Managing General Agent – MGA é uma sigla formada por palavras da língua inglesa, que significa: Agente Administrativo Geral. É uma agência com especialização em seguros que detém soberania de assinatura para as seguradoras.

Um Agente Administrativo Geral possui as seguintes obrigações:

  • Criação e modernização dos serviços;

  • Assinatura;

  • Negociação de comissões;

  • Emissão de apólices e endossos;

  • Análise de sinistros;

  • Definir os valores;

  • Entre outras.

O MGA é responsável por administrar os seguros pertencentes a uma seguradora. Também, realiza a intermediação entre segurado, corretor, seguradora e resseguro.

Vanessa Mendonça, diretora da Marketing & Branding da Albatroz MGA explicou que:

“Trabalhar com um MGA é benéfico para as seguradoras por possuir estrutura e experiência que as vezes podem não haver na sua matriz e/ou escritórios da região, e também por causa do alto custo para o desenvolvimento de sistemas internamente. 

O MGA também pode abrir negócios em áreas geograficamente isoladas, ou seja, traz capilaridade. Uma pequena cidade ou região pode não justificar a abertura de uma filial para uma seguradora, mas trabalhar com um MGA nessa área fornece à empresa acesso a novos clientes”.

Importa destacar que existem outras funções desempenhadas por um MGA. Dentre elas, há o objetivo de trazer mais tecnologias para a seguradora, tal como, uma plataforma online que entrega mais agilidade no processo de cotação dos seguros, por exemplo. 

Com isso, o corretor que é independente consegue melhorar os serviços prestados. Pois, devido à plataforma estar ligada a seguradora por meio digital, os clientes têm maior segurança para adquirir os seguros.

Os corretores, assim como as seguradoras, se beneficiam da experiência técnica que garante o acesso a produtos e valores mais acessíveis, pelos quais, jamais conseguiriam obter.

Vanessa explica que:

“A plataforma da Albatroz MGA foi criada com o foco voltado para o dia a dia dos corretores. Ela detém ferramentas que permitem otimizar os processos e visam beneficiar com eficiência todos as partes: corretor, seguradora e segurado”.

Você sabia que, antes das MGA´s, as cotações demoravam três dias para que pudessem ser levadas aos corretores? Por algumas vezes, esse prazo estendia-se a mais de 1 semana. Felizmente, a plataforma da Albatroz MGA possibilita a entrega das propostas aos corretores em 5 minutos.

As plataformas usadas oferecem inúmeros benefícios para a empresa, podendo colacionar:

  • Cadastramento de Corretor;

  • Cotar os ramos de transportes;

  • Incluir Beneficiários para apólice de agente de carga;

  • Emitir Certificado de Cobertura;

  • Emitir carta DDR;

  • Faturamento;

  • Emitir apólices;

  • Emitir de Endossos;

  • Acompanhar prêmios pendentes;

  • Emitir cartas, sendo elas: cartas de adimplências, inadimplências, cancelamentos, etc;

  • Relatório exclusivo para gerenciar a grade dos corretores.

Quando foram criadas as primeiras MGA’s?

Entre 1890 e 1910 as seguradoras que eram do Leste dos Estados Unidos, tinham a ambição de expandir seus negócios para o Oeste. Entretanto, não possuíam capital para a abertura de escritórios nessa nova região. A maioria das seguradoras do leste, situavam-se em Nova York.

Percebendo a necessidade de expansão da área, um MGA ofereceu lugares para as seguradoras se alocarem. Com isso, essas empresas foram capazes de oferecer atendimentos às apólices e sinistros dos clientes do leste. 

Devido ao avanço da tecnologia, as seguradoras passaram a deixar de usar esses locais oferecidos pelos MGA’s. Pois, muitos problemas e burocracias associadas à mudança geográfica, foram superadas com a modernização tecnológica.

Com o passar dos anos, as seguradoras se fortaleceram devido ao crescimento da demanda. Atualmente, um Agente Administrativo Geral tem a função de minimizar as despesas e maximizar os lucros das seguradoras.

Qual foi a primeira MGA criada no Brasil?

A agência que deu início ao ramo no país foi a Albatroz MGA. Seu objetivo é oferecer otimização das operações e a desburocratização dos trâmites existentes para contratar seguros voltados ao transporte.

Tiveram testes na plataforma da Albatroz MGA, e logo após, a agência fechou seu 1º contrato com a Essor Seguros, terceirizada do grupo Scor, que detém o posto de 4º maior ressegurador do planeta.

Sendo assim, a agência é responsável pela administração dos negócios da Essor Seguros e, também, realiza a função de intermediar segurado, seguradora, assessoria e corretores de seguros e resseguros. 

Atualmente, a plataforma concilia a Internet das Coisas (IoT) e o Big Data com o objetivo de realizar todos os processos quando os clientes contratarem o seguro de transportes.

A plataforma disponibiliza que os processos de cotação sejam mais ágeis, pelo fato da integração dos sistemas juntamente à seguradora; oferece acesso aos negócios realizados por concorrentes; desburocratização de processos de contratação do seguro; etc.

A Albatroz MGA realiza operações somente para seguros de transportes. Porém, brevemente, ampliará para mais ramos de seguros.

Seguradoras, Insurtechs e os MGA´s – É possível atuarem juntos?

Diante do crescimento tecnológico, muitas empresas e profissões sofreram mudanças. As que não se remodelaram, acabaram.

Portanto, isso vale para as seguradoras. Atualmente, se a empresa não é ligada a uma Insurtech, possui grandes chances de, em um futuro próximo, falir. Ocorreria pela falta de modernização nos processos e por carecer de contratos fechados.

Consequentemente, é crucial que essas startups atuem juntas. Veja abaixo, qual a função de cada uma delas.

Para que uma Seguradora possa obter máxima eficiência na busca dos seguros e até nos contratos prestados, importa que haja uma conciliação entre uma Insurtech, MGA e, a própria, Seguradora.

As Insurtechs e os MGA´s têm a capacidade de potencializar o número de contratos em que as Seguradoras podem oferecer. Pois, conferida a desburocratização ao contratar um seguro, ocorre também, um crescimento na demanda.

Procurando uma parceria para inovar seus processos organizacionais? Conheça a Genebra Seguros. Somos uma corretora de seguros especializada na criação de soluções para o mercado corporativo. Oferecemos três linhas de produtos, quais sejam, a gestão de riscos empresarias, benefícios e seguros de afinidades (affinity). Ficou interessado? Contate-nos!