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Todas as camadas da sociedade , incluindo empresas e funcionários, devem fazer sua parte se quisermos interromper a propagação desta doença.

Esse artigo é uma tradução livre das orientações publicadas pela OMS em 03/03/2020. Para acessar o original, clique aqui.

Em janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de um novo coronavírus na província de Hubei, na China, como uma emergência de saúde pública de interesse internacional. A OMS informou que há um alto risco do novo coronavírus de 2019 (COVID-19) se espalhar para outros países ao redor do mundo.

 

A OMS e as autoridades de saúde pública de todo o Mundo estão tomando medidas para conter esse surto. No entanto, o sucesso a longo prazo não pode ser considerado uma certeza. Todas as camadas da sociedade -, incluindo empresas e funcionários -, devem fazer sua parte se quisermos interromper a propagação desta doença.

Como o COVID-19 se propaga

pessoas saudáveis podem contrair a doença ao inspirar gotículas oriundas de tosse ou expiração

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Quando uma pessoa contaminada pelo COVID-19 tosse ou espirra, ela libera gotículas de líquido infectado. A maioria dessas gotículas cai em superfícies e objetos próximos – como cadeiras, mesas ou telefones. Outras pessoas podem ser contaminadas pelo COVID-19 ao tocarem nessas superfícies ou objetos contaminados – e depois levarem as mãos aos seus olhos, narizes ou bocas. Se estiverem a menos de um metro de alguém contaminado pelo COVID-19, pessoas saudáveis podem contrair a doença ao inspirar gotículas oriundas de tosse ou expiração. Em outras palavras, o COVID-19 se espalha de maneira semelhante à gripe.

 

A maioria das pessoas infectadas com o COVID-19 apresenta sintomas leves e conseguem se recuperar. Porém, algumas apresentam sintomas mais graves que podem exigir cuidados hospitalares. O risco de sintomas mais graves aumenta com a idade: pessoas com mais de 40 anos podem ser mais vulneráveis do que aquelas abaixo desta idade. Pessoas com sistema imunológico enfraquecido e com doenças como diabetes, problemas cardíacos e pulmonares também são mais vulneráveis e podem apresentar sintomas mais severos.

  • Maneiras simples de prevenir a propagação do COVID-19 no seu local de trabalho.

  • Como gerenciar os riscos do COVID-19 ao organizar reuniões & eventos.

  • Questões a considerar quando você e seus funcionários viajam.

  • Como organizar seu local de trabalho, caso o COVID-19 chegue à sua região.

1. Maneiras simples de prevenir a propagação do COVID-19 no seu local de trabalho

Empresários podem agir para reduzir os dias úteis perdidos devido a doenças

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A seguir listamos medidas de baixo custo que ajudarão a evitar a propagação de doenças em seu local de trabalho, como resfriados, gripes e infecções intestinais. Desta forma será possível proteger seus clientes, contratados e funcionários.

Os empresários devem começar a fazer isso agora, mesmo que o COVID-19 não tenha chegado à região onde operam. Empresários podem agir para reduzir os dias úteis perdidos devido a doenças, além de interromper ou diminuir a propagação do COVID-19, caso chegue a um dos seus locais de trabalho.

  • Certifique-se de manter os locais de trabalho limpos e higienizados.

    1. Superfícies (ex: exemplo, mesas e cadeiras) e objetos (ex: telefones, teclados) precisam ser limpos com desinfetante regularmente.

    2. Por quê? Como a contaminação em superfícies que são tocadas por funcionários e clientes é uma das principais maneiras pelas quais o COVID-19 se espalha.

  • Promova a lavagem regular e completa das mãos por funcionários, contratados e clientes.

    • Coloque dispensers de gel desinfetante para as mãos em locais de destaque por toda a área de trabalho. Certifique-se de que esses dispensadores sejam recarregados regularmente.

    Exiba pôsteres promovendo a lavagem das mãos – consulte a autoridade de saúde pública local ou acesse www.WHO.int.

    Combine isso com outras medidas informativas, como a disponibilização de orientação por agentes de segurança e saúde ocupacional, instruções em reuniões e informações na internet para promover a lavagem das mãos.

    Certifique-se de que funcionários, contratados e clientes tenham acesso a locais onde possam lavar as mãos com água e sabão.

    Por quê? Porque lavar as mãos mata o vírus nas suas mãos e evita a propagação do COVID 19.

  • Promova uma boa higiene respiratória no local de trabalho.

    Exiba pôsteres promovendo a higiene respiratória. Combine isso com outras medidas informativas, como a orientação por oficiais de saúde e segurança ocupacional, instruções em reuniões e informações na internet, etc.

    Certifique-se de que máscaras cirúrgicas e/ou lenços de papel estejam disponíveis no local de trabalho, para aqueles que desenvolverem corrimento nasal ou tosse, além de caixas fechadas para descartá-las higienicamente.

    Por quê? Porque uma boa higiene respiratória impede a propagação do COVID-19.

  • Aconselhe funcionários e prestadores de serviços a consultarem conselhos nacionais de viagens antes de viajarem a negócios.

  • Informe seus funcionários, contratados e clientes que, se o COVID-19 começar a se espalhar na sua região, qualquer pessoa com tosse leve ou febre baixa (37,3° C ou mais) precisa permanecer em casa. Eles também devem ficar em casa (ou trabalhar em casa) se tiverem tomado medicamentos simples, como paracetamol/acetaminofeno, ibuprofeno ou aspirina, que podem mascarar os sintomas da infecção.

    Continue informando e promovendo a noção de que as pessoas precisam ficar em casa, mesmo que tenham apenas sintomas leves do COVID-19.

    Exiba pôsteres com esta mensagem em seus locais de trabalho. Combine isso com outras formas de comunicação comumente usadas em sua empresa.

    Seus serviços de saúde ocupacional, autoridade local de saúde pública ou outros parceiros podem ter desenvolvido materiais de campanha para conscientização.

    Deixe claro para os funcionários que eles poderão contar esse tempo como licença médica.

2. Como gerenciar os riscos do COVID-19 ao organizar reuniões & eventos

Cerca de 1 em cada 5 pessoas que contraem o COVID-19 precisa de tratamento hospitalar.

Por que empresários e organizadores de eventos precisam se preocupar com o COVID-19?

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Os organizadores de reuniões e eventos precisam pensar no risco potencial do COVID-19 porque:

  • Existe o risco de as pessoas que participam da sua reunião ou evento estarem carregando o COVID-19 sem saberem. E outros podem ser expostos ao COVID-19

  • Embora o COVID-19 seja uma doença leve para a maioria das pessoas, ele pode deixar alguns indivíduos gravemente doentes. Cerca de 1 em cada 5 pessoas que contraem o COVID-19 precisa de tratamento hospitalar.

Considerações importantes para prevenir ou reduzir os riscos do COVID-19 ANTES de reuniões ou eventos

  • Verifique as recomendações das autoridades locais onde a reunião ou evento será realizado. Siga suas recomendações.

  • Desenvolva e informe a todos um plano para evitar a infecção em sua reunião ou evento.

    Verifique se uma reunião ou evento presencial é necessário. Seria possível substituí-lo(a) por uma teleconferência ou evento online?

    A reunião ou evento poderia ser reduzido para que menos pessoas participassem?

    Garanta e verifique antecipadamente os canais de informação e comunicação das principais fontes, como a saúde pública e as autoridades de saúde

    Encomende suprimentos e materiais em quantidade suficiente para todos os participantes, incluindo lenços e desinfetante para as mãos. Tenha máscaras cirúrgicas disponíveis para oferecer a quem desenvolver sintomas respiratórios.

    Esteja sempre atualizado sobre onde o COVID-19 está circulando. Informe os participantes com antecedência de que, se tiverem algum sintoma ou se sentirem mal, não devem comparecer.

    Certifique-se de que todos os organizadores, participantes, fornecedores e visitantes do evento forneçam detalhes de contato: número de celular, e-mail e endereço em que estão hospedados. Informe de maneira clara que suas informações de contato serão compartilhadas com as autoridades locais de saúde pública se algum participante adoecer com suspeita de alguma doença infecciosa. Se eles não concordarem com esses termos, então não poderão comparecer ao evento ou reunião.

  • Desenvolva e informe a todos um plano de resposta caso alguém na reunião fique doente com sintomas de COVID-19 (tosse seca, febre, mal-estar). Este plano deve incluir pelo menos:

    Uma sala ou área em que alguém que se sinta mal ou com sintomas possa ser isolado com segurança.

    Ter um plano de como transferi-los com segurança de lá para um estabelecimento de saúde.

    Saiba o que fazer se um participante da reunião, membro da equipe ou provedor de serviços for diagnosticado com COVID-19 durante ou logo após a reunião.

    Informe o plano com antecedência ao seu parceiro ou departamento de saúde.

DURANTE a reunião ou evento

  • Forneça informações ou instruções, de preferência oralmente e por escrito, sobre o COVID-19 e as medidas que os organizadores tomarão para tornar o evento seguro para os participantes.

    Conquiste confiança. Por exemplo, para quebrar o gelo, pratique maneiras de cumprimentar sem tocar.

    Incentive a lavagem regular das mãos ou o uso de álcool por todos os membros da reunião ou evento.

    Incentive os participantes a cobrir o rosto com a dobra do cotovelo ou com um lenço de papel, no caso de tossirem ou espirrarem. Forneça lenços e caixas fechadas para descartá-los.

    Forneça detalhes de contato ou uma linha direta para um serviço de saúde onde os participantes possam pedir conselhos ou para fornecer informações.

  • Exiba dispensers de álcool gel por todo o local.

  • Se houver espaço suficiente, organize os assentos para que os participantes fiquem a pelo menos um metro de distância um do outro.

  • Abra janelas e portas sempre que possível para garantir que o local seja bem ventilado.

  • Se alguém começar a se sentir mal, siga seu plano ou ligue para o serviço de saúde.

    Dependendo da situação em sua região ou da viagem recente do participante, coloque a pessoa na sala de isolamento. Se for apropriado, ofereça à pessoa uma máscara para que ela possa chegar em casa com segurança ou a um estabelecimento de saúde.

  • Agradeça a todos os participantes por sua cooperação com as disposições em vigor.

APÓS a reunião

  • Se alguém da reunião ou evento foi isolado como um caso suspeito de COVID-19, o organizador deve informar todos os participantes. Eles devem ser aconselhados a monitorar seus sintomas por 14 dias e medir a temperatura duas vezes por dia.

  • Guarde os nomes e os detalhes de contato de todos os participantes por, pelo menos, um mês. Isso ajudará as autoridades de saúde pública a rastrear pessoas que podem ter sido expostas ao COVID-19 se um ou mais participantes adoecerem logo após o evento.

  • Se eles desenvolverem tosse leve ou febre baixa (ou seja, uma temperatura de 37,3° C ou mais), devem ficar em casa e se auto isolar. Isso significa evitar contato próximo (1 metro ou menos) com outras pessoas, incluindo membros da família. Eles também devem telefonar para seus médicos ou departamento de saúde pública local, fornecendo detalhes de suas viagens e sintomas recentes.

  • Agradeça a todos os participantes por sua cooperação com as disposições em vigor.

3. Questões a considerar quando você e seus funcionários viajam

Antes de viajar

  • Certifique-se de que sua organização e seus funcionários estejam atualizados sobre as regiões onde o COVID-19 esteja se espalhando. Você pode encontrar essa informação em https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/situation-reports

  • Baseado nas informações mais recentes, sua organização deve avaliar os benefícios e riscos relacionados aos próximos planos de viagem.

  • Evite enviar funcionários mais vulneráveis (por exemplo, funcionários mais velhos e pessoas com problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e pulmonares) para regiões onde o COVID-19 está se espalhando.

  • Certifique-se de que todas as pessoas que viajarem para locais onde há relatos de COVID-19 sejam instruídas por um profissional qualificado (por exemplo, equipe do serviço de saúde, profissional de saúde ou parceiro de saúde pública local).

  • Considere oferecer pequenas garradas (abaixo de 100 CL) de álcool em gel para funcionários que estejam prestes a viajar. Isso pode facilitar a higienização regular das mãos.

Durante a viagem

  • Incentive os funcionários a lavarem as mãos regularmente e a pelo menos um metro de distância de pessoas que tossem ou espirram.

  • Garanta que os funcionários saibam o que fazer e quem entrar em contato se sentirem mal. Enquanto viaja.

  • Garanta que seus funcionários obedeçam às instruções dadas pelas autoridades locais para onde estejam viajando. Se, por exemplo, as autoridades locais lhes pedirem para não ir a algum lugar, eles devem obedecer. Seus funcionários devem obedecer a todas as restrições locais sobre viagens, movimentação ou aglomerações.

Quando você ou seus funcionários retornarem da viagem:

  • Os funcionários que retornarem de uma área onde o COVID-19 está se espalhando devem monitorar seus sintomas por 14 dias e medir a temperatura duas vezes por dia.

  • Se eles desenvolverem tosse leve ou febre baixa (ou seja, uma temperatura de 37,3° C ou mais), devem ficar em casa e se auto isolar. Isso significa evitar contato próximo (1 metro ou menos) com outras pessoas, incluindo membros da família. Eles também devem telefonar para seus médicos ou departamento de saúde pública local, fornecendo detalhes de suas viagens e sintomas recentes.

4. Como organizar seu local de trabalho, caso o COVID-19 chegue à sua região

Desenvolva um plano de contingência e continuidade de negócios

Promova o teletrabalho regular em sua organização.

Desenvolva um plano de ações caso alguém fique doente com suspeita de COVID-19 em um dos seus locais de trabalho.

  • O plano deve incluir: isolamento da pessoa doente em uma sala ou área onde ela esteja separada de outras no local de trabalho, limitação do número de pessoas que têm contato com a doente e contato imediato com as autoridades de saúde locais.

  • Também considere a identificação de pessoas que possam estar em risco e como apoiá-las, sem provocar estigmatização e discriminação do seu local de trabalho. Isso pode incluir pessoas que viajaram recentemente para uma área que relata casos ou outras pessoas que têm condições que as colocam em maior risco (por exemplo: diabetes, doenças cardíacas e pulmonares, idade avançada, etc.).

  • Informe a autoridade local de saúde pública acerca do seu plano em desenvolvimento e procure a opinião deles.

Promova o teletrabalho regular em sua organização. Se houver um surto de COVID-19 em sua comunidade, as autoridades de saúde podem aconselhar as pessoas a evitarem o transporte público e lugares de aglomeração. O teletrabalho ajudará sua empresa a continuar operando enquanto seus funcionários permanecem seguros.

Desenvolva um plano de contingência e continuidade de negócios caso haja um surto nas regiões onde sua empresa opera.

  • O plano ajudará a manter sua empresa preparada para a possibilidade de um surto de COVID-19 em seus locais de trabalho ou região. Também pode ser válido para outras emergências de saúde.

  • O plano deve abordar como manter seus negócios funcionando, mesmo que um número significativo de funcionários, contratados e fornecedores, não possa ir ao seu local de negócios – seja devido a restrições locais de viagens ou por estarem doentes.

  • Comunique a seus funcionários e contratados sobre o plano e verifique se eles estão cientes do que precisam fazer – ou não fazer – de acordo com o plano. Enfatize os principais pontos, como a importância de não ir ao trabalho, mesmo que tenham apenas sintomas leves ou precisem tomar medicamentos simples (por exemplo: paracetamol, ibuprofeno), que podem mascarar os sintomas.

  • Certifique-se de que seu plano trata das consequências sociais e de saúde mental de um caso de COVID-19 no local de trabalho ou na região e ofereça informações e suporte.

  • Para pequenas e médias empresas sem pessoal interno com suporte à saúde, desenvolva parcerias e planos com seus provedores locais de saúde e serviços sociais antes de qualquer emergência.

  • Sua autoridade de saúde pública local ou nacional pode oferecer suporte e orientação no desenvolvimento de seu plano.

Lembre-se:

Agora é a hora de se preparar para o COVID-19. Precauções e planejamento simples podem fazer uma grande diferença. A ação agora ajudará a proteger seus funcionários e seus negócios.

Como se manter informado:

Encontre as informações mais recentes da OMS acerca das regiões onde o COVID-19 está se espalhando: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/situation-reports

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