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29 07, 2020

Como participar das licitações do Estado de São Paulo

Por |2021-01-08T19:00:38-03:00julho 29th, 2020|Seguro Garantia|0 Comentários

O Governo do Estado de São Paulo é um dos maiores compradores do País, desde itens menores, como papel, material de limpeza, móveis, até grandes obras, equipamentos, móveis, além de serviços diversos.

Ser um fornecedor do governo estadual pode ser um bom negócio para sua empresa, mas para isso é preciso estar com a documentação em dia e seguir os passos exigidos para se cadastrar no sistema disponível e ter o direito de consultar e participar das licitações promovidas pelo Poder Público.

Todos os certames realizados pelo governo do Estado de São Paulo são regidas pela lei 8.666/1993 que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Nesse artigo você conhecerá o Portal da Transparência do Governo do Estado, onde é possível encontrar todas as ferramentas para se tornar um fornecedor, para participar das concorrências, e além de saber mais detalhes sobre a Bolsa Eletrônica de Compras (BEC/SP), onde as negociações acontecem de fato.

Para acompanhar licitações do estado de São Paulo, você poderá utilizar também um serviço como o da RHS Licitações, que oferece informes diários com as licitações que estão ocorrendo no Brasil inteiro.

Como se cadastrar e participar das licitações do Estado de São Paulo

O Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo (CAUFESP) possibilita o registro das empresas que querem fazer negócios com o Estado. De acordo com o Governo do Estado, o “cadastramento é necessário para o interessado em fornecer bens ou prestar serviços para qualquer unidade da Administração Pública do Estado […]

23 07, 2020

Porto Seguro Financiamento Capital de Giro

Por |2021-01-08T19:05:50-03:00julho 23rd, 2020|Produtos Financeiros|0 Comentários

O Capital de Giro é um recurso importante para que as empresas possam reforçar o seu caixa e manter as operações durante os meses. O valor complementa o capital da empresa, podendo ser usado também para a ampliação do negócio.

Por que contratar capital de giro da Porto Seguro para sua empresa

– Taxa de juros atrativas

Ao contratar o financiamento de Capital de Giro na Porto Seguro, a sua empresa consegue opções diferenciadas de taxa de juros. Os valores são menores do que aqueles praticados no mercado, o que aumenta a viabilidade da operação.

Com uma taxa de juros menor, o valor final a ser pago não compromete a saúde financeira do empreendimento. O custo efetivo depende especialmente das condições do financiamento, como o valor, o prazo de pagamento e carência.

– Prazo maior para pagamento

O financiamento pode ser pago em pequenas parcelas, ao longo de vários meses – alguns produtos oferecem prazo de até 36 a 48 meses para pagar. Dessa forma é possível fazer um planejamento de longo prazo.

Isso dá liberdade para que o empreendedor simule o pagamento, definindo exatamente quanto deseja pagar e em quanto tempo. Prazos menores de pagamento pode oferecer benefícios, como redução da taxa de juros.

– Período de carência compatível

Na contratação de um financiamento de Capital de Giro é possível adiar o primeiro pagamento. O período de carência é o intervalo entre a contratação e a amortização da primeira parcela.

Nesse período, o contratante paga somente os juros sobre o capital, o que deixa a prestação muito mais baixa. Com o período de carência a empresa ganha tempo para gerar resultados antes da amortização do financiamento.

Entenda como o Capital […]

21 07, 2020

Utilização do Seguro Garantia Judicial para o Regime Especial de Créditos Acumulados de ICMS

Por |2021-01-08T19:09:23-03:00julho 21st, 2020|Seguro Garantia, Seguro Garantia Judicial|0 Comentários

Uma das possibilidades na vida dos contribuintes tributários é a formação de um crédito acumulado. O chamado Regime Especial de Créditos Acumulados do ICMS do Estado de São Paulo proporciona diversos benefícios para aqueles que cedem o valor e para aqueles que o recebem.

Entre as diversas situações que podem gerar o crédito acumulado estão a venda de produtos com base de cálculo reduzida, exportação de mercadorias e operações com alíquotas diversificadas.

Existem diversas formas de lidar com a formação de crédito. Uma delas é transferir o valor acumulado para outro empreendimento, seja da mesma empresa, para empresas interdependentes e fornecedores.

O crédito pode, inclusive, ser usado para o pagamento de insumos e equipamentos, de acordo com a previsão legal do Estado de São Paulo (art. 73 e seguintes do Regulamento do ICMS). Dessa forma, os créditos acumulados são bem úteis.

Como é possível aproveitar os créditos acumulados

Para que os créditos acumulados possam ser usados, primeiro é preciso que sejam apropriados. Ou seja, eles devem ser gerados e lançados na escritura fiscal do empreendimento.

Os requisitos para a apropriação de créditos tributários acumulados do ICMS são muitos, o que acaba se tornando uma verdadeira dor de cabeça para os contribuintes. A apropriação pode demorar, tendo em vista a burocracia.

Como usar os créditos do ICMS de forma mais rápida

Para facilitar a vida dos contribuintes, a legislação de alguns Estados permite inverter a ordem do processo. A apropriação acontece antes da verificação da legitimidade dos créditos.

Para isso, o interessado deve apresentar algumas garantias, no valor dos créditos que pretende apropriar. O prazo da garantia deve ser igual ou superior ao que estabelece o regime especial.

Seguro garantia para apropriação dos […]

21 07, 2020

Desocupações em Maceió: qual seguro protegeria a Braskem

Por |2021-01-08T19:12:43-03:00julho 21st, 2020|Responsabilidade Civil, Seguro Ambiental, Seguro Garantia Judicial|0 Comentários

A Braskem é uma das maiores empresas brasileira, atuando especialmente no setor de resinas plásticas. É a sexta maior empresa global do segmento, sendo líder na produção de biopolímeros.

Recentemente a empresa anunciou prejuízo líquido de 2,9 bilhões no quarto trimestre de 2019, fechando o ano com resultado negativo. Tudo isso em razão dos acordos realizados para desocupações no município de Maceió, onde atua na extração de sal.

Entenda o caso da Braskem

No ano de 2018, diversas edificações situadas no bairro Pinheiro, considerado de classe alta, começaram a apresentar danos em sua estrutura, como fissuras, rachaduras e trincas.

No mês de maio de 2019, o Serviço Geológico do Brasil (CPMR) relacionou os danos à empresa Braskem, que atua na região na extração de sal-gema. A matéria-prima é usada para a produção de cloro e soda.

Um estudo do Instituto de Geomecânica de Leipzig (IFG), da Alemanha, realizado por encomenda da Braskem, já apontava a necessidade de medidas de segurança, para evitar o afundamento dos bairros afetados.

O acordo firmado pela empresa

Apesar de não reconhecer a responsabilidade pela ocorrência de rachaduras nos bairros, o que atribui a “eventos geológicos”, a Braskem assinou um acordo para pagamento de indenizações às vítimas.

De acordo com a própria empresa, são aproximadamente 4.500 imóveis e 17.000 moradores afetados. Todas essas pessoas serão realocadas para outros imóveis e receberão uma indenização.

Vale a pena destacar que o acordo inicial não exclui a possibilidade de condenações relativas a outros imóveis. Mais de 40 mil pessoas residem em bairros que apresentara afundamento – Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto.

Pelo acordo, a indenização será paga de acordo com perícia realizada para apurar o valor dos imóveis. Já […]

12 07, 2020

Como participar de licitações da Caixa Econômica Federal

Por |2021-01-08T19:30:02-03:00julho 12th, 2020|Seguro Garantia|0 Comentários

Um dos bancos mais conhecidos do Brasil, a Caixa Econômica Federal (CEF) é uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública, com patrimônio próprio e autonomia administrativa, mas vinculada ao Ministério da Economia.

Ao lado do Banco do Brasil, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, do Banco da Amazônia e do Banco do Nordeste, a instituição é um dos cinco bancos estatais do governo brasileiro.

Por ter uma grande atuação em todo o País, o banco realiza muitas contratações por meio de licitações e para a promoção das mesmas conta com um sistema próprio que possibilita realizar compras na modalidade de Pregão Eletrônico e Compras Diretas por dispensa de valor.

O sistema Licitações Caixa disponibiliza soluções e inovações para uma melhor gestão e acompanhamento dos processos de compras públicas. Veja nesse artigo mais detalhes sobre esse serviço e o que é preciso para que sua empresa se torne um fornecedor da Caixa.

Como se tornar um fornecedor da Caixa

As licitações promovidas pela Caixa, segundo o próprio banco, são realizadas no sistema Licitações Caixa, que pode ser acessado por meio do portal do banco, no link Poder Público.

Na página seguinte, basta clicar em Compras Caixa.

Na nova tela que se abrirá, o licitante deverá seguir em “Novo Sistema de Licitações Caixa“.

Para utilizar a ferramenta, a instituição exige que o fornecedor faça seu cadastro. O processo de cadastramento é o mesmo para empresas já correntistas do banco ou não.

Cadastramento no sistema Licitações Caixa

A primeira exigência para estar apto a participar de uma concorrência promovida pela Caixa é preencher o formulário online do pré-cadastro de licitante, diretamente no site do […]

2 07, 2020

Seguro de crédito é alternativa para reduzir o risco de inadimplência

Por |2021-01-08T19:35:30-03:00julho 2nd, 2020|Seguro de Crédito|0 Comentários

Nos últimos anos, os altos e baixos da economia brasileira colaboraram com o aumento da inadimplência em diferentes níveis. Havia uma expectativa de que em 2020 a situação melhoraria, mas desde o início do ano o mercado observava a disseminação do novo coronavírus. Com o decreto de pandemia de Covid-19 e o caos sanitário e econômico que se espalhou pelo mundo, chegamos ao meio do ano com tudo em suspenso. As incertezas refletem fortemente na economia, que sente o impacto direto do fechamento do comércio, da redução da produção industrial, a queda das transações internacionais, o consequente desemprego e  a queda do poder aquisitivo da população. 

Nesse contexto confuso e incerto, as pessoas deixam de cumprir com seus compromissos financeiros e isso impacta no cumprimento de prazos e contratos de pagamento por parte das empresas. O aumento nos casos de inadimplência e também do montante de valores que ficam em aberto faz com que as empresas precisem buscar alternativas para reverter esse quadro de impacto negativo no fluxo de caixa. 

Confira três dicas de como proceder em caso de inadimplência em um primeiro momento:

– comece conversando com seus parceiros de negócio, especialmente aqueles que são os melhores em volume de venda e/ou frequência de pedidos. Eles também devem estar sentindo o impacto negativo da pandemia e mostrar que você entende isso mas precisa cobra-lo mantém uma perspectiva positiva na relação comercial de vocês.

– verifique a possibilidade de negociar o valor devido. Você pode aumentar os prazos de pagamento, prorrogar o vencimento de algumas parcelas com acréscimo de valor nas futuras ou […]

26 06, 2020

Como participar de licitações da Eletrobras

Por |2021-01-19T16:44:12-03:00junho 26th, 2020|Seguro Garantia|0 Comentários

Entenda nesse artigo de que forma sua empresa pode participar das licitações da Eletrobras, como participar das concorrências e o que é preciso fazer para acompanhar os certames.

A Eletrobras – Centrais Elétricas Brasileiras S.A. é uma sociedade de economia mista e de capital aberto sob controle acionário do Governo Federal e atua como uma holding, dividida em geração, transmissão e distribuição de energia. A instituição foi criada em 1962 para coordenar todas as empresas do setor elétrico.

O controle de grande parte dos sistemas de geração e transmissão de energia elétrica do Brasil se dá por intermédio das subsidiárias Eletrobras Amazonas GT, Eletrobras CGT Eletrosul, Eletrobras Chesf, Eletrobras Eletronorte, Eletrobras Eletronuclear e Eletrobras Furnas.

A Eletrobras também é dona da metade do capital de Itaipu Binacional, além de controlar o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Eletrobras Cepel) e a Eletrobras Participações S.A. (Eletrobras Eletropar).

Em função de sua grande atuação, já que é a maior companhia do setor elétrico da América Latina, a Eletrobras realizada diversas compras em todo o País. As contratações de materiais e serviços são realizadas por meio de licitação ou contratação direta.

Como se tornar um fornecedor da Eletrobras

Todas as concorrências da Eletrobras são divulgadas previamente no site da empresa e ficam disponíveis para consulta dos interessados.

Para acessá-las, na página inicial da companhia, é preciso clicar em “Menu”, em seguida “Fornecedores” e “Licitação”.

Na nova tela, é possível consultar as concorrências em abertura, podendo inclusive, filtrar a busca por modalidade, objeto e empresa da holding que está fazendo a compra.

Como se cadastrar para participar das licitações da Eletrobras

Após visualizar os certames e definir qual dele é […]

24 06, 2020

Perdas de produção causadas pela estiagem podem ser cobertas pelo seguro agrícola

Por |2021-01-19T16:47:45-03:00junho 24th, 2020|Rural|0 Comentários

Condições climáticas sempre são uma preocupação – e uma questão de risco para os agricultores. Em 2020, por exemplo, os produtores gaúchos estão enfrentando a estiagem mais severa desde 2012. Até maio, todas as regiões do Estado registraram acumulados de chuva abaixo da média histórica, o que fez 364 municípios decretarem situação de emergência (dado de 8 de maio).

Percebendo que o problema da estiagem poderia se prolongar e impactar negativamente o desempenho das plantações, ainda em março produtores aproveitaram a realização da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS) para aderir ao seguro rural na modalidade agrícola, o qual é considerado o instrumento mais eficaz para a proteção dos investimentos feitos pelos agricultores em suas lavouras e plantações.

O seguro agrícola protege financeiramente os produtores contra fatores externos como a estiagem/seca e também enchentes, geada, temporais – ou seja fatores que não podem ser controlados. É importante frisar que o seguro agrícola vai além da indenização em caso de perda da colheita e da proteção contra riscos patrimoniais. O seguro agrícola prevê a renda mínima, que dará subsistência financeira ao agricultor até que a situação se normalize.

Ele pode ser contratado por agricultores, pecuaristas e outros agentes que atuam diretamente com a produção no campo, independente do porte da(s) propriedade(s) e volume de produção. O diferencial para pequenos produtores rurais é a oferta de subsídios governamentais, os quais são concedidos pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural – PSR, que oferece até 40% de auxílio aos produtores.

Segundo o Atlas do Seguro, atualizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento […]

15 06, 2020

Como se tornar fornecedor dos Correios

Por |2021-01-19T17:05:43-03:00junho 15th, 2020|Seguro Garantia|0 Comentários

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), os Correios, é uma instituição pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências em todo o Brasil. Se você tem interesse em se tornar um fornecedor dos Correios, é preciso entender de que forma as concorrências são abertas e como é possível concorrer.

Para a realização de suas licitações, os Correios utilizam o sistema digital do Banco do Brasil, o Licitações-e. Nele, todas as etapas do certame, desde a abertura, consulta dos editais, cadastro, até lances e homologações, são executadas em um ambiente digital.

Vale destacar que todas as concorrências dos Correios são promovidas com o intermédio do banco são regidos pela Lei das Estatais (13.303) sancionada em 2016 e que estabelece regras mais claras e rígidas para as empresas públicas e sociedades de economia mista brasileiras em relação a compras, licitações, entre outros itens.

Acompanhe no artigo abaixo todos os detalhes de como participar dos certames do Correio.

Como se tornar um fornecedor dos Correios

As licitações promovidas pelos Correios são realizadas no Licitações-e, mas podem ser consultadas no próprio site da empresa estatal.

Como consultar as licitações no site dos Correios (http://www.correios.com.br/), é preciso clicar no ícone “Acesso à Informação” e, na tela seguinte, no ícone “Institucional”.

Em seguida, basta clicar em “Licitações” e Contratos” no canto esquerdo da tela.

Na nova página será possível encontrar todas as informações e orientações necessárias para se tornar um fornecedor dos Correios, entre elas a Cartilha de Orientação de Acesso às Licitações e Contratos, bem como o Regulamento Completo das Licitações dos Correios.

Nessa mesma tela, para consultar as concorrências abertas, em andamento, homologas entre outras, […]

29 05, 2020

Tudo sobre o seguro agrícola: descubra o que é e como funciona

Por |2021-01-19T17:11:22-03:00maio 29th, 2020|Seguro Agrícola|0 Comentários

Um dos seguros mais importantes para quem investe no campo é o seguro agrícola. Ele protege os produtores rurais contra riscos externos, como as chuvas, as geadas e mudanças drásticas de temperatura.

Nesse artigo vamos falar tudo sobre o seguro agrícola, abordando o seu conceito, benefícios, para quem ele é indicado e quais as suas coberturas. Dessa forma você poderá decidir se o produto é indicado para proteger os seus interesses.

Para que serve o seguro agrícola

Um dos setores mais lucrativos da economia é o da produção rural. Todos os anos são produzidos bilhões de reais em receita, com distribuição de produtos no território nacional e internacional. Exportamos grandes volumes de mercadoria, para diversos países.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção agrícola brasileira atingiu o recorde de R$ 343,5 bilhões no ano de 2018. O valor foi 8,3% superior ao obtido no período anterior.

Ao mesmo tempo, a perda anual devida à fatores extremos, como as geadas, as enchentes e a seca, é de aproximadamente R$11 bilhões. Isso significa que esse segmento está sujeito a uma série de riscos, que podem afetar o rendimento dos produtores.

O seguro agrícola serve justamente para proteger os produtores, evitando prejuízos consideráveis em razão de fatores que não podem ser controlados. A sua contratação é uma forma de garantir a viabilidade do empreendimento.

Quem pode contratar o seguro agrícola

O seguro agrícola é indicado para todos os produtores rurais. Isso inclui os agricultores, os pecuaristas e outros empreendedores desse segmento, que lidam diariamente com a produção no meio rural.

Por se tratar de um produto de proteção, o seguro agrícola pode beneficiar empresas de todos os […]