WhatsApp

Alerta de Fraude. A Genebra Seguros comunica que não efetua cobranças específicas para instalação de rastreadores em veículos. saiba mais.

(11) 2391-1883 | (51) 2391-0607 | (51) 98319-0013 | [email protected]

Genebra Seguros
11 11, 2025

Seguro RETA: o uso de drone e a responsabilidade civil

Por |2025-11-11T21:22:09-03:00novembro 11th, 2025|Responsabilidade Civil|0 Comentários

O uso de drones cresce no Brasil e exige seguro RETA, que protege contra danos a terceiros e fornece segurança jurídica

Em dezembro de 2023, um drone usado para filmar o show de Alok em Florianópolis prendeu no cabelo de uma mulher na plateia, após outro espectador agitar uma camisa que esbarrou no aparelho. No Brasil, a utilização desse equipamento, em especial para fins profissionais, tem crescido consideravelmente nos últimos anos. De acordo com dados divulgados pela Força Aérea Brasileira, atualmente há mais de 93.700 drones cadastrados, sendo mais de 40.500 para fins profissionais.

Não por acaso, em território brasileiro, é obrigatório que todos que pilotam drones para fins profissionais tenham um Seguro de Responsabilidade Civil do Explorador ou Transportador Aéreo – também conhecido como Seguro RETA. O produto cobre danos causados a terceiros em solo, garantindo indenização por morte, lesão corporal ou danos materiais resultantes de operações aéreas. A contratação por órgãos públicos é facultativa.

Regulamentação do Seguro RETA

A regulamentação do Seguro RETA está prevista na Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, que institui o Código Brasileiro de Aeronáutica. Ela estabelece normas sobre navegação aérea, segurança de voo, registro e operação de aeronaves, direitos e deveres de tripulantes e passageiros – no caso de aeronaves que possuem passageiros –, além das responsabilidades das empresas e autoridades do setor.

Nos termos dos artigos 268 a 278, a responsabilidade por danos causados a terceiros na superfície recai […]

7 11, 2025

Golpes virtuais: como o Seguro Cyber protege empresas e pessoas

Por |2025-11-07T11:18:43-03:00novembro 7th, 2025|Seguro Cyber|0 Comentários

Nos últimos anos, o Brasil se consolidou entre os países mais visados por golpes virtuais e ataques cibernéticos. Em 2024, segundo dados de entidades ligadas à segurança digital, o número de fraudes eletrônicas cresceu mais de 20%.

Contudo, a situação tem afetado desde grandes corporações até pequenos empreendedores e consumidores finais. Assim sendo, o aumento da digitalização de serviços bancários, de compras on-line e do trabalho remoto ampliou a superfície de risco, o que torna o seguro cyber um instrumento cada vez mais essencial.

Crescimento das fraudes digitais

O cenário nacional mostra uma escalada preocupante de tentativas de phishing, clonagem de cartões, invasão de contas bancárias e sequestro de dados (ransomware). Empresas de todos os setores estão sujeitas a vazamentos de informações sensíveis. Enquanto que pessoas físicas enfrentam prejuízos financeiros e transtornos emocionais ao lidarem com golpes virtuais.

“Vivemos um momento em que a digitalização trouxe inúmeros benefícios, mas também abriu espaço para novas ameaças. O criminoso virtual não distingue o tamanho da empresa ou o perfil do cliente: todos estão expostos”, explica Guilherme Silveira, CEO da Genebra Seguros.

Consequências financeiras e jurídicas

Além das perdas financeiras imediatas, vítimas de ataques cibernéticos podem sofrer com danos reputacionais e, no caso das empresas, processos judiciais.

Neste sentido, vazamentos de dados de clientes ou parceiros podem gerar ações coletivas e multas decorrentes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para pessoas físicas, o prejuízo muitas vezes vai além do valor retirado de suas contas, envolvendo uso indevido de identidade e longos processos para reaver direitos.

Como funciona a […]

6 11, 2025

Seguro de Vida é proteção financeira em caso de doença grave

Por |2025-11-06T17:57:03-03:00novembro 6th, 2025|Seguro de Vida|0 Comentários

Novembro Azul reforça prevenção a câncer de próstata e Seguro de Vida providencia suporte financeiro em momentos críticos

No mês de novembro, o movimento Novembro Azul busca conscientizar pessoas sobre a prevenção ao câncer de próstata, um dos tipos mais comuns entre homens em escala global. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença provoca mais de 71 mil novos casos no Brasil por ano, o que significa 67,86 casos para cada 100 mil homens. Apenas em 2021, 16 mil pessoas perderam a vida em decorrência da doença. 75% dos diagnosticados possuem mais de 65 anos.

Ao descobrir um câncer, o Seguro de Vida pode ser um grande apoio financeiro e emocional. Se contratada a cobertura para doença grave, o segurado recebe uma indenização em dinheiro que pode ser usada de forma livre. Essa quantia pode ser utilizada para custear tratamentos, complementar renda durante o afastamento do trabalho, pagar medicações e garantir tranquilidade financeira para a família. Em caso de falecimento, o Seguro de Vida assegura que os beneficiários – geralmente familiares – recebam o capital segurado, permitindo que a família mantenha o padrão de vida e cubra despesas imediatas.

Quando descoberto no início, a probabilidade de cura do câncer pode chegar a 90% e há a possibilidade de seguir o tratamento com métodos pouco invasivos ou agressivos. Nesses estágios, o câncer geralmente é assintomático, sendo detectado através de exames de rotina, como o exame de sangue PSA e o toque retal. 

Como funciona […]

27 10, 2025

Seguro de crédito ganha força no cenário econômico atual

Por |2025-10-27T14:26:08-03:00outubro 27th, 2025|Notícias, Seguro de Crédito|0 Comentários

O Seguro de Crédito protege empresas da inadimplência, preserva o caixa e garante estabilidade nas operações em um cenário econômico instável

De acordo com o Serasa, em julho de 2025, o número de empresas negativadas acumulou 7 meses de avanço. Há cerca de 8 milhões de empresas endividadas no País, sendo 7,6 milhões de pequeno ou médio porte. O total soma mais de R$ 193 bilhões. Não por acaso, no 1º semestre de 2025 as indenizações de Seguro de Crédito cresceram em 220% se comparado ao mesmo período de 2024. 

O aumento do endividamento empresarial afeta diretamente a percepção de risco do mercado e as relações comerciais entre organizações. Empresas endividadas apresentam maior probabilidade de atrasar ou não honrar compromissos financeiros, o que afeta especialmente fornecedores que realizam vendas a prazo. Nesse cenário, o Seguro de Crédito desempenha um papel relevante. Ele é uma ferramenta de proteção que garante ao fornecedor a indenização em caso de inadimplência do comprador, preservando o fluxo de caixa do credor. Além disso, a existência dessa cobertura favorece a continuidade das operações comerciais, mesmo em contextos de incerteza econômica ou de elevado risco de insolvência.

Riscos financeiros e o papel do Seguro de Crédito

A valorização do dólar, o encarecimento dos preços e a elevação das taxas de juros comprometeram as vendas. Ademais, há ainda os impactos climáticos, que reduzem a produtividade de certos insumos, e as incertezas no cenário internacional, que afetam a competitividade das exportações brasileiras. Esses fatores, combinados, comprimem a […]

20 10, 2025

Genebra Seguros vai a encontro promovido por HDI Seguros

Por |2025-10-20T16:12:32-03:00outubro 20th, 2025|Notícias|0 Comentários

Após HDI Seguros concluir aquisição de Liberty Seguros, a empresa promove bate-papo regional sobre riscos complexos e Genebra Seguros participa

No dia 1º de outubro, a Genebra Seguros esteve presente no Encontro Regional sobre Grandes Riscos, promovido pela HDI Seguros, reunindo corretores, distribuidores e parceiros. O evento, que ocorreu no Hotel Deville Prime em Porto Alegre, marcou oficialmente o início de uma nova etapa para a seguradora, após concluir a aquisição de carteiras da Liberty Seguros na América Latina.

A mudança reforça o posicionamento da HDI no Brasil, ampliando sua presença no mercado através do crescimento de seu portfólio em ramos estratégicos como Responsabilidade Civil Profissional (RCP), Property e Riscos de Engenharia.

A participação da Genebra Seguros

Diante do novo cenário, a Genebra Seguros esteve presente no evento para acompanhar as mudanças e fortalecer sua parceria com o Grupo HDI. Houve um alinhamento da visão de futuro e das novas diretrizes técnicas e operacionais que norteiam a empresa parceira. Foi possível ainda estreitar laços com outros corretores de seguro e com o corpo técnico da HDI, incluindo os que atendem à demandas da Yelum Seguradora, parte do Grupo HDI.

Além disso, no evento ocorreu um bate-papo sobre riscos complexos que proporcionou uma série de aprendizados relevantes. Priscila Andreis Pinto, representante da Genebra Seguros no lançamento da HDI Seguros e especialista em Seguro de RC, explicou que essa participação foi fundamental para o fortalecimento técnico e comercial da empresa, fornecendo um conhecimento mais profundo acerca de […]

13 10, 2025

A Reforma Tributária e a Responsabilidade Civil do contador

Por |2025-10-13T14:45:25-03:00outubro 13th, 2025|Notícias, Responsabilidade Civil|0 Comentários

Reforma tributária aumenta a complexidade fiscal e o risco de erro, contadores contadores têm buscado seguro de RC profissional

Em 30 de setembro de 2025, o Senado aprovou o PLP 108/2024, Projeto de Lei Complementar que regulamenta a segunda parte da reforma tributária. Ele delineia regras para os novos tributos criados pela Emenda Constitucional 132, de dezembro de 2023. Com essas alterações, muitos contadores têm procurado o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para Contadores.

O PLP 108/2024 regulariza a Reforma Tributária criando três tributos:

  • Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de competência compartilhada entre Estados, Municípios e DF;
  • Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS), de competência da União; 
  • Imposto Seletivo (IS), que incide sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Com as mudanças, o IBS substitui o ICM nos estados e o Imposto Sobre Serviços nos municípios, enquanto a CBS passa a ter abrangência nacional. 

Como a Reforma Tributária afeta os contadores

Em um curto período de tempo, as reformas tributárias exigem que os contadores dominem novas legislações e lhes incumbem novas obrigações. Com o IS, por exemplo, setores regulados, como bebidas, tabaco e bens poluentes, devem ser acompanhados com uma cautela ainda maior.

O modelo de IVA, de caráter não cumulativo, simplifica a lógica tributária ao tributar apenas o valor agregado e permitir o aproveitamento de créditos sobre o imposto já pago nas etapas anteriores. No entanto, […]

30 09, 2025

Genebra Seguros marca presença no TranspoSul 2025

Por |2025-10-01T13:53:42-03:00setembro 30th, 2025|Notícias, Responsabilidade Civil, Seguro de Frota, Transportes de Carga|0 Comentários

Genebra Seguros reforça atuação no setor logístico com a participação na TranspoSul 2025, fortalecendo networking e discutindo tendências

De 23 a 26 de setembro, a Genebra Seguros esteve presente na 24ª edição da feira e congresso TranspoSul. O maior evento de transporte e logística da região Sul do Brasil ocorreu na FIERGS, em Porto Alegre. Referência no ramo, seu objetivo é reunir empresas, profissionais e especialistas para discutir tendências, inovações e desafios do setor logístico do país.

A Genebra Seguros possui 11 anos de experiência em gestão de riscos no setor de seguros de transporte. Paola Xavier, especialista em Seguro Transporte e representante da Genebra Seguros no evento, afirma que a participação da empresa, “além de ser uma oportunidade de compartilhar a expertise em seguros e apresentar soluções inovadoras, é também um momento para buscar mais entendimento desse nicho”.

Tipos de seguro no setor de transporte

Os seguros de transporte protegem embarcadores e transportadores proporcionando segurança financeira e jurídica, além de permitirem a continuidade do negócio em caso de sinistros que gerem grandes perdas financeiras. É possível ainda personalizar a apólice de acordo com as necessidades específicas do contratante.

Por lei, o Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C) é obrigatório. Ele garante uma indenização ao embarcador em caso de danos ou perdas materiais que sejam consequência direta de acidentes com o veículo de transporte. Seu foco é proteger o transportador contra […]

24 09, 2025

Marco Legal dos Seguros traz clareza e segurança para o setor

Por |2025-09-24T18:22:28-03:00setembro 24th, 2025|Notícias|0 Comentários

Marco Legal dos Seguros traz regras claras, contratos transparentes e maior segurança jurídica para consumidores, corretores e seguradoras

No dia 09 dezembro de 2024, a presidência da República sancionou a Lei conhecida como o Marco Legal dos Seguros (PLC 29/2017, renumerado como PL 2597/2024). A proposta cria um conjunto de normas específicas para os contratos de seguro privado no Brasil, buscando aumentar a segurança jurídica, reduzir burocracias e trazer mais clareza às relações entre seguradoras, corretores e consumidores. A lei entrou em vigor no final de 2024, sob a numeração Lei 15.040/24.

O que muda com a nova lei

A nova lei se aplica a todos os contratos de seguro celebrados por seguradoras autorizadas a operar no país, desde que o segurado seja residente ou que os bens segurados estejam em território nacional.

Entre as principais mudanças, destacam-se:

  • A rescisão unilateral pela seguradora torna-se extinta, pois passa a ser considerada abusiva.
  • Questionários de avaliação de risco tornam-se obrigatórios no ato da contratação.
  • Pagamento de indenizações passam a ter prazos claros e definidos.
  • A resolução de conflitos torna-se permitida em qualquer foro da Justiça no Brasil.
  • A lei passa a prevalecer sobre normas infralegais, reduzindo contradições entre SUSEP e CNSP.
  • Os contratos devem possuir linguagem clara, destacando riscos excluídos.

Além disso, as garantias não se aplicam em casos de multas decorrentes de ilícitos criminais ou de atos dolosos praticados pelo segurado, beneficiário ou representante, […]

19 09, 2025

Genebra Seguros Participa da Feira AB2L 2025

Por |2025-09-19T19:05:35-03:00setembro 19th, 2025|Notícias|0 Comentários

Do dia 11 ao dia 14 de agosto, a Genebra Seguros esteve presente na Feira AB2L – evento voltado para direito e tecnologia – com um estande voltado a soluções para advogados. O seguro de responsabilidade civil para advogados e o seguro garantia judicial são os que mais se destacam no setor, reforçando a proteção jurídica e financeira para profissionais que buscam mais segurança no exercício da advocacia. O evento ocorreu no Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo, tendo sido promovido pela Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L).

Segundo João Victor da Conceição Ferreira, representante da Genebra Seguros, expor em eventos como esse permite fortalecer relacionamentos, além de agregar conhecimento e aumentar a visibilidade da marca. “O estande da Genebra proporcionou um espaço de diálogo aberto e acolhedor, no qual pudemos compartilhar nosso conhecimento sobre seguros e apresentar soluções inovadoras para o mercado”, disse.

Em suas palavras, “a participação nesse evento trouxe aprendizados valiosos. Tivemos a oportunidade de entender melhor as demandas atuais do mercado, conhecer novas soluções tecnológicas aplicadas ao setor e observar diferentes estratégias de atuação. Além disso, foi um momento importante para trocar experiências com outros profissionais e identificar oportunidades de melhoria em nossos processos.”

Do ponto de vista mercadológico, tais eventos são uma excelente oportunidade para reforçar a presença no mercado, e repercutindo em novas parcerias e na prospecção de clientes.“Nosso time esteve totalmente disponível para trocar experiências, fortalecer parcerias e gerar novas oportunidades de negócios”, afirmou Ferreira. Ademais, “a presença no evento possibilitou contato direto com […]

11 09, 2025

Susep: o que é e qual é sua função

Por |2025-09-11T15:30:54-03:00setembro 11th, 2025|Economia|0 Comentários

Susep regula e fiscaliza o mercado de seguros no Brasil, além de proteger clientes e promover a modernização do setor

O setor de seguros no Brasil constitui um dos pilares do sistema financeiro nacional, desempenhando papel estratégico na mitigação de riscos e na proteção patrimonial e pessoal, seja de pessoas físicas ou jurídicas. Regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e estruturado sob o marco legal do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), o mercado de seguros brasileiro é caracterizado por elevada complexidade regulatória, diversidade de produtos e crescente integração com soluções tecnológicas, como plataformas digitais e insurtechs.

Um órgão regulamentador garante a proteção dos consumidores, a padronização de práticas de mercado e a supervisão da solvência das seguradoras, prevenindo riscos sistêmicos. Vale comentar que o setor de seguros cresceu 6% no primeiro semestre de 2025, arrecadando R$ 140.72 bilhões em receitas, de acordo com a Susep. Esse mercado tem um peso relevante no PIB brasileiro, movimentando recursos que fortalecem a economia real. Nesse cenário, a atuação da Susep é decisiva, pois assegura que o crescimento do setor ocorra de maneira equilibrada.

O que é a Susep

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) é uma autarquia federal ligada ao Ministério da Fazenda que foi criada para suprir a necessidade de um órgão central capaz de organizar e fiscalizar o mercado de seguros privados no Brasil. O marco inicial para sua atuação foi o Decreto-Lei nº 73, a fim de regular esse mercado. […]