, apesar da organização ter o prazo de 3 anos para completar os trâmites legais e assumir integralmente a operação, a companhia já está se preparando para atender a maior demanda dos clientes e dos parceiros.

Até a conclusão da transação – sujeita às aprovações regulatórias do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e da Agência de Serviços Financeiros do Japão –, a HDI e a SOMPO continuarão o seu trabalho sem mudanças nas ofertas de produtos e serviços. As relações comerciais também seguem inalteradas e a administração das seguradoras continua de maneira independente.  

Além de diversificar a carteira de seguros da companhia, a operação também vai colaborar para a expansão territorial da HDI. A partir de agora, a seguradora passa a contar com 78 filiais, 6 regionais comerciais, 38 Bate-Prontos (centrais de atendimento em casos de sinistros) e 30,2 mil corretores parceiros. 

Na carteira de Auto, a expectativa é que, agora, a seguradora invista em produtos mais acessíveis para que mais pessoas passem a ter o veículo protegido. Eduardo Dal Ri também aponta que a companhia realizará campanhas para reforçar seu relacionamento com os corretores: “Gostamos de estar próximos desses parceiros, afinal, nós vendemos não apenas uma apólice de seguro, mas toda uma experiência para o cliente. São eles que lidam diariamente com o segurado e reafirmam a qualidade dos nossos serviços”.

Atualmente, o principal produto da companhia é o HDI Auto Perfil, um seguro que ganhou amplo reconhecimento, mas Dal Ri diz que a marca registrada continua sendo o HDI Bate-Pronto, um sistema de atendimento de sinistros extremamente ágil e focado na eficiência.

História da HDI Seguros 

Em 1903, em Frankfurt, nascia a HDI Seguros e a Haftpflichtverband der Deutschen Industrie rapidamente se posicionou entre os três maiores grupos seguradores da Alemanha.

Em 1996, a organização passou por uma importante transformação, assumindo como holding uma empresa jovem e dinâmica – a Talanx. Com o alinhamento de sua estrutura, consolidou-se como um grupo multimarca, flexível e com capital forte o bastante para fazer frente a um mercado altamente competitivo.

Conceituado como AA (muito forte) pela Standard & Poor’s, e A+ (superior) pela A.M. Best, ambas importantes empresas de análise financeira, hoje o Grupo HDI, através de sua área internacional, Talanx International AG, está presente em diversos países que reconhecem sua estrutura organizacional como sólida e renomada.

Todo esse sucesso é fruto de um pensamento básico: para o grupo, seu maior patrimônio é o relacionamento com seus clientes. Por isso, os profissionais da HDI são altamente especializados na análise caso a caso, considerando o estilo de vida, cultura, condições socioeconômicas e riscos ambientais de forma a oferecer soluções para pessoas de origens diferentes, mas com um desejo em comum: proteção.

A HDI chegou ao Brasil em 1980 e fundou mais de 60 filiais e escritórios em várias cidades do país, sempre se adequando às exigências do mercado nacional.

Os valores da empresa estão baseados na mentalidade e ação empreendedora dentro do grupo. Por isso, o trabalho desenvolvido pelos colaboradores tem como objetivo a solução de problemas da forma mais simplificada possível.

Outro item importante dentro da HDI é que o trabalho em equipe e o respeito constituem a base para a confiança mútua. O foco total no cliente é ainda outro fator essencial. O cliente é tratado com respeito e consideração, levando em conta suas necessidades. Isso se aplica tanto aos nossos clientes externos – parceiros de negócios e clientes finais – quanto aos clientes internos – nossos colegas e colaboradores. O propósito é encontrar possibilidades comuns, de maneira a equilibrar interesses individuais.

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    Sobre o Autor

    Nina Teixeira

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    Marketing da Genebra Seguros.