Ter uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, exige uma série de cuidados com o patrimônio, assim como envolve riscos que podem vir a prejudicar o seu negócio. Não importa o ramo de atuação, entenda que qualquer dano causado a terceiros será de sua responsabilidade, seja material, corporal ou moral. “Se um funcionário feriu uma pessoa ou se você (proprietário), sem intenção, atuou de maneira irresponsável, sua empresa é passível de processos judiciais, uma vez que afetam terceiros”, explica Renê Augusto Lima, especialista na Genebra Seguros.

“Se um funcionário feriu uma pessoa ou se você (proprietário), sem intenção, atuou de maneira irresponsável, sua empresa é passível de processos judiciais, uma vez que afetam terceiros”

O seguro de responsabilidade civil além de cobrir grandes empresas, também abrange executivos e profissionais liberais. “A finalidade é proteger o segurado de eventuais custos, que dependendo da situação, pode comprometer gravemente o fluxo de recursos financeiros, pois é importante lembrar que esse tipo de ocorrência é de caráter incontrolável e passível de acontecer em qualquer esfera de negócio”, comenta. Portanto, o seguro de responsabilidade civil protege contra processos judiciais movidos por terceiros. Tal modalidade é indicada em especial quando o patrimônio pessoal não está juridicamente separado, como nos casos de empresas individuais ou de sociedades limitadas.

“O seguro deve ser visto como um investimento. Tê-lo previne a perda dos bens em uma eventual reparação de dano a um reclamante”, reforça Lima. O seguro é que garante o reembolso das indenizações, desde que não exceda o valor definido na apólice. O ressarcimento oferecido pelo seguro de responsabilidade civil também tem a opção de cobrir custos judiciais e de honorários advocatícios.

Com o passar dos anos, essa modalidade de seguro se mostrou ainda mais importante e procurada, em função da evolução da sociedade, que tem buscado seus direitos – principalmente quando se trata de danos sofridos nas relações de consumo – fazendo crescer as demandas judiciais contra empresas. As apólices para o seguro de responsabilidade civil variam de acordo com a atividade exercida e o risco apresentado. “Um exemplo de seguro é aquele oferecido para diretores de empresas, que protege o profissional em caso de processos motivados por decisões administrativas e que geram prejuízos aos acionistas”, explica.

Sediada em Porto Alegre, a Genebra Seguros oferece diferentes tipos de seguros, sendo o de responsabilidade civil de maior abrangência, com coberturas para profissionais autônomos como advogados, engenheiros, contadores, médicos entre outros. A corretora atende em todo território nacional demandas focadas no mercado corporativo. Em parceria com as melhores seguradoras do País e do exterior, trabalhamos as linhas financeiras de seguro garantia de diferentes ramos, assim como seguros patrimoniais, pessoais e de veículos. Se quiser saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato pelo telefone (51) 3237-7210 ou pelo e-mail: seguros@genebraseguros.com.br.