Presente no Brasil há mais de 115 anos, a Allianz Seguros atua em ramos elementares e em saúde empresarial, estando presente em todo o território nacional por meio de 72 filiais, além de 62 assessorias e 42 mil corretores de seguros em todo o país. A Allianz Seguros é uma das líderes no setor de Ramos Elementares, 2ª em Automóvel e 1ª em Condomínio.

A seguradora ainda detém o direito de nomear o Allianz Parque, a arena multiuso do Palmeiras que, desde sua inauguração, em novembro de 2014, já recebeu mais de 10 milhões de pessoas.

O atendimento ao cliente oferecido pela CAOA CHERY e a CAOA Montadora, em parceria com a Allianz Partners Brasil, empresa líder em assistência 24 horas e seguro-viagem, foi reconhecido pelo Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente nas categorias Automóveis e Automóveis de Luxo. Em sua 23ª edição, a premiação homenageia as empresas que se destacam no suporte ao cliente por meio dos mais diversos canais, como telefone, e-mail, chat e mídias sociais.

Parceira da Allianz Partners Brasil desde 2014, a CAOA Montadora recebeu a premiação na categoria automóveis de luxo pela terceira vez. Já a CAOA CHERY, que está no país há apenas cinco anos e é parceira da Allianz Partners há três anos, recebeu pela primeira vez o selo Consumidor Moderno na categoria automóveis. As duas empresas contam com a parceria da equipe de atendimento da Allianz Partners Brasil. 

Assim como em outros aspectos, o setor de seguros vive em constantes mudanças, muitas delas provocadas por novas legislações, novas tecnologias ou pelos consumidores e corretores de seguros. A Allianz Seguros deu um salto em inovação com foco na melhoria e simplificação de sua jornada digital. 

A companhia buscou levar mais autonomia para os clientes, que agora acessam seus dados e interagem com a Allianz de forma mais simples, rápida e fácil. Uma das propostas é o aplicativo Allianz Cliente Auto. Com ele, o cliente acessa sua carteirinha digital e os dados do seu seguro, consulta e regulariza seus pagamentos, acessa os benefícios do clube de descontos e muito mais. 

Outra novidade que a Allianz trouxe ao mercado foi o acionamento de serviços de assistência 24 horas pelo WhatsApp, em que os segurados de automóvel podem solicitar reboque, socorro mecânico e auxílio pane elétrica/bateria para veículos de passeio e picapes. O atendimento é realizado de forma 100% digital. A interação com uma equipe de analistas ocorre sempre que necessário, sem que o cliente precise sair do WhatsApp.

Também foram implementadas inovações para os corretores, como é o caso do Frota Fácil Digital, um sucesso entre os profissionais. O produto oferece como diferenciais os processos de cotação, emissão e vistoria 100% digitais, garantindo simplicidade, agilidade e conectividade ao trabalho dos parceiros de negócios. 

Além disso, ele tem o sistema de preenchimento inteligente, que carrega automaticamente os dados do veículo por meio de decodificador de placa e chassi, com opções para carga massiva ou item a item, para cotações de três a 60 veículos.

A companhia deve lançar ainda um aplicativo de telemetria, o auto.vc, em que as pessoas (clientes ou não), baixarão o app e, dependendo da sua forma de condução do veículo, poderão ter desconto na contratação do seguro auto, além de outros benefícios. 

A expectativa é que, em breve, ainda sejam criadas ferramentas que permitam ao cliente uma vistoria digital, o que deve tornar o processo mais ágil e flexível. 

Corretores de seguros

Com a premissa de ouvir o cliente e o corretor de seguros, a Allianz Seguros tem implementado mudanças para melhorar as formas de fechar negócios e a experiência do segurado. Os investimentos são dedicados à comunicação com os parceiros nos processos de regulação de sinistros e em acessibilidade digital.

No segmento de saúde, a Allianz passou a aceitar três vidas, além de promover a ampliação da rede de prestadores, inclusive, o produto digital também facilita a declaração pessoal de saúde (DPS). A companhia aposta na carteira de Saúde para os próximos meses, considerando que a rede de atendimento credenciada Allianz na região engloba os principais hospitais, laboratórios e clínicas. 

As melhorias também foram implementadas nos segmentos de automóvel e massificados. Um exemplo  é o lançamento do aplicativo Auto.você, em que os segurados recebem desconto com base no comportamento como motorista.

Além disso, a companhia está com renovações práticas no auto frota, o que aumentou o limite de aceitação para auto e caminhão para R$ 1 milhão.

A Allianz Seguros também investe no aprimoramento do atendimento. Recentemente denominada “Filial Campinas Jundiaí”, a unidade passou a atender a região de Jundiaí e tem investido no aprimoramento do atendimento, na capacitação do canal de distribuição e na diversificação do portfólio Allianz. Hoje, a filial atende cerca de 850 Corretores de Seguros (sendo 230 deles somente da região metropolitana de Jundiaí) por meio de uma equipe formada por dez accounts e duas assessorias.

Por isso, a seguradora segue promovendo treinamentos aos parceiros de negócios sobre os diferenciais da solução Allianz Saúde e investindo, ainda, na qualificação do suporte comercial. Entre os principais produtos da seguradora voltados à carteira de Saúde estão Allianz Saúde PME, voltado para pequenas e médias empresas a partir de 3 vidas, e Allianz Saúde – PME 50, ofertado às empresas de 50 a 199 vidas.

Também estarão entre as prioridades da Allianz os ramos de Automóvel, Transportes, Rural e Massificados – com ênfase em seguro Empresarial, o que se dá pela presença maciça de empresas de diferentes setores, de todos os portes e atividades comerciais. 

No primeiro quadrimestre de 2022, a filial Campinas Jundiaí obteve um crescimento local acima de 30% em seguros corporativos e alta de mais de 20% na carteira de Vida. A expectativa é de consolidar junto aos corretores o modelo de negócios Allianz: de ser uma seguradora mais simples e desejada pelos segurados.

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    Sobre o Autor

    Nina Teixeira

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    Marketing da Genebra Seguros.