Categorias: Sinistros

Author

Genebra Seguros

Share

No mercado de seguros, quando falamos em “sinistro”, estamos tratando de qualquer evento em que o bem do segurado sofreu um prejuízo. No caso, representa a concretização do risco, causador de perda financeira para a seguradora. “O sinistro é o que todos tentam evitar. É o acionamento à seguradora quando é preciso solucionar um problema decorrente de um acidente ou dano”, comenta Renê Augusto Lima, especialista na Genebra Seguros.

blank

Dependendo do tamanho do estrago, classifica-se o sinistro como perda parcial ou perda total. No mercado automotivo, por exemplo, quando o dano é inferior a 75% do valor do carro, é considerado perda parcial. Igual ou maior a essa porcentagem, o sinistro é integral. “Nos casos em que o veículo é furtado, a empresa seguradora normalmente paga o valor total do carro, mas cada apólice deve ser avaliada individualmente”, lembra.

A avaliação do sinistro inclui uma série de etapas, onde se busca investigar a causa, natureza e a gravidade das avarias. “Isso pode ser feito por meio de vistoria, registros policiais e outras ferramentas que comprovem o acidente”, reforça Lima.

Sinistro: regularização

A segunda fase é a regularização, onde é avaliado se o evento faz parte da cobertura do seguro ou não, além de definir o valor da indenização. Por último, é feito o pagamento da quantia ou o encerramento do processo sem indenização. “Caso seja necessário, é preciso comprovar o equívoco, fundamentar a negativa e negociar ressarcimento com o causador do dano.”

Já em seguros de responsabilidade civil, o sinistro ocorre quando é feita uma reclamação de terceiro responsabilizando você por algum dano sofrido. É importante comunicar à seguradora assim que isso acontece, pois omitir essa informação pode implicar na perda do direito à indenização.

“Os seguros de responsabilidade civil são contratados de forma a reembolsar o segurado, ou seja, garantem o ressarcimento da indenização até o limite contratado na apólice”, explica. Quanto antes você entrar em contato com a seguradora, melhor será para evitar futuros problemas.

A mudança de comportamento do brasileiro e a preocupação em preservar o patrimônio pessoal tem influenciado na busca de seguros. Prova disso são os números do primeiro semestre do ano passado, que atingiram R$38 bilhões em contratações apenas na modalidade de seguros pessoais, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Escolha o melhor tipo de seguro para você

A Genebra Seguros oferece diferentes tipos de seguros: pessoais, de veículos de luxo, patrimoniais, seguro garantia e de responsabilidade civil, sendo o último o de maior abrangência, com coberturas para profissionais autônomos como médicos, advogados, engenheiros, contadores, entre outros profissionais. Sediada em Porto Alegre, a corretora atende em todo território nacional demandas focadas no mercado corporativo.

Em parceria com as melhores seguradoras do País e do exterior, trabalhamos as linhas financeiras de seguro garantia de diferentes ramos. Se quiser saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato pelo telefone (51) 3237-7210 ou pelo e-mail: seguros@genebraseguros.com.br.

Comentários

Leave A Comment

Cotação

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação.

    Sobre o Autor

    Genebra Seguros

    blank
    A Genebra Seguros é uma corretora especializada na gestão de riscos complexos. A empresa atende clientes em todo o Brasil e possui foco no mercado corporativo.