Categorias: Insurtech

Author

Nina Teixeira

Share

As insurtechs são fintechs especializadas em seguros. Possuem o objetivo de aprimorar a busca, contratação ou cancelamento de qualquer seguro adquirido. O termo insurtech foi concebido da contração de dois vocábulos pertencentes à língua inglesa: 

INSURance (seguro); e TECHnology (tecnologia).

A contratação de uma seguradora tradicional pode ser burocrática e inflexível, vez que, exige que o indivíduo disponibilize de tempo para apresentar documentos de difícil acesso, assinar contratos presenciais e até reconhecer firma em cartório, o que confere gastos financeiros ainda maiores. Estes e outros fatores negativos, conduzem alguns possíveis clientes a desistirem da contratação convencional.

Atualmente, as empresas de seguro, que são aliadas às insurtechs, possuem automatização nas operações, modernização nas plataformas e melhoramento nos processos empresariais. Objetivando uma aperfeiçoar-se na economia de tempo, as startups possuem filtros para que o cliente possa encontrar, de maneira mais rápida e eficaz, o seguro ideal.

Diante deste cenário, as insurtechs, têm trazido agilidade e flexibilidade para os usuários encontrarem a melhor seguradora, desprendendo o mínimo de tempo possível e facilitando a contratação pelos meios digitais.

Quando foram criadas as insurtechs?

Não é possível definir, especificamente, qual foi a primeira insurtech a ser desenvolvida. Essas startups começaram a ganhar notoriedade há pouco mais de 10 anos. E, desde então, as insurtechs têm acabado com os processos longos ao efetuarem a contratação de um seguro.

A otimização das atividades de contratação é um dos principais fatores que contribuem com o sucesso das insurtechs. Assim, em poucos segundos de buscas, é possível obter orçamentos das mais diversas seguradoras nacionais e internacionais.

Como se comporta o mercado de insurtechs no Brasil?

É cediço que o mercado inovador e tecnológico de seguros tem crescido de maneira exorbitante. De igual modo, multiplicam-se diariamente, o surgimento desta espécie de organização. De acordo com uma pesquisa elaborada pela KPMG, entre os anos de 2018 e 2019, houve uma expansão de 47% na quantidade de insurtechs. 

Até o início de 2021, foram contabilizadas 113 startups seguradoras no Brasil. Elas operam em 4 segmentos:

  • Resolução de problemas (48%);

  • Produtos e distribuição (31%);

  • Comparação (14%); e

  • Serviço adicional (7%).

Os dados revelam que a maior concentração das insurtechs está no Sudeste, obtendo quase 3/4 das existentes na nossa República. A maioria está em São Paulo. Apenas 15 dessas 113 startups atingem R$ 25 milhões de receita. E, 66% de 113 não passam dos R$ 5 milhões. 

Outro dado importante a ser mencionado, é de que 70% dessas empresas possuem até 20 funcionários. Porém, devido a alta demanda de seguros, as insurtechs tendem a crescer, consideravelmente, nos próximos anos.

Como as insurtechs impactam o mercado de seguros?

As insurtechs oferecem aos clientes total liberdade e controle nos serviços adquiridos, proporcionando, com isso, autonomia. É inquestionável o beneficio trazido aos consumidores da digitalização dos processos. 

O que confere a possibilidade das seguradoras oferecerem serviços personalizados, possibilitando que o consumidor possa ter suas reais necessidades atendidas. Vale ressaltar que os clientes podem ser tanto pessoa física, quanto pessoa jurídica.

Ademais, importa destacar a inteligência de gestão de dados que permite a coleta, compilação, armazenamento e comparações de produtos e serviços adquiridos e pesquisados pelo consumidor. As informações absorvidas fazem com que as seguradoras possam traçar novas estratégias de fomenta a captura destes potenciais clientes.

Quais são os benefícios das insurtechs?

Você sabe quais são os benefícios das insurtechs? Instrua-se abaixo:

Não restam dúvidas que a popularização de produtos das seguradoras tem tido grande influência da atuação das insurtechs, que têm beneficiado o consumidor moderno que está sem tempo e a todo momento conectado nas plataformas digitais.

Comentários

Leave A Comment

Cotação

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação.

    Sobre o Autor

    Nina Teixeira

    blank
    Marketing da Genebra Seguros.