Um dos bancos mais conhecidos do Brasil, a Caixa Econômica Federal (CEF) é uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública, com patrimônio próprio e autonomia administrativa, mas vinculada ao Ministério da Economia.

Ao lado do Banco do Brasil, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, do Banco da Amazônia e do Banco do Nordeste, a instituição é um dos cinco bancos estatais do governo brasileiro.

Por ter uma grande atuação em todo o País, o banco realiza muitas contratações por meio de licitações e para a promoção das mesmas conta com um sistema próprio que possibilita realizar compras na modalidade de Pregão Eletrônico e Compras Diretas por dispensa de valor.

O sistema Licitações Caixa disponibiliza soluções e inovações para uma melhor gestão e acompanhamento dos processos de compras públicas. Veja nesse artigo mais detalhes sobre esse serviço e o que é preciso para que sua empresa se torne um fornecedor da Caixa.

Como se tornar um fornecedor da Caixa

As licitações promovidas pela Caixa, segundo o próprio banco, são realizadas no sistema Licitações Caixa, que pode ser acessado por meio do portal do banco, no link Poder Público.

Na página seguinte, basta clicar em Compras Caixa.

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Na nova tela que se abrirá, o licitante deverá seguir em “Novo Sistema de Licitações Caixa“.

Para utilizar a ferramenta, a instituição exige que o fornecedor faça seu cadastro. O processo de cadastramento é o mesmo para empresas já correntistas do banco ou não.

Cadastramento no sistema Licitações Caixa

A primeira exigência para estar apto a participar de uma concorrência promovida pela Caixa é preencher o formulário online do pré-cadastro de licitante, diretamente no site do Licitações Caixa.

Na página, basta localizar no menu lateral o item “Cadastro”.

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Na mesma tela é possível escolher o cadastro como Pessoa Física ou Jurídica.

Nos dois casos é preciso informar os dados da pessoa ou da empresa, além do ramo de atuação, áreas de interesse nas concorrências, entre outros.

Cadastro Pessoa Jurídica

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Cadastro Pessoa Física

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Próximos Passos – Agência Caixa

Após esse cadastro, é necessário dirigir-se a   qualquer agência da Caixa para finalizar o cadastro e a certificação. Não é necessário ser correntista. As etapas para clientes e não clientes do banco interessados em participar das concorrências são as mesmas.

O licitante deverá apresentar os documentos descritos abaixo para concluir a certificação:

Pessoa Jurídica:

– Contrato Social e alterações;
– Procuração do Representante Legal (quando for o caso);
– Documento de Identificação Pessoal do representante da empresa, sendo aceito RG, carteira de motorista ou passaporte e CPF original ou cópia autenticada.

Pessoa Física:

– Documento de Identificação Pessoal, sendo aceito RG, carteira de motorista ou passaporte.

Criação de Senha

Após a certificação na agência será enviado para o e-mail do licitante um código de acesso e orientações para criação de sua senha definitiva pela internet.

Informe os campos CPF do responsável, e-mail do responsável, Código de Validação, enviado por mensagem eletrônica, e acione o botão Desbloqueio de Usuário. 

Como funciona o sistema Licitações Caixa

Na página inicial do sistema Caixa Licitações, as empresas interessadas podem consultar todos os certames em andamento, em disputa e encerrados, sejam elas abertos pelo próprio banco ou por compradores conveniados. 

Ao optar pelas licitações em andamento, por exemplo, é possível verificar uma lista com todas que estão disponíveis naquele momento, bem como filtrar por modalidade (pregão, compra direta).

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Ao escolher uma concorrência, uma nova tela se abrirá. Dessa vez com todos os detalhes do certame, inclusive com o edital completo onde será possível verificar as exigência para participar da concorrência em questão.

Como fazer o credenciamento

Caso seja de interesse da empresa participar da licitação, será preciso acessar a “Área do Licitante”. O login deve ser feito na página inicial do sistema, no ícone “Acesse sua Conta”, localizado no canto superior direito da tela.