Author
Genebra Seguros
Share
Novembro Azul reforça prevenção a câncer de próstata e Seguro de Vida providencia suporte financeiro em momentos críticos
No mês de novembro, o movimento Novembro Azul busca conscientizar pessoas sobre a prevenção ao câncer de próstata, um dos tipos mais comuns entre homens em escala global. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença provoca mais de 71 mil novos casos no Brasil por ano, o que significa 67,86 casos para cada 100 mil homens. Apenas em 2021, 16 mil pessoas perderam a vida em decorrência da doença. 75% dos diagnosticados possuem mais de 65 anos.
Ao descobrir um câncer, o Seguro de Vida pode ser um grande apoio financeiro e emocional. Se contratada a cobertura para doença grave, o segurado recebe uma indenização em dinheiro que pode ser usada de forma livre. Essa quantia pode ser utilizada para custear tratamentos, complementar renda durante o afastamento do trabalho, pagar medicações e garantir tranquilidade financeira para a família. Em caso de falecimento, o Seguro de Vida assegura que os beneficiários – geralmente familiares – recebam o capital segurado, permitindo que a família mantenha o padrão de vida e cubra despesas imediatas.
Quando descoberto no início, a probabilidade de cura do câncer pode chegar a 90% e há a possibilidade de seguir o tratamento com métodos pouco invasivos ou agressivos. Nesses estágios, o câncer geralmente é assintomático, sendo detectado através de exames de rotina, como o exame de sangue PSA e o toque retal.
Como funciona o Seguro de Vida
Ter um Seguro de Vida permite que o foco do segurado seja o tratamento e a recuperação, sem se preocupar com as despesas. A cobertura básica abrange morte natural ou acidental, mas é possível contratar coberturas adicionais para invalidez permanente por acidente, doenças graves, diária para incapacidade temporária (DIT), assistência funeral, indenização por diagnóstico de câncer e até internação hospitalar.
A Genebra Seguros oferece o Seguro de Vida em três formatos:
- Seguro de Vida Individual
- Seguro de Vida em Grupo
- Seguro de Vida para Estagiários
O Seguro de Vida Individual é contratado por uma pessoa física, sendo ideal para uma proteção personalizada. O valor varia conforme idade, profissão, capital segurado e coberturas. Já o Seguro de Vida em Grupo é contratado por empresas, sindicatos ou associações, possui um custo menor e as condições são as mesmas para todos os funcionários ou associados. O Seguro de Vida para Estagiários, por sua vez, é contratado necessariamente por uma empresa, possui como cobertura básica morte acidental e invalidez permanente, e seu valor é mais baixo, além de que é um seguro obrigatório por lei (Lei nº 11.788/2008 – Lei do Estagiário). O primeiro se difere dos dois últimos principalmente por sua vigência não depender de vínculo empregatício.
Seguro de Vida Individual
Para os profissionais liberais, o Seguro de Vida Individual se torna ainda mais importante, posto que não contam com benefícios corporativos, tais quais auxílio-doença, previdência privada empresarial ou seguro coletivo. Essa proteção traz amparo financeiro para a família em momentos de vulnerabilidade.
Gabriel Graffetti, especialista em Seguro de Vida na Genebra Seguros, afirma que “embora a contratação desse seguro na modalidade em grupo ainda seja predominante, a modalidade individual vem crescendo de forma significativa, impulsionada pela digitalização, maior oferta de produtos acessíveis e pela percepção do seguro como uma forma de proteção patrimonial e familiar.”
Ele acrescenta que “as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de planejamento financeiro e proteção de longo prazo. Isso fortalece diretamente o Seguro de Vida Individual, já que ele permite personalização, maior controle e continuidade mesmo diante de mudanças profissionais.”
Cobertura e contratação
As doenças cobertas variam conforme o produto e a seguradora. Algumas versões incluem doenças graves femininas e masculinas específicas, como câncer de mama ou de próstata. Vale ressaltar que, nesses casos, a indenização é paga em vida, quando ocorre o diagnóstico.
Sobre a contratação, Graffetti explica que a Genebra Seguros “investe em consultoria próxima e transparente, simplificação de processos e acesso a seguros com coberturas adaptáveis, proporcionando não apenas a proteção, mas também benefícios adicionais que ampliam o valor do produto no dia a dia do segurado.”
A prevenção ao câncer de próstata salva vidas e deve ser prioridade. A campanha Novembro Azul reforça que observar o próprio corpo e atender aos exames de rotina são atos de responsabilidade. É preciso haver cuidado integral: zelar pela saúde e garantir a segurança financeira. Dessa forma, é possível enfrentar possíveis adversidades com tranquilidade.
